Efeitos da introdução de espécies não nativas sobre o zooplâncton
Clemerson Richard Pedroso & Jean R. Simões Vitule
A introdução de espécies não nativas é uma das maiores causas de perdas na biodiversidade. Muitos organismos não nativos não são reconhecidos pelas comunidades nativas, causando taxas diferenciais de predação ou impactos. Nesse contexto, o zooplâncton possui papel muito importante na dinâmica dos ecossistemas aquáticos. Esses animais são um elo fundamental entre os produtores primários e os demais níveis tróficos, assim, quando afetados por espécies não nativas, podem ocasionar impactos em diferentes níveis ecológicos.
A revisão foi realizada usando a base Web of Science, seguindo o protocolo PRISMA-P, de forma sistematizada e aplicando o método de hierarquização de hipóteses sobre trabalhos com foco em impactos causados por espécies pertencentes ao zooplâncton. Somente trabalhos em inglês foram utilizados usando os termos: Zooplankton AND (Invasion OR invasive OR exotic OR non-native OR non-indigenous OR introduced.
Foram incluídos 178 artigos sobre impacto de zooplâncton não nativo. Os resultados demonstraram três vieses: Taxonômico, geográfico e metodológico. Muitos estudos com poucas espécies, isso pode ser visto intensamente para o cladócero invasor Bythotrephes longimanus. Trabalhos se concentraram em sua maioria em países desenvolvidos, região temperada, o que também influencia no viés taxonômico, logo que essas espécies são invasoras nessas regiões. Uma maior quantidade de artigos registrou impactos demográficos nas populações, apesar desses efeitos estarem relacionados com aspectos e comportamentos invasivos das espécies mais estudadas, parte disso pode ter relação com a facilidade metodológica em coletar dados demográficos. Apesar de diversos trabalhos registrarem as capacidades invasivas das espécies mais estudadas e demonstrarem seu potencial de impactos, parte se deve ao intenso estudo desses táxons, proveniente de uma “cultura” na ciência em estudar os mesmos organismos. Certamente os vieses registrados aqui se relacionam entre si, sendo assim se torna difícil fazer indagações com os dados publicados e torna evidente a importância de estudar outras espécies e seus impactos.