Influência de atributos funcionais na taxa de crescimento de espécies arbóreas ao longo de um gradiente sucessional na Mata Atlântica
Rangel de Freitas Alves, Marina C. Scalon &
Marcia C. M. Marques
A ocupação por uma nova vegetação em áreas desmatadas ou degradadas ocorre por uma substituição gradativa das espécies vegetais, num processo ecológico denominado sucessão ecológica. Espécies de crescimento rápido e madeira menos densa são favorecidas nos estádios iniciais, mas o sequestro de carbono a longo prazo é promovido por espécies de crescimento lento e madeira densa.
As taxas de crescimento das plantas são importantes parâmetros na dinâmica florestal e os atributos funcionais relacionados às estratégias de investimento de carbono, como densidade da madeira e área foliar específica, tem o potencial de explicar variações consideráveis do crescimento. Esse conhecimento sobre a vegetação é crucial para promover a conservação e preservação de regiões de grande valor ambiental, como a Mata Atlântica. O objetivo desse trabalho é compreender de que forma as taxas de crescimento são determinadas pela variação dos atributos funcionais das espécies representativas em comunidades de floresta ao longo de um gradiente sucessional.
A área de estudo está localizada em Antonina-PR e apresenta regeneração natural em diferentes estádios sucessionais. O estudo será feito em 35 parcelas circulares, amostrados indivíduos com diâmetro à altura do peito ≥ 5 cm e coletadas as variáveis pertinentes ao estudo, como atributos funcionais, alocação de biomassa e altura. As análises de dados serão realizadas por meio da análise de variância (ANOVA) seguida por teste de Tukey; serão construídos modelos lineares generalizados de efeitos mistos (GLMM); as relações entre as variáveis funcionais que determinam as estratégias ecológicas serão analisadas com o auxílio do programa SMATR e; serão realizadas regressões lineares simples e ajustadas curvas a partir do método da padronização do eixo principal (SMA, standardized major axis). A partir da coleta, processamento e análise dos dados, esperamos identificar a importância relativa de cada atributo funcional nas taxas de crescimento das espécies em diferentes estádios sucessionais.