(Maio 2023) Acrílico em tela, com espelho
Coleção privada de A.J. Almeida
O dom do Espírito Santo para aquele que se "posiciona" sob a sua influência.
Esta obra foi realizada por ocasião das bodas de prata sacerdotais d Reitor deste Seminário Interdiocesano, Cón. António Jorge de Almeida, em maio de 2023.
Evocativa do dom do Espírito Santo, recebido aquando da ordenação presbiteral, destaca-se naturalmente a figura corpórea da pomba, como se assinala no episódio do Batismo de Jesus nos evangelhos. De asas bem abertas para assinalar a liberdade e envolvência do Espírito de Deus.
D’Ele, emana sete chamas de fogo, seus sete dons.
Em faixas prateadas, a transcrição livre da passagem evangélica de Lucas (4,18-19): “Ungiu-me” “a evangelizar”, “a libertar”, “aliviar”, “devolver a visão”, “Anunciar o ano da Graça do Senhor”. O programa de vida e missão de Jesus, citando o profeta Isaías, na sinagoga de Nazaré, é-o também do padre. O mesmo se aplica a todo o crente batizado, chamado a ser discípulo de Cristo.
Por isso, a mensagem em destaque, jogando com palavras e a figura da pomba, recorda-nos que “O (Espirito) do Senhor continua sobre…”. O espelho desafia cada um a assumir o seu lugar diante da pintura, mas sobretudo na sua vocação de tornar visível a Cristo e seu Evangelho.