Clique no título da atividade para ser redirecionado!
Materiais explicativos para professores e pais sobre o que é a meditação e como conduzi-la com as crianças, com o objetivo de esclarecer e disseminar a prática da meditação, destacando seus benefícios sócio-emocionais.
Interpretando Emoções (Parque das Emoções)
Slide interativo com explicações das emoções básicas e atividades visuais dentro da temática, com objetivo da criança poder identificar suas emoções e saber o básico da relação delas com o seu corpo e o cérebro.
Essa atividade faz parte dos slides interativos do “Parque das Emoções”. Nela, temos várias expressões de olhos e bocas que podem ser combinadas para montar várias categorias de emoções diferentes.
2- O que passa pela minha cabeça?
Essa atividade faz parte dos slides interativos do “Parque das Emoções”. Aqui vamos desenhar sobre todas as coisas que passam pela nossa cabeça no dia-a-dia, nossas comidas favoritas, animais de estimação, coisas que gostamos e que não gostamos de fazer, hobbies, brinquedos.
3 - Colorização e liga pontos (Divertidamente):
Essa atividade faz parte dos slides interativos do “Parque das Emoções”. Pintar e ligar os pontos dos personagens do filme da Disney Divertidamente.
4 - Identificando emoções (Divertidamente):
Essa atividade faz parte dos slides interativos do “Parque das Emoções”. Nesta atividade, devemos identificar a emoção em cada fase clicando na imagem que corresponde a emoção descrita.
5 - Jogo da memória (Divertidamente):
Essa atividade faz parte dos slides interativos do “Parque das Emoções”. Neste jogo temos cartas com imagens de cada personagem do filme em poses diferentes, e precisamos saber quais as posições de cada imagem nas cartas
Trabalhar a expressão emocional através da dança, entendendo que músicas diversas causam emoções distintas.
Slides animados no qual a personagem medula explica um pouco do seu funcionamento. Mostrando que ela é uma ponte entre o corpo e o cérebro e que os movimentos voluntários partem dela.
Nesta atividade o responsável pela atividade vai vendar a criança e colocar objetos diferenciados nas mãos dela. A criança deve tentar adivinhar qual objeto ela está tocando. Seu objetivo é demonstrar que a pele (tato) tem pequenas células (neurônios) que levam a informação através da medula e depois para o cérebro onde são reconhecidas pela nossa memória
Trabalho manual que estimula a coordenação motora fina da criança onde ela vai construir uma medula para ter uma referência concreta de como a medula é estruturada e onde ela se localiza
Brincadeira popular onde o professor fala qual movimento a criança deve fazer e ela deve repetir. A medida que a criança erra ou não consegue fazer, ela vai sendo excluída da competição, a última que ficar é a vencedora. Com ela, a criança irá aprender a distinguir entre movimentos voluntários e involuntários, e trabalhar a capacidade de compreender e seguir instruções
Animação - o que faz um cientista? (EM MANUTENÇÃO)
Animação na qual é trabalhada que existem muitos tipos de cientistas, que estudam muitas coisas diferentes. Os cientistas podem fazer perguntas, às vezes muito simples, mas que geram grandes descobertas.(Por exemplo, “por que as coisas caem?” Assim, trabalhamos que, se as crianças quiserem, no futuro poderão se tornar cientistas também.
Crianças devem buscar e observar coisas (celular, planta, caneta, colher, etc...) ou fenômenos (céu, chuva, crescimento) ao seu redor e tentar fazer perguntas (por que é assim?, como funciona?). O professor/pais devem estimular que elas pensem respostas e reflitam, gerarando curiosidade científica, promovendo reflexão e desenvolvimento de senso lógico’.
Atividade de desenho, recorte e cola na qual as crianças vão poder se desenhar como cientistas e colar objetos relacionados com o que elas querem estudar. Seu objetivo é estimular nas crianças a curiosidade sobre a ciência, desmistificando a figura do cientista maluco, aproximando delas a ciência, através da imaginação de si mesmo como cientista.
Vídeo simples de entender, interativo e curto, abordando a visão de maneira descomplicada e "superficial" para fácil entendimento sobre como funciona a visão. Aproximadamente 3 minutos.
Vídeo simples onde explicamos como funciona o ouvido utilizando um modelo.
Imagem com os 5 sentidos para colorir, para que a criança poder reconhecer, entender e colorir os 5 sentidos
Atividade musical em grupo, na qual as crianças trabalham em equipe como as conexões neurais, passando os impulsos nervosos de uma para outra como estímulos sonoros batendo palmas. Com uma música dispersa, pode ser mais difícil de transmitir esse impulso. Uma música mais ritmada pode facilitar a brincadeira, funcionando como uma bainha de mielina no axônio. Será que conseguimos ser tão rápidos quanto um neurônio?
Com a brincadeira de construção do telefone de lata, podemos comunicar informações do corpo como se cada pessoa com uma latinha na ponta do fio fosse um neurônio! Ou então, que tal brincar de ser o cérebro e algum outro órgão, enquanto o fio do telefone é um nervo cheio de neurônios que nos ajudam a conversar?
Encaixando as peças, formamos uma sequência de neurônios capaz de transmitir informações de um lugar a outro. Será que conseguimos conectar esses neurônios no sentido certo para criar um caminho de transmissão dos impulsos?
Como são os seus neurônios? Nessa atividade, vamos pintar cada parte de um neurônio, verificando que a morfologia desta célula favorece o sentido da transmissão de um impulso nervoso. Use a criatividade e capriche com essa parte tão importante do sistema nervoso!
Encontre o caminho dos estímulos neurais! Conectando o corpo celular às terminações do axônio, um jogo de labirinto ajuda a visualizar que há um sentido a ser percorrido pelos impulsos do sistema nervoso.
Entendendo o Cérebro:
Slides interativos contando o funcionamento básico do cérebro e as suas principais áreas e suas funções. Explicação: que o cérebro é protegido pelo crânio. Atividades inclusas no slide interativo:
Nesta atividade, vamos montar o quebra-cabeça com as partes do cérebro para entender um pouco melhor sobre suas divisões.
2 - A importância de usar capacete: capacete para colorir
Após a explicação sobre o crânio e como é importante o uso do capacete para proteção, temos uma atividade para colorir com um capacete normalmente utilizado em atividades físicas e esportes.
Imagem com a nomenclatura de cada região para colorir.
Nesta atividade temos um labirinto no formato de um cérebro para ser explorado.