Em 1950, a Fundação surge através de Charles A. Dana na cidade de Nova Iorque após uma longa e bem sucedida carreira empresarial. Com uma paixão pela filantropia e com um olhar empreendedor, ele procurou onde seu investimento faria uma grande diferença.
Uma das primeiras instituições patrocinadas foi a Berea College (Kentucky - EUA), onde Dana se dedicou pessoalmente na construção de um projeto acadêmico e, mesmo depois, continuou sempre visitando e oferencendo seu expertise e conselhos, ajudando assim a melhorar a comunidade local. Conforme o tempo passou, o número de organizações financiadas aumentou e foi elaborado um processo formal de garantia de acesso ao apoio de financiamentos, incluindo bolsas de estudantes e pesquisadores.
Mais tarde, durante os anos de 1960, Charles A. Dana e o Dr. Sidney Farber, tiveram bons êxitos em novos tratamentos para cânceres infantis e, depois de uma longa colaboração, foi criada o Instituto do Câncer Dana-Farber (Dana-Farber Cancer Institute, em inglês).
Por volta de 1980, através da liderança de David Mahoney, a Fundção reconhecer a neurociência como uma nova fronteira e que necessitava de fundos e orientação na criação de sociedades na área. Assim, a Fundação apoio jovens investigadores com ideias brilhantes nas suas áreas de estudo. E, posteriormente, surge a Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain.
Hoje, a Dana Foundation, ainda guiada pela visão de Charles A. Dana, continua buscando um mundo melhor através da educação e das ciências. E, desde 2022, a Neurociência & Sociedade se tornaram o foco da instituição.