Na brincadeira popular “o mestre mandou”, o professor diz qual movimento a criança deve fazer e ela então repetir. Quando a criança erra ou não consegue fazer, ela passa uma rodada sem jogar, observando os colegas. Será que as crianças conseguem vencer esse desafio?
Objetivos: Distinção entre movimentos voluntários e involuntários, capacidade de compreender e seguir instruções, atenção e foco.
Quem? Atividade em grupo, sob a liderança da professora (mestre). Instruções para professores e pais/responsáveis: Esta atividade é bem livre e os comandos são escolhidos pelo professor. É importante que a criança perceba seus próprios movimentos e o grau de decisão que tem sobre eles. Quando um comando não começa a frase com a fala “o mestre mandou”, as crianças não devem seguí-lo, pois o mestre não mandou! É preciso prestar atenção, porque esse mestre adora fazer pegadinhas.
Hora do desafio! Quem já brincou de “O Mestre Mandou”? Neste momento, a professora é nossa mestra e nós devemos seguir os seus comandos. Vamos perceber nessa atividade que todos os movimentos que faremos são voluntários! Saber por quê? Porque você pensa antes de fazer e tem o controle sobre quando parar! Diferente dos movimentos involuntários que aprendemos, pois estes acontecem independentes de nossas decisões. Mas às vezes precisamos prestar muita atenção mesmo em nossos movimentos voluntários, pois podemos sem querer fazer algo que não queríamos. E nesse jogo, a regra é que o mestre tem que mandar! Se a professora der alguma ordem sem dizer que “o mestre mandou”, não vale! Vamos lá?
Dicas! Estabelecer uma competição está a critério do professor. Esta brincadeira pode também ser colaborativa, e as crianças podem se unir com o objetivo de mostrar ao mestre que elas são muito boas nisso, prestando bastante atenção aos comandos e seus movimentos!