Atividade de desenho, recorte e cola na qual as crianças podem se desenhar como cientistas e colar objetos relacionados aos seus interesses de estudo científico.
Objetivos: Estimular nas crianças a curiosidade científica, desmistificando a figura do cientista maluco e aproximando delas a ciência através da imaginação de si mesmo como cientista.
Quem? Atividade individual ou em grupo (pode ser realizada em sala de aula ou em casa à distância, com auxílio dos pais).
Materiais necessários: Imagem impressa da atividade “Eu como cientista!”, lápis de cor/giz de cera, tesoura sem ponta (necessária supervisão de adulto), revistas e jornais (opcionais).
Instruções para professores e pais/responsáveis: Estimule a criatividade das crianças e esclareça que cientista é aquele que se questiona e estuda. Busque descomplicar e aproximar a imagem do cientista. Se elas quiserem, um dia poderão se tornar cientistas também!
Hora de brincar! Pergunte-se: o que você gostaria de entender ao seu redor? Tudo pode ser estudado - as plantinhas, o céu, os computadores, o ser humano! O que você vai querer estudar como cientista?
Nesta atividade, vamos desenhar como nós seríamos se fôssemos cientistas e quais seriam as coisas que exploramos!