Encaixando as peças, formamos uma sequência de neurônios capaz de transmitir informações de um lugar a outro. Será que conseguimos conectar esses neurônios no sentido certo para criar um caminho de transmissão dos impulsos?
Objetivos: Noção básica de conexões neurais seguindo a morfologia do neurônio e o sentido da transmissão, desenvolvendo o senso direcional, de lógica e planejamento da criança.
Quem? Atividade individual ou em grupo.
Materiais necessários: Dispositivo eletrônico para interagir nos slides - atenção: este recurso funciona apenas em computadores e notebooks (não utilizar celular).
Instruções para professores e pais/responsáveis: Neste recurso visual, o professor que estiver comandando o mouse para interagir pode perguntar às crianças onde encaixar cada neurônio, reforçando o sentido da transmissão: os dendritos, próximos ao corpo celular, recebem a informação que passa pelo axônio e é encaminhada pelas terminações para os dendritos do próximo neurônio.
Hora de brincar! Como eu consigo levar essa informação para o meu cérebro? Vamos encaixar os neurônios em sequência para formar um caminho para as mensagens do corpo e do cérebro!
Dicas! Para a brincadeira ficar mais interessante, podemos criar uma motivação: vamos transmitir alguma sensação gostosa?