Já ouviu falar da expressão “dançando conforme a música”? Nesta atividade, vamos trabalhar a expressão emocional através da dança, entendendo que músicas diversas causam emoções distintas.
Objetivos: Compreender as emoções provocadas através de músicas e expressá-las através de desenho, mini escultura e do próprio corpo.
Quem? Atividade em grupo ou individual.
Materiais necessários: Aparelho de som, papel para desenho, lápis de cor/giz de cera, massinha de modelar colorida atóxica.
Hora de brincar!
1ª etapa : Vamos escutar música? Nesta fase da atividade, nos expressaremos livremente através da massinha de modelar ou desenhos no papel, manifestando as emoções que surgem ao ouvir cada estímulo musical.
Muito triste: Moonlight Serenade - L. Beethoven, M. Reift, Philharmonic Wind Orchestra
Alegre: Primavera (Quatro estações) - A. Vivaldi, R. Veneziano. G. Reverberi
Muito alegre: Troika (Russian Dance) - Andreyev Balalaika Ensemble
Triste: Orchestral Suite N o 3 in D Major - J. Bach, J. Bell, Academy St. Martin of Fields
2ªetapa : A partir do que criamos na etapa anterior, como nos sentimos? Vamos escutar novamente as músicas e observar nossos desenhos e esculturas para tentar recriá-los com nosso próprio corpo! Podemos imitar nosso desenho e nos expressar livremente, encontrando novas formas e movimentos! Aos poucos, essa é a nossa pequena dança.
3ª etapa : Que qualidades de movimento fazem parte da dança das emoções? Vamos perceber enquanto nos movemos e vemos a dança de outras crianças? Diferentes pessoas podem se expressar de forma rápida ou lenta, direta ou flexível, firme ou leve para uma mesma emoção. Será que flutuar alegre e flutuar triste é a mesma coisa? Vamos experimentar?
Dicas! É importante sempre lembrar que nesta atividade não há certo e errado, apenas o sentir!