Com a brincadeira de construção do telefone de lata, podemos comunicar informações do corpo como se cada pessoa com uma latinha na ponta do fio fosse um neurônio! Ou então, que tal brincar de ser o cérebro e algum outro órgão, enquanto o fio do telefone é um nervo cheio de neurônios que nos ajudam a conversar?
Objetivos: Transmissão de mensagens, fixar a importância das conexões neurais.
Quem? Atividade individual (com ajuda de adulto) ou em dupla.
Materiais necessários:
Latinhas de alumínio (1 ou 2 por criança, pode ser sucata de leite condensado, milho em conversa, extrato de tomate, etc).
Barbante (cerca de 2 metros por dupla de crianças).
Tesoura sem pontas.
Tinta, fita adesiva colorida ou papéis coloridos para enfeitar (opcional).
Prego e martelo para furar as latinhas (responsabilidade dos adultos).
Instruções para professores e pais/responsáveis: Esta é a atividade de construção do telefone de latinha! Para segurança das crianças, é fundamental que um adulto responsável fure as latinhas, que podem ser solicitadas para os pais como sucata (leite condensado, milho em conversa, extrato de tomate, etc). Idealmente, as latinhas podem ser furadas antes, sem a presença das crianças.
Hora de brincar! Vamos fazer como o neurônio e comunicar diferentes lugares com um telefone de latinha? Precisaremos de duas latinhas com um furo no meio do fundo, elas podem ser personalizadas com tinta, fita adesiva colorida ou papel colorido e cola! Vamos pegar nosso pedaço de barbante bem comprido e passar uma ponta para dentro de cada latinha pelo furo, e dar um nózão pra que ele não escape! E está pronto nosso telefone de latinhas sinápticas. Agora é só cada pessoa segurar uma latinha e se afastar esticando o barbante, nosso telefone vai nos ajudar a conversar!
Dicas! Para personalizar nossas latinhas sinápticas, que tal desenhar o que aprendemos sobre o cérebro e o neurônio e usar de enfeite das latas? Lembrando que, para a transmissão funcionar, nossos barbantes precisam estar bem esticados. Vamos formar um grande nervo com uma sequência de neurônios? Em grupo, cada criança segura a primeira latinha de um telefone e a segunda de outro, e deve repassar a mensagem que escuta!