Crianças devem buscar e observar coisas (celular, planta, caneta, colher, etc...) ou fenômenos (céu, chuva, crescimento) ao seu redor e tentar fazer perguntas (por que é assim?, como funciona?). O professor/responsável deve estimular que elas pensem respostas e reflitam.
Objetivos: Gerar curiosidade científica, promover reflexão, desenvolvimento de senso lógico.
Quem? Atividade individual ou em grupo.
Materiais necessários: Caixa de objetos misteriosos sobre os quais as crianças podem fazer perguntas (opcional).
Instruções para professores e pais/responsáveis: Perguntas simples geram grandes ideias! Valorizar as pequenas descobertas das crianças é uma das peças fundamentais dessa dinâmica. Vale parabenizar pelas observações, perguntar como fariam para descobrir a resposta e também trazer referências novas!
Saída a campo com pequenos cientistas: Neste exercício, qualquer espaço é um universo a ser explorado por pequenos cientistas. Sinta-se livre para observar todas as coisas e acontecimentos ao redor, faça perguntas e imagine explicações para o que te chamar a atenção e compartilhe com colegas cientistas.
Entrevista com cientista: Vamos apresentar nossas descobertas para o grupo! Um cientista por vez é introduzido como grande especialista em pesquisas sobre o tema que escolheu! Este cientista pode expor suas descobertas e responder perguntas do professor e das outras crianças-cientistas. Seja criativo e invente explicações científicas! Ao final, uma salva de palmas pela ciência desenvolvida!
Dicas! Que tal mudar de ambiente? Experimentar essa atividade fora da sala de aula ou no quintal pode expandir o universo de referências das crianças.