MURAL
MURAL
NOTÍCIAS 2022
III SIMPÓSIO PRÁTICAS LEITORAS É NOTÍCIA NO PORTAL DA UEA
No sábado, dia 17 de dezembro de 2022, o projeto de extensão Práticas Leitoras, que acontece em sua terceira edição, com parceria da Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas, promoveu o III Simpósio Práticas Leitoras.
O evento semestral é uma mostra do que tem sido desenvolvido e proposto pelos alunos bolsistas da UEA, de diferentes cursos e unidades (Tecnologia em Mineração e Administração - NESPF/ Licenciatura em Computação - CESIT / Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Computação - EST / Letras - ENS).
A programação do evento contou com atividades on-line pela manhã com a apresentação de propostas de Clubes de Leituras nas Bibliotecas Comunitárias, feitas por bolsistas, voluntários e convidados do projeto e contou também com a presença de convidadas especiais que fazem da palavra a sua arte diária, com experiência em mediação de leitura e a formação de clubes de leitura.
O encerramento foi feito pela parte da tarde, em formato presencial no Casrão de Idéias, sendo transmitido on-line, via Google Meet. Na ocasião, houve uma roda de conversa mediada pela professora e escritora Elaine Andreatta, entre as mediadoras do Clube de Leitura Leia Mulheres Manaus e a escritora Sandra Godinho. Além disso, foi feita distribuição de livros para as novas bibliotecas comunitárias da Rede pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, pelo pedagogo Ricardo Noronha, da Central Pedagógica, que também sorteou livros para o público presente.
NOVO ARTIGO SOBRE A REDE CACHOEIRAS DE LETRAS
O artigo Bibliotecas Comunitárias no Amazonas: Criação da Rede Cachoeiras de Letras no município de Presidente Figueiredo, apresentado no X Seminário de Letras e Artes – Tema: Linguagens e expressões em múltiplos olhares, nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2021, acaba de ser publicado.
É possível encontrá-lo no quarto volume, intitulado "arquivos, memórias e outras leituras" da coleção Linguagens e expressões em múltiplos olhares, organizada por Márcio Páscoa, Mariana Vieira e Karen Cordeiro, que marca os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. Os outros volumes são: Arquivo, memória e interpretação (volume 1); Linguagem, discurso e práticas sociais (volume 2); Teoria, crítica e processos de criação (volume 3); Arquivos, memórias e outras leituras (volume 4).
Conheça toda a coleçãoPARTICIPAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA A REDE CACHOEIRAS DE LETRAS NA FLIP 2022 É NOTÍCIA NO PORTAL DA UEA
"O Clube de Leitura do projeto de extensão Práticas Leitoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas, participou da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada entre os dias 23 e 27 de novembro. Durante a programação, o evento exibiu um vídeo gravado por integrantes do grupo com leituras de textos da escritora Maria Firmina dos Reis, homenageada nesta edição da feira".
Acesse a notícia no Portal da UEAFLIP E COLETIVOS DE LEITURA PROMOVEM HOMENAGEM A MARIA FIRMINA DOS REIS
Em 2022, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) chega à sua 20ª Edição, com homenagem à escritora Maria Firmina dos Reis. Neste ano, a FLIP realizou um mapeamento de coletivos e clubes de leitura em todo o país em que o Clube de Leitura da Rede Cachoeiras de Letras foi inscrito por meio da parceria do Projeto de Extensão Práticas Leitoras (UEA) com a Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas. Em seguida, os clubes foram convidados a produzir um vídeo com leituras de textos da escritora Maria Firmina dos Reis, homenageada nesta edição do evento. Os vídeos também poderão ser assistidos pelo canal do evento no YouTube.
"Nesta quinta-feira, 24 de novembro, teve início a ação conjunta entre a Flip e coletivos de leitura de todo o país. Vídeos com apresentações da obra de Maria Firmina dos Reis, autora homenageada em 2022, foram exibidos no Auditório da Praça durante o segundo dia da festa".
Acesse a notícia no site da FLIP 2022PROJETO O BRASIL QUE LÊ ENTREGA RELATÓRIO FINAL
Os resultados da pesquisa “O Brasil que lê”, realizada a partir de uma parceria do Itaú Cultural (IC) com o Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer)/Cátedra Unesco de Leitura (PUC-Rio) e a JCastilho Consultoria, constituem a conclusão de um longo trabalho, iniciado em 2020 já em pleno transcurso da pandemia.
O projeto de extensão Práticas Leitoras, da Universidade do Estado do Amazonas, ajudou a colocar a região norte neste mapeamento, por meio dos projetos culturais que desenvolveu e da articulação das bibliotecas comunitárias em rede. Participaram da pesquisa as seguintes bibliotecas integrantes da Rede Cachoeiras de Letras: Sala de Leitura do Casarão de Idéias, em Manaus; Biblioteca da Casa da Cultura do Urubuí, Biblioteca Comunitária Paulo Freire, Portal da Cultura Munguba - Biblioteca Munguba e Memorial de Presidente Figueiredo e Biblioteca do Centro Cultural Zé Amador, em Presidente Figueiredo.
Os relatórios foram entregues à população e podem ser conferidos no site da Cátedra PUC-RJ de Leitura que nos revela que o "Projeto O Brasil que Lê mapeou as iniciativas de promoção à leitura, em andamento e já concluídas, por todo o Brasil. A pesquisa, além de localizar os projetos e seus territórios de atuação, apresenta uma avaliação sobre perfis de mediadores, metodologias aplicadas, critérios de gestão empregados e o impacto do uso de tecnologias para a promoção de leitura. Para realizá-la, foi reunida uma equipe multidisciplinar que pudesse oferecer um enfoque multifacetado, enriquecido pela integração de diversos campos do saber." Ainda segundo eles, "[o] resultado desse mapeamento e análise irá ajudar na divulgação dos projetos e também orientar futuras ações e investimentos no universo da leitura."
ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS E SABERES INDÍGENAS KARAPÃNA E INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA INDÍGENA
No dia 15/03/22, o site EducaRR - educação, empreendedorismo e tecnologias divulgou o documentário ‘Cachoeiras de Letras’ como um mapeamento, o município de Presidente Figueiredo (AM), de iniciativas de incentivo à leitura.
"Sabe essas iniciativas para dividir acervos individuais para a comunidade como forma de incentivar a leitura ao seu redor? Em todo país existem ações dessa natureza, e o documentário ‘Cachoeiras de Letras’ (2021) conta o ativismo social de bibliotecas comunitárias do município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas.
Dirigido por Denilson Novo, o filme aborda temas que despertam profunda reflexão sobre a importância do conhecimento como um caminho de transformação e desenvolvimento socioeconômico em uma localidade repleta de riquezas naturais e oportunidades escassas para a população que nela reside."