MURAL

NOTÍCIAS 2022

Foto de DivulgaçãoFonte: Portal da UEA(26/12/2022)

III SIMPÓSIO PRÁTICAS LEITORAS É NOTÍCIA NO PORTAL DA UEA

No sábado, dia 17 de dezembro de 2022, o projeto de extensão Práticas Leitoras, que acontece em sua terceira edição, com parceria da Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas, promoveu o III Simpósio Práticas Leitoras.


O evento semestral é uma mostra do que tem sido desenvolvido e proposto pelos alunos bolsistas da UEA, de diferentes cursos e unidades (Tecnologia em Mineração e Administração - NESPF/ Licenciatura em Computação - CESIT / Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Computação - EST / Letras - ENS).


A programação do evento contou com atividades on-line pela manhã com a apresentação de propostas de Clubes de Leituras nas Bibliotecas Comunitárias, feitas por bolsistas, voluntários e convidados do projeto e contou também com a presença de convidadas especiais que fazem da palavra a sua arte diária, com experiência em mediação de leitura e a formação de clubes de leitura.


O encerramento foi feito pela parte da tarde, em formato presencial no Casrão de Idéias, sendo transmitido on-line, via Google Meet. Na ocasião, houve uma roda de conversa mediada pela professora e escritora Elaine Andreatta, entre as mediadoras do Clube de Leitura Leia Mulheres Manaus e a escritora Sandra Godinho. Além disso, foi feita distribuição de livros para as novas bibliotecas comunitárias da Rede pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, pelo pedagogo Ricardo Noronha, da Central Pedagógica, que também sorteou livros para o público presente. 


Acesse a notícia no Portal da UEA
Leia a notícia em PDF
Capa da coleção Linguagens e expressões em múltiplos olhares - volume 4Fonte: Repositóio institucional da UEA(12/12/2022)

NOVO ARTIGO SOBRE A REDE CACHOEIRAS DE LETRAS

O artigo Bibliotecas Comunitárias no Amazonas: Criação da Rede Cachoeiras de Letras no município de Presidente Figueiredo, apresentado no X Seminário de Letras e Artes – Tema: Linguagens e expressões em múltiplos olhares, nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2021, acaba de ser publicado. 

É possível encontrá-lo no quarto volume, intitulado "arquivos, memórias e outras leituras" da coleção Linguagens e expressões em múltiplos olhares, organizada por Márcio Páscoa, Mariana Vieira e Karen Cordeiro, que marca os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. Os outros volumes são: Arquivo, memória e interpretação (volume 1); Linguagem, discurso e práticas sociais (volume 2); Teoria, crítica e processos de criação (volume 3); Arquivos, memórias e outras leituras (volume 4). 

Conheça toda a coleção
Leia o artigo no volume 4
Foto de DivulgaçãoFonte: Portal da UEA(28/11/2022)

PARTICIPAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA A REDE CACHOEIRAS DE LETRAS NA FLIP 2022 É NOTÍCIA NO PORTAL DA UEA

"O Clube de Leitura do projeto de extensão Práticas Leitoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas, participou da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada entre os dias 23 e 27 de novembro. Durante a programação, o evento exibiu um vídeo gravado por integrantes do grupo com leituras de textos da escritora Maria Firmina dos Reis, homenageada nesta edição da feira".

Acesse a notícia no Portal da UEA
Leia a notícia em PDF
Foto de DivulgaçãoFonte: Site da FLIP(24/11/2022)

FLIP E COLETIVOS DE LEITURA PROMOVEM HOMENAGEM A MARIA FIRMINA DOS REIS

Em 2022, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) chega à sua 20ª Edição, com homenagem à escritora Maria Firmina dos Reis. Neste ano, a FLIP realizou um mapeamento de coletivos e clubes de leitura em todo o país em que o Clube de Leitura da Rede Cachoeiras de Letras foi inscrito por meio da parceria do Projeto de Extensão Práticas Leitoras (UEA) com a Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas. Em seguida, os clubes foram convidados a produzir um vídeo com leituras de textos da escritora Maria Firmina dos Reis, homenageada nesta edição do evento. Os vídeos também poderão ser assistidos pelo canal do evento no YouTube.

"Nesta quinta-feira, 24 de novembro, teve início a ação conjunta entre a Flip e coletivos de leitura de todo o país. Vídeos com apresentações da obra de Maria Firmina dos Reis, autora homenageada em 2022, foram exibidos no Auditório da Praça durante o segundo dia da festa".

Acesse a notícia no site da FLIP 2022
Leia a notícia em PDF
DivulgaçãoFonte: Site Cátedra PUC_RJ de Leitura(21/11/22)

PROJETO O BRASIL QUE LÊ ENTREGA RELATÓRIO FINAL

Os resultados da pesquisa “O Brasil que lê”, realizada a partir de uma parceria do Itaú Cultural (IC) com o Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer)/Cátedra Unesco de Leitura (PUC-Rio) e a JCastilho Consultoria, constituem a conclusão de um longo trabalho, iniciado em 2020 já em pleno transcurso da pandemia. 

O projeto de extensão Práticas Leitoras, da Universidade do Estado do Amazonas, ajudou a colocar a região norte neste mapeamento, por meio dos projetos culturais que desenvolveu e da articulação das bibliotecas comunitárias em rede. Participaram da pesquisa as seguintes bibliotecas integrantes da Rede Cachoeiras de Letras: Sala de Leitura do Casarão de Idéias, em Manaus; Biblioteca da Casa da Cultura do Urubuí, Biblioteca Comunitária Paulo Freire, Portal da Cultura Munguba - Biblioteca Munguba e Memorial de Presidente Figueiredo e Biblioteca do Centro Cultural Zé Amador, em Presidente Figueiredo. 

Os relatórios foram entregues à população e podem ser conferidos no site da Cátedra PUC-RJ de Leitura que nos revela que o "Projeto O Brasil que Lê  mapeou as iniciativas de promoção à leitura, em andamento e já concluídas, por todo o Brasil. A pesquisa, além de localizar os projetos e seus territórios de atuação, apresenta uma avaliação sobre perfis de mediadores, metodologias aplicadas, critérios de gestão empregados e o impacto do uso de tecnologias para a promoção de leitura. Para realizá-la, foi reunida uma equipe multidisciplinar que pudesse oferecer um enfoque multifacetado, enriquecido pela integração de diversos campos do saber." Ainda segundo eles, "[o] resultado desse mapeamento e análise irá ajudar na divulgação dos projetos e também orientar futuras ações  e investimentos no universo da leitura." 


Acesse o livro com o mapeamento
Foto de DivulgaçãoFonte: Portal da UEA(11/2022)

ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS E SABERES INDÍGENAS KARAPÃNA E INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA INDÍGENA 

No dia 5 de novembro de 2022, foi realizado o 3º aniversário do Centro de Ciências e Saberes Karapãna (CCSK), inaugurado em 26 de outubro de 2019 e que reabre agora suas portas à comunidade, após a pandemia do Covid-19. A programação foi repleta de emoções, em que cada pessoa presente expressou a importância das experiências de luta, perseverança, resistência e gratidão que foram primordiais para a conquista deste espaço que preserva a cultura e a identidade de um povo. 
Destaca-se a homenagem feita à memória de Manoel Karapãna, que infelizmente teve sua vida ceifada na pandemia, mas que antes quebrou suas próprias barreiras e ajudou a construir o Centro de Ciências e Saberes Karapãna que agora está se expandido cada vez mais, se tornando a primeira biblioteca da comunidade, podendo proporcionar ainda mais conhecimento para todos que ali pertencem. Dessa forma, pode-se dizer que o Centro de Ciência e Saberes é também um símbolo de resistência e preservação cultural. 
Ao lado podem ser conferidas imagens da visita dos integrantes do Projeto Práticas Leitoras ao Centro de Ciências e Saberes Indígenas Karapãna. Os registros fotográficos foram feitos por Arylanne Lopes, Camile Sena, Elisangela Oliveira, Ethel Oliveira, Fátima Souza, Gabriel Cintra, Jessica Souza e Paola Oliveira.
Texto: Fátima Souza e Jéssica Andrade
Confira mais informações acessando a notícia nos links abaixo. 
Acesse a notícia no Portal da UEA
Leia a notícia em PDF
Foto de DivulgaçãoFonte: Site RNBC(11/2022)

Artigo "Biblioteca, leitura e resistência" é divulgado no boletim da RNBC

A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) disponibiliza mensalmente um informativo com novidades sobre o que anda rolando no mundo das bibliotecas comunitárias por todo o Brasil. No boletim do mês de setembro de 2022, foi divulgado o artigo "Biblioteca, leitura e resistência", publicado pela Biblioo Cultura Informacional e assinado pelos professores Fátima Maria da Rocha Souza (Rede Cachoeiras de Letras - AM) e Raimundo José Rodrigues de Oliveira (Rede Amazônia Literária - PA). Acesse o boletim e fique por dentro!
Acesse o boletim da RNBC
Foto de DivulgaçãoFonte: Site Biblioo Cultura Informacional(13/09/2022)

Artigo "Biblioteca, leitura e resistência" no site Biblioo Cultura Informacional

Em seus 10 anos difundindo notícias da área do livro, leitura e biblioteca, o site Biblioo Cultural Informacional divulga o artigo "Biblioteca, leitura e resistência", assinado por Fátima Maria da Rocha Souza, da Rede Cachoeiras de Letras (Amazonas), e por Raimundo José Rodrigues de Oliveira, da Rede Amazônia Literária (Pará), braço da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias na região Norte do país. O artigo afirma que a resistência das bibliotecas "já começa no simples fato de existir no território. A biblioteca comunitária é um equipamento público inexistente (negado) nas periferias amazônidas."
Acesse o artigo no site
Leia o artigo em PDF
Foto de DivulgaçãoFonte: Site SIND-UEA(04/2022)

Documentário ‘Cachoeiras de Letras’ é a dica cultural do informativo nº 4 do SIND-UEA 

A primeira página do informativo nº 4 do SIND-UEA, publicado no mês de abril de 2022, traz o documentário Cachoeiras de Letras como dica cultural feita pelo professor João Fernandes, secretário cultural do sindicato. Ele evidencia que "[c]om a proposta de mostrar a rotina vivida em bibliotecas comunitárias de Presidente Figueiredo, a 126, 7 quilômetros de Manaus, o documentário Cachoeira das Letras, reuniu depoimentos de ativistas do município que resolveram criar projetos de incentivo a leitura".
Leia o informativo aqui
Foto de DivulgaçãoFonte: TV NORTE(01/04/2022)

TV NORTE  mostra a realidade das bibliotecas comunitárias em Presidente Figueiredo no documentário ‘Cachoeiras de Letras’

Nesta sexta-feira, 1/04/22, foi ao ar na TV NORTE a matéria Além das Corredeiras e Cachoeiras que divulga o documentário Cachoeiras de Letras. Após entrevista com o diretor Denilson Novo e a professora Fátima Souza, a jornalista Mari destacou que o "documentário revela outro lado de Presidente Figueiredo voltado para o incentivo à leitura." 
Assista à matéria na íntegra
Foto de DivulgaçãoFonte: online@acritica.com (30/03/2022)

 ACRÍTICA destaca motivação para a realização do documentário ‘Cachoeiras de Letras’

A jornalista Amariles Gama ACRITICA assina notícia sobre o filme ‘Cachoeiras de Letras’, intitulada Documentário registra ativismo social de bibliotecas comunitárias em Presidente Figueiredo.
Segundo ela "[a] obra ‘Cachoeiras de Letras’ apresenta relatos de pessoas que abriram seus acervos particulares à comunidade e transformaram locais antes não utilizados em espaços populares de incentivo à leitura.". 
Ela entrevistou o diretor Denilson Novo e destacou em sua fala que: “[o] convite da professora Fátima foi como um chamado a contribuir com algo que, desde o início, sabíamos ser de grande relevância não apenas para potencializar os resultados dos trabalhos já em andamento nas comunidades do município. Mas, sobretudo, para alimentar a inquietude que nos move a realizar documentários na Amazônia. Digo isso porque todos nós acreditamos muito na força de ações como as que retratamos, que nascem espontaneamente e revelam a dedicação de pessoas que se entregam de corpo e alma para a construção de uma sociedade mais digna, justa e melhor para todos”.
Confira a notícia na íntegra
Confira a notícia em PDF
Foto de DivulgaçãoFonte: G1 AM(27/03/2022)

G1 Amazonas divulga o documentário ‘Cachoeiras de Letras’

A jornalista Karla Mendes assina a notícia jornalística sore o documentário ‘Cachoeiras de Letras’, intitulada Documentário mostra dia a dia em bibliotecas comunitárias de Presidente Figueiredo (AM)
Ela entrevistou a professora Fátima Souza que explicou que "[e]sses locais estão funcionando como centros de convivência social, artística e cultural em lugares carentes de equipamentos culturais. O documentário convida toda a sociedade para conhecer a realidade e prestigiar as práticas de leitura em nossa sociedade e contribuir para fortalecê-las em rede." 
Ressaltou ainda que "[t]odo mapeamento também foi disponibilizado em um site, em que o público em geral pode conferir a história dos projetos e como entrar em contato com os organizadores. A partir do projeto de extensão da UEA, a Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias no Amazonas reúne também espaços de leitura em Itacoatiara e Manaus, totalizando 8 bibliotecas atualmente." 
Confira a notícia na íntegra
Confira a notícia em PDF
Foto de DivulgaçãoFonte: Instagram @sistemaencontrodasaguas(22/03/2022)

TV Encontro das Águas exibe o documentário ‘Cachoeiras de Letras’

No dia 22 de março de 2022, a TV Encontro das Águas apresentou o documentário ‘Cachoeiras de Letras’. A chamada no instagram da emissora avisa que "Hoje às 20h30 você poderá acompanhar o Documentário Cachoeiras de Letras aqui na tela da TV Encontro das Águas. O filme registra o ativismo social de bibliotecas comunitárias do município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, abordando temas que despertam profunda reflexão sobre a importância do conhecimento como um caminho de transformação e desenvolvimento socioeconômico em uma localidade repleta de riquezas naturais e oportunidades escassas para a população que nela reside." 
É possível assistir ao documentário no canal do programa no YouTube.

Assista no YouTube
Confira no Instagram
Foto de DivulgaçãoFonte: YouTube do programa(18/03/2022)

Documentário ‘Cachoeiras de Letras’ no programa Meio Dia com Jefferson Coronel

No dia 18 de março de 2022, o diretor Denilson Novo e a professora Fátima Souza apresentaram o documentário ‘Cachoeiras de Letras’ no programa Meio Dia com Jefferson Coronel. A divulgação reforça que "o documentário ‘Cachoeiras de Letras’ conta o ativismo social de bibliotecas comunitárias de Presidente Figueiredo, município do Amazonas. O Diretor e produtor Denilson Novo falou hoje ao Meio Dia sobre essa produção. Nos ouça de segunda a sexta-feira ao meio dia pela @fmondadigital 92.3 FM Amazonas e 104.7 Pará." 
É possível assistir à entrevista completa e ao documentário no canal do programa no YouTube.
Assista no YouTube
Confira no Instagram
Foto de DivulgaçãoFonte: educarr.com.br (15/03/2022)

EducaRR apresenta documentário ‘Cachoeiras de Letras’

No dia 15/03/22, o site EducaRR - educação, empreendedorismo e tecnologias divulgou o documentário ‘Cachoeiras de Letras’ como um mapeamento, o município de Presidente Figueiredo (AM), de iniciativas de incentivo à leitura.

"Sabe essas iniciativas para dividir acervos individuais para a comunidade como forma de incentivar a leitura ao seu redor? Em todo país existem ações dessa natureza, e o documentário ‘Cachoeiras de Letras’ (2021) conta o ativismo social de bibliotecas comunitárias do município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. 

Dirigido por Denilson Novo, o filme aborda temas que despertam profunda reflexão sobre a importância do conhecimento como um caminho de transformação e desenvolvimento socioeconômico em uma localidade repleta de riquezas naturais e oportunidades escassas para a população que nela reside." 

Leia a matéria na íntegra

Foto de DivulgaçãoFonte: Site SIND-UEA(03/2022)

Biblioteca Comunitária Maria Dolores é destaque no informativo especial Dia das Mulheres do SIND-UEA

O informativo especial Dia das Mulheres do SIND-UEA, publicado no mês de março de 2022, destacou o empreendedorismo feminino na implementação da Biblioteca Maria Dolores no Município de Itacoatiara / AM. Uma das idealizadoras do projeto, a professora Elisangela Oliveira, contou a história da criação da biblioteca que sempre foi feita de forma coletiva, incluindo a comunidade em seus processos, promovendo o "enraizamento comunitário". Segundo Elisangela,  "Esse enraizamento cultural é uma das maiores marcas de uma biblioteca comunitária. E assim vem sendo desenvolvido por um conjunto de mulheres da periferia do Bairro Mamoud Amed, das universidades, professoras aposentadas, crianças e jovens sedentos de um espaço em que eles e elas possam se identificar e se sentirem acolhidos para a conquista de seus sonhos. A fome neste lugar é enorme, fome de comida, fome de leitura, fome de acesso à escola, à creche, fome de escrita, fome de alfabetização e essas mulheres estão felizes por se reunirem em torno da causa da leitura em múltiplos letramentos para a formação de um Brasil leitor e pessoas realizadas consigo mesmas, com um pensamento crítico e proativo de uma sociedade humanizada."
Leia a matéria completa aqui
Foto de DivulgaçãoFonte: Instagram @cprm_oficial(28/02/2022)

CPRM cria postagm para divulgar o 

Geoparque Cachoeiras do Amazonas

Atedendo ao pedido feito pela Rede Cachoeiras de Letras, por meio de sua mídia social, no dia 6 de dezembro de 2021, o Serviço Geológico do Brasil preparou uma publicação bastante elucidativa sobre a importância do Geoparque Cachoeiras do Amazonas.
A chamada no instagram da CPRM informa que o "Geoparque Cachoeiras do Amazonas é um espaço de grande importância cultural, biológica, antropológica e paleontológica. Além de concentrar diversas belezas das florestas tropicais amazônicas, o GCA conta sua história através das paleotocas, das pinturas rupestres e das pessoas que habitam o território com hábitos, lendas, música e culinária típicos e ricos. Os Geoparques promovem a sustentabilidade, a preservação, o turismo, a educação e a cultura. Não tem como não se apaixonar por estes locais incríveis!". E convida todas as pessoas a conhecerem a proposta do Geoparque Cachoeiras do Amazonas, diponível no link do perfil. 
Confira no Instagram