CENTRO DE CIÊNCIAS E SABERES INDÍGENAS KARAPÃNA

Conheça a biblioteca

O Centro de Ciências e Saberes Karapãna (CCSK), localizado na rua Cojubins, nº 160, Tarumã-Açu, Manaus (AM), foi inaugurado em 26 de outubro de 2019, liderado por Maria Alice Karapãna que é aluna da Universidade do Estado do Amazonas desde 2018, e participa de várias ações acadêmicas, além de ser professora do idioma indígena de sua etnia.


No dia 26 de outubro de 2019, foi realizado na Aldeia Yupirungá, rua Cojubins, nº160, Tarumã-Açu, Manaus, a inauguração do museu vivo Centro de Ciências e Saberes Karapãna. O museu vivo, enquanto CCS demonstra um lugar social da concentração da memória coletiva, uma vez que componentes identitários da vida social dos povos Karapãna ficam visível a partir dos artefatos em exibição no Centro, tornando-se um elemento de agregação e reconhecimento de lutas pelos direitos territoriais. A liderança Maria Alice Karapãna a frente da organização do evento destacou o significado dessa conquista para o seu povo:


“A importância não é só material, mas também espiritual, familiar, de conhecimento, do que a gente traz ao longo dos anos através do meu pai, e que agora foi passado para nós, para as crianças, nossos filhos e netos. O CCS tem um valor muito maior que o dinheiro, ele tem valor histórico, de luta, identidade, de força, de resistência, de carinho, de afeto, de solidariedade e de partilha com todos. O museu vivo Karapãna traz muitos significados, a gente não consegue só em palavra exprimir tudo, é muito mais do que isso.”


Estiveram presente na cerimônia de inauguração indígenas residentes no Parque das Tribos, no Rio Cuieiras, na Aldeia Nova Esperança do Brasileirinho, Aldeia Santa Maria do Rio Tarumã-Açu, das etnias Baré, Tariano, Kokama, Munduruku, Karapãna, além das lideranças Maria Amélia da Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha (FOQMB); Mário Karisú; Alcinéia Baré; Dirci Anita Karapãna (Cuieiras); o presidente da Associação dos Índios Kokama Residentes no Município de Manaus Sr. Cesár (AKIM), a Cacique da Aldeia Nova Esperança Maria do Socorro Kokama, a professora da Escola Indígena Kokama Janderline Santos, a professora da Escola Indígena do Parque das Tribos Claudia Baré, Joilson Karapãna liderança do Parque das Tribos, Marilda Karapãna liderança da Aldeia Santa Tereza, o Cacique Astério Martins representando a Associação da União dos Povos Indígenas do Livramento dos Rios Tarumã-Mirim e Tarumã-Açu (UPILLTA) e a Associação Indígena Yakamim Ruka (AIARU).” (NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZÔNIA, 2022, s/p).


No ano de 2022, o CCSK passa a ser integrado à Rede Cachoeiras de Letras, ampliando o conceito de comunidade e território, reabre suas portas e inaugura a Biblioteca Karapãna.

Responsável:

Maria Alice Karapãna

IMAGENS: DANIEL BRITO - ASCOM/UEA, 2022