BIBLIOTECA DO CENTRO CULTURAL ZÉ AMADOR

Conheça a biblioteca

O Centro Cultural e Biblioteca Zé Amador, situado na Rua Maçaranduba, s/n, Centro – Presidente Figueiredo (AM), nas imediações da BR-174, constitui-se como microempreendedor individual (MEI).

O nome do centro é uma homenagem ao pai do idealizador, o artista Antônio Amador de Oliveira. A partir da ocupação de uma passagem subterrânea de pedestres (DNIT, 2014), nasceu um centro cultural que oferta diversas atividades a quem passa por ali: acervo de livros, venda de plantas e atividades lúdicas.

Com muita disposição, a partir dos temas de mobilidade urbana e economia criativa, há 7 anos, desde 06 de junho de 2014, revitalizou e ressignificou esse patrimônio público, transformando a visualidade urbana nesse espaço do município ao valorizar as artes, a cultura, a literatura.

O Centro Cultural Zé Amador tem suas paredes ornamentadas com manifestações artísticas expressas por meio de pinturas murais e grafites. Desde 2016, o espaço conta com um jardim com a venda de flores e plantas muito bem cuidadas, a cargo de Edileuza Costa Lima.

Quanto à biblioteca comunitária, oferece aos leitores um acervo diversificado de obras composta de livros didáticos e algumas obras de literatura, todos oriundos de doações, que podem ser consultadas no local que dispõe de bancos ou em outros espaços sem a necessidade prévia de preenchimento de ficha para o empréstimo das obras, tendo em vista que, por ser de acesso aberto, funciona 24h.

Ao disponibilizar um acervo aberto, de acesso livre a todos o visitam e, ainda, oferecer algumas atividades culturais, em julho de 2021 foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria da Diversidade Cultural, conforme critérios estabelecidos na Lei 13.018/2014.

Responsáveis:

Antonio Amador e Edileuza Lima

Visita técnica da equipe de extensão da PROEX/UEA e coordenação do Práticas Leitoras ao Centro Cultural Zé Amador

IMAGENS: DANIEL BRITO - ASCOM/UEA, 2022