BIBLIOTECA COMUNITÁRIA BAMBULER

Conheça a biblioteca

O Centro Cultural e Biblioteca Comunitária BambuLER, situada na BR 174 - Km 120, Comunidade Boa Esperança, Km 08, s/n, Presidente Figueiredo (AM), foi idealizado por Márcia Priscila Freire Borges, aluna do Curso de Letras – Língua Portuguesa do Núcleo de Estudos Superiores de Presidente Figueiredo da Universidade do Estado do Amazonas (NESPF/UEA) e bolsista do curso de extensão Práticas Leitoras (Ano 2), estimulada pelo conhecimento das demais bibliotecas da rede. A ideia de construir uma biblioteca aberta à comunidade surgiu a partir de suas leituras diversificadas oportunizadas neste curso de graduação, especialmente as leituras teóricas e conceituais relacionadas às bibliotecas comunitárias e à gestão de projetos culturais, aprendizado somado a sua prática na atuação como bolsista no Portal da Cultura Munguba – Biblioteca Munguba e Memorial de Presidente Figueiredo, bem como a partir de experiências pessoais que ampliaram sua percepção sobre a comunidade rural na qual ela está inserida, sobretudo acerca da ausência de espaços de leitura.

Atualmente a idealização está na fase de elaboração do projeto de criação das futuras instalações da biblioteca; catalogação de alguns livros recebidos do acervo da Biblioteca Paulo Freire; e articulação com a comunidade. Durante esse processo, surgiu o nome BambuLER, o que culminou na criação da identidade visual da biblioteca. O destaque para o termo bambu é devido à existência de algumas plantas dessa espécie na Comunidade Boa Esperança. Neste sentido, é uma escolha que reflete tanto a cultura local quanto a função associada às bibliotecas, especialmente de proporcionar atividades relacionadas à leitura.

Vale salientar que as primeiras ações culturais foram realizadas ainda antes da abertura, no mês de outubro de 2021, quando se comemora o Dia das Crianças e o Dia do Professor, em parceria com a Rede Cachoeiras de Letras, a Central Pedagógica da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC/AM) e a Escola Municipal Ernandes Silva do Nascimento, incluindo brincadeiras, atividades circenses e de contação de histórias para o público e doação de livros para a futura biblioteca, aproximando-a de toda a comunidade.

Idealizadora:

Márcia Borges

Responsável:

Elenice Rego

Visita técnica da equipe de extensão da PROEX/UEA e coordenação do Práticas Leitoras ao Centro Cultural e Biblioteca Comunitária BambuLER

IMAGENS: DANIEL BRITO - ASCOM/UEA, 2022