MURAL

NOTÍCIAS 2021

Foto de Divulgação da Notícia no Portal da UEAFonte: Portal da UEA(30/12/2021)

Notícia no portal da UEA destaca resultados dos projetos aprovados na Lei Aldir Blanc

"O projeto de extensão Práticas Leitoras, do curso de Letras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ministrados nos municípios de Itacoatiara e de Presidente Figueiredo, recebeu aprovação no Prêmio Encontro das Artes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, pela Lei Aldir Blanc. Os três projetos culturais foram aprovados em dezembro de 2020 e desenvolvidos ao longo do ano de 2021. Motivado pela necessidade de aproximar os saberes acadêmicos das ações desenvolvidas nas comunidades em prol do acesso à leitura, a equipe escreveu projetos que contemplassem a valorização da memória do espaço da Biblioteca Comunitária Paulo Freire - BCPF (Projeto Memória Viva: 20 anos da biblioteca Paulo Freire), ações para a juventude das comunidades rurais (Projeto Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei) e articulação em rede e a incidência política (Projeto Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo)."
Clique Aqui para conferir a matéria no Portal da UEA
Clique Aqui para conferir a matéria em formato PDF
Resultado Edital Amazonas CriativoFonte: Instagram @culturadoam(09/12/21)

Projetos das Bibliotecas da Rede Cachoeiras de Letras são aprovados no Edital Amazonas Criativo

Os projetos I MOSTRA DO PORTAL DA CULTURA MUNGUBA, de autoria de Virgilio Pereira dos Reis, e BIBLIOTECA COMUNITÁRIA: UM PONTO DE CULTURA E HUMANIZAÇÃO, de autoria do Centro Espíria Maria Dolores, foram classificados no "Edital Público Nº 07/2021 – Prêmio Amazonas Criativa, um concurso para concessão do Prêmio Amazonas Criativo para projetos artísticos, culturais e de economia criativa do Estado do Amazonas". Mais informações podem ser conferidas no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.
Conheça o edital do Prêmio Amazonas CriativoPostagem no Instagram
Resultado de projetos classificadosFonte: Comissão Geral de Licitação(16/11/21)

Projeto ImaginArte é contemplado em Itacoatiara (AM)

Outra biblioteca da Rede Cachoeiras de Letras, a Biblioteca Comunitária Franscisco Calheiros, também foi contemplada por edital para dar início às suas ações. No dia 16 de novembro de 2021, "a Prefeitura Municipal de Itacoatiara-AM, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei, torna público a classificação final dos projetos, proferida pela Comissão Técnica Artística Avaliadora, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itacoatiara/AM, que tem por objetivo selecionar propostas para a contratação de atrações artísticas e culturais em atendimento a Chamada Pública: 03/2021 referente a Lei 14.017, Lei Aldir Blanc. A lista está disponível na integra na Comissão Geral de Licitação do Município de Itacoatiara, na Secretaria de Cultura e no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado do Amazonas, Dia 16 de novembro, Edição n° 2990".

Confira a matériaConfira os selecionados
Identidade visual da BambuLERFonte: Acervo do projeto Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo(06/21)

NOVIDADE: Biblioteca Comunitária e Centro Cultural BambuLER

A Comunidade Boa Esperança ganha em 2021 um novo espaço para a literatura e outras artes. O Centro Cultural e Biblioteca Comunitária BambuLER, situado na BR 174 - Km 120, Comunidade Boa Esperança, Km 08, s/n, Presidente Figueiredo (AM), foi idealizado por Márcia Priscila Freire Borges, aluna do Curso de Letras – Língua Portuguesa do Núcleo de Estudos Superiores de Presidente Figueiredo da Universidade do Estado do Amazonas (NESPF/UEA) e bolsista do curso de extensão Práticas Leitoras (Ano 2), estimulada pelo conhecimento das demais bibliotecas da rede. A ideia de construir uma biblioteca aberta à comunidade surgiu a partir de suas leituras diversificadas oportunizadas neste curso de graduação, especialmente as leituras teóricas e conceituais relacionadas às bibliotecas comunitárias e à gestão de projetos culturais, aprendizado somado a sua prática na atuação como bolsista no Portal da Cultura Munguba – Biblioteca Munguba e Memorial de Presidente Figueiredo, bem como a partir de experiências pessoais que ampliaram sua percepção sobre a comunidade rural na qual ela está inserida, sobretudo acerca da ausência de espaços de leitura.
Integrantes das bibliotecas de Manaus e Presidente FigueiredoFonte: Acervo do projeto Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo(05/06/21)

CULMINÂNCIA: Visita a espaços culturais em Manaus

No mês de junho de 2021, aconteceu a culminância da primeira etapa do projeto Criação da Rede de Bibliotecas de Presidente Figueiredo. O encontro, por meio da articulação cultural que surgiu durante a execução do projeto, teve apoio do vereador Odimar Cipriano para a cessão de transporte, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Central Arte e Educação, para o agendamento da visita guiada ao Teatro Amazonas. Ao longo de um sábado, a programação contou com a visita conduzida pelo pedagogo Ricardo Noronha, almoço no espaço cultural e restaurante Piaf, coordenado pelo diretor teatral Douglas Rodrigues. O evento encerrou com visita ao Casarão de Idéias, guiada pelo professor e gestor cultural João Fernandes que presenteou cada biblioteca com um suporte para doação de livros.
Integrantes das bibliotecas de Manaus e Presidente FigueiredoFonte: Acervo do projeto Criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo(04/05/21)

ENCONTRO HISTÓRICO: Idealizadores das Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo em visita guiada a cada uma delas

Dentre as atividades que compõem o projeto Criação da Rede de Bibliotecas de Presidente Figueiredo, aconteceu no dia 04 de maio de 2021 a primeira visita guiada às bibliotecas de Presidente Figueiredo e de Manaus como contato inicial entre os responsáveis, as pessoas da equipe das bibliotecas e os alunos voluntários do projeto de extensão Práticas Leitoras, contando com a presença do professor João Fernandes, responsável pela Sala de Leitura do Casarão de Idéias, de Manaus. Foi a primeira vez que todos os idealizadores se encontraram.