BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE

Conheça a biblioteca

A Biblioteca Comunitária Paulo Freire está situada na Rodovia AM 240 - Km 28, s/n, Comunidade Cristo Rei do Uatumã, Presidente Figueiredo (AM), constitui-se como microempreendedor individual (MEI), desde dezembro de 2020.

Idealizada há 20 anos, desde 2001, por Elzimar dos Santos Ferreira, um projeto que começou com seu acervo pessoal disposto em uma mala intitulada por ela como “Mala de leitura”, usada para levar os livros àqueles que queriam ler, especialmente àqueles que não tinham recursos para comprá-los, constituindo-se assim, desde o início, como uma biblioteca itinerante.

Uma trajetória diária que se ampliou por meio da colaboração de amigos, passando a ocupar parte das dependências de sua casa, transformando-a em uma biblioteca comunitária dedicada a esta comunidade rural.

Ao observarmos as práticas leitoras propostas por Elzimar Ferreira, é impossível não constatar as influências teórico-metodológicas propostas por Paulo Freire, autor que marcou tanto sua formação em Pedagogia quanto sua experiência docente ao ensinar jovens e adultos na modalidade EJA, culminando nesta homenagem a esse renomado educador brasileiro, considerado uma referência no acervo desta instituição, marcando a história e a memória da Biblioteca Paulo Freire.

A biblioteca possui espaço próprio, sem climatização, com boa iluminação em ambiente arejado, com mesas e cadeiras, destinado à pesquisa e à leitura, dividindo-se em dois contêineres, um voltado para o setor infantil e outro para o público adulto. A biblioteca organiza-se em seções infantil, amazônica, literatura nacional e estrangeira, livros didáticos e obras de referência que atendem desde o público infantil ao público adulto, inclusive estudantes de áreas acadêmicas como Direito, Economia, Saúde, Letras, Educação e Pedagogia, com um acervo em torno de 10 mil livros.

O espaço contempla um amplo jardim com parque infantil, arborização e se estende pela varanda da casa da professora que enfeita o espaço para celebrar datas comemorativas e prepará-los para a contação de histórias. Também oferece exibição de filmes e encontros diversos com o público leitor, tendo parceria com a escola da comunidade. A decoração da biblioteca é um espetáculo à parte, com bonecos, frases de estímulo e cerca toda feita com madeira imitando lápis de cor, o que torna o ambiente bem atrativo.

Responsável:

Elzimar Ferreira

Visita técnica da equipe de extensão da PROEX/UEA e coordenação do Práticas Leitoras à Biblioteca Comunitária Paulo Freire

IMAGENS: DANIEL BRITO - ASCOM/UEA, 2022