MURAL

FORMAÇÕES 2021

Divulgação CursoFonte: Instagram @redenacionalbc(22/12/21)

CURSO: RNBC e ITAUSOCIAL (dezembro de 2021)

"A RNBC em parceria com o Itaú Social lançou na plataforma Polo o Curso “O papel das bibliotecas comunitárias na formação leitora”, produzido pelo Entre Redes, grupo de formação e produção de conhecimento da RNBC. O curso tem como intuito promover a reflexão sobre a importância do direito à leitura e à literatura, gerando iniciativas em bibliotecas comunitárias que favoreçam a formação de sujeitos críticos e atuantes na busca da garantia de direitos. O curso pode ser acessado no link: O papel das bibliotecas comunitárias na formação leitora - Polo - Itaú Social", disponível logo abaixo.

Link para inscrições

Confira o Instagram da RNBC


Divulgação Ciclo FormativoFonte: Instagram @redenacionalbc(05/07/21)

PARTICIPAÇÃO: Ciclo Formativo RNBC (de agosto a dezembro de 2021)

As bibliotecas da Rede Cachoeiras de Letras participaram do Ciclo Formativo para a entrada de novas bibliotecas 2021 da Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias (RNBC) "que está previsto para acontecer de agosto a dezembro de forma online, via videoconferências. As formações são internas e dedicadas às Bibliotecas Comunitárias da Bahia (Rede Oxe Bahia), de Brasília e Amazônia". Abaixo, uma retrospectiva de cada encontro disponibilizada no instagram da RNBC.

"A RNBC realiza nos dias 19 e 20 de agosto, a formação “Gestão compartilhada: Um galo sozinho não tece uma manhã“, com o articulador e mediador de leitura Sthefano Santana @santanasthefano integrante da rede local Releitura-PE @releiturape". "Nos dias 16 e 17 de setembro, a RNBC realiza a formação “O acervo das bibliotecas comunitárias: um olhar sobre a literatura infantil“, com Rafael Andrade @andraderaffael - integrante da rede local Releitura-PE @releiturape". "Nos dias 28 e 29 de outubro, a RNBC realiza a formação “Enraizamento Comunitário: a biblioteca dentro da comunidade e a comunidade dentro da biblioteca“, com Maria Chocolate e Leydmilla Alves, integrantes da Tecendo Uma Rede de Leitura, de Duque de Caxias-RJ". "A RNBC realiza a formação nos dias 18 e 19 de novembro a “INCIDÊNCIA POLÍTICA: sozinha eu ando, com você ando melhor”, com Viviane Peixoto da Rede Beabah! (RS)". "A RNBC realiza a formação nos dias 09 e 10 de dezembro a "Elaboração de Projetos para Editais de Leitura" com Daniel Pereira da Releitura-PE (@releitirape )".

Confira o Instagram da RNBC


Divulgação LiveFonte: Instagram @redenacionalbc(09/11/21)

LIVE: Bibliotecas Comunitáriasem parceria com Universidades (novembro de 2021)

Dentro do ciclo formativo para novas bibliotecas, aconteceram lives como complemento à formação. "A RNBC realiza, nesta quarta, dia 10 de novembro, a live sobre “Bibliotecas Comunitárias em parcerias com Universidades”, às 19h. O encontro contará com a presença de Ester Calland de Souza Rosa, que é membro do Ceel - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE e a mediação será de Maria Betânia Andrade, pedagoga, gestora da Biblioteca Popular do Coque e articuladora da Releitura. A live será transmitida pelo canal do youtube da RNBC."

CICLO FORMATIVO - Bibliotecas Comunitárias em parceria com Universidades


Divulgação LiveFonte: Instagram @redenacionalbc(21/10/21)

LIVE: Bibliotecas Comunitárias são Pontos de Cultura (outubro de 2021)

Dentro do ciclo formativo para novas bibliotecas, aconteceram lives como complemento à formação. "A RNBC realiza, na próxima sexta-feira, dia 22 de outubro, a live sobre “Bibliotecas Comunitárias são Pontos de Cultura”, às 19h. As boas vindas fica por conta de Maria Chocolate, da Tecendo uma Rede de Leitura, de Duque de Caxias-RJ. O encontro contará com a presença de Juca Ferreira, Ex-ministro da cultura do governo Lula e do governo Dilma, Secretário de cultura da cidade de SP e de BH. A mediação fica por conta de Bel Santos Mayer, educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e co-gestora da Rede LiteraSampa. A live será transmitida pelo canal do youtube da RNBC."

CICLO FORMATIVO - Bibliotecas Comunitárias são Pontos de Cultura


Divulgação WebinárioFonte: Canal do YouTube(14/09/21)

PARTICIPAÇÃO: Webinário BEC

"Caminhos da leitura: Ações práticas em prol da formação leitora e cidadã de crianças, jovens e adultos no atual contexto de dispositivos tecnológicos" (de setembro a outubro de 2021)

"A Biblioteca Euclides da Cunha convida a todos e todas para participar do Webnário "Caminhos da leitura: Ações práticas em prol da formação leitora e cidadã de crianças, jovens e adultos no atual contexto de dispositivos tecnológicos”, a ser realizado no período de 14 de setembro a 05 de outubro, terças feiras as 16 horas, na modalidade virtual. O evento gratuito e aberto é destinado a todos os interessados em ações culturais para a difusão do livro e da leitura.Trata-se de um convite ao compartilhamento de informação teórica e de conhecimento sobre iniciativas desenvolvidas na atualidade por diferentes agentes sociais comprometido com o tema."

Confira abaixo as lives disponíveis no canal do YouTube!

Tema 1: Biblioteca Euclides da Cunha: para além do espaço Gustavo Capanema, a BEC como patrimônio cultural (14 de setembro de 2021)

Tema 2: O papel da biblioteca pública no desenvolvimento de ações culturais (21 de setembro de 2021)

Tema 3: A formação de leitores como caminho para a cidadania (28 de setembro de 2021)

Tema 4: Experiências de promoção da leitura em comunidades do Rio de Janeiro (05 de outubro de 2021)

Divulgação SeminárioFonte: Canal do YouTube(21/09/21)

PARTICIPAÇÃO: LEER Iberoamerica LEE - Seminario Profesional (setembro de 2021)


"Existen lectores en margem?", organizado pelo Laboratorio Emília de Formación. "Encuentro de profesionales del libro y la lectura alrededor de los retos de la formación de lectores en la sociedad contemporánea. ¿Existen lectores al margen? será la pregunta que nos acompaña a lo largo de dos días en los que reunimos a treinta y dos especialistas (escritores, editores, críticos, investigadores, formadores, bibliotecarios, profesores, jóvenes líderes de proyectos de promoción de la lectura…) en la Casa de América de Madrid. Nos reúne una realidad marcada en positivo —Iberoamérica Lee— desde donde hacer una lectura crítica, compartir espacios, experiencias, prioridades, así como generar un laboratorio de ideas en cooperación, en el marco representativo y movilizador de la Feria del Libro de Madrid 2021."

Dia 1 (21 de setembro de 2021)

Dia 2 (22 de setembro de 2021)

Visite o site do evento

Divulgação SeminárioFonte: Site do evento(21/09/21)

PARTICIPAÇÃO: Webinário A leitura no mundo digital (setembro de 2021)

"Como está a nossa leitura: conseguimos ler profundamente ou apenas passamos os olhos? A leitura é um direito humano básico, que muda a nós todos e nossa trajetória individual. Neste evento, seremos convidados a refletir sobre a leitura e a formação de leitores no mundo digital. Além disso, compartilharemos experiências sobre a formação de leitores no contexto brasileiro, considerando questões do ambiente digital, equidade, inclusão e o papel preponderante das escolas públicas, da sociedade civil organizada e dos mediadores de leitura.

Participarão do webinário Maryanne Wolf, neurocientista e educadora da UCLA (Universidade da Califórnia - Los Angeles), Mara Sophia Zanotto da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Luisa Setton (Associação Vaga Lume), Giselly Lima de Moraes da UFBA(Universidade Federal da Bahia) e Neide Almeida (Rede LEQT - Leitura e Escrita de Qualidade para Todos)"

Dia 21 de setembro de 2021

Visite o site do evento

Divulgação do SeminárioFonte: Página do Facebook(08/21)

PARTICIPAÇÃO: Seminário Arte, Técnica e Paixão (agosto de 2021)

"O Seminário Arte, técnica e paixão: a gestão de projetos de formação de leitores no Brasil contemporâneo é destinado à reflexão sobre as experiências e os relatos de projetos de leitura em nosso país, mapeados através da pesquisa O Brasil que Lê, promovida pelo Instituto Itaú Cultural, JCastilho Consultoria, Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.

Em seu 1º encontro, serão apresentados os elementos de um diagnóstico geral oferecido por avaliações analíticas e relatos de experiências práticas de formação de leitores e de mediadores realizados por pesquisadores atuantes na área, buscando uma visão compartilhada sobre o que está acontecendo nas comunidades de formação leitora.

Neste 2º encontro, enfrentará o desafio de enfocar os públicos com que trabalhamos e os serviços e atividades que prestamos, nossa razão de ser e de existir. Aqui o foco é reconhecermos com mais atenção quem são nossos públicos, o que mudou nesses públicos, e como estamos interagindo com nossos públicos com nossas iniciativas e serviços. Subjacente a essas questões, temos outras: nossos serviços e iniciativas estão adequadas? Precisam ser modificadas? O que significam em termos de recursos humanos, tecnológicos e financeiros? Há alternativas de prestação de serviços que não estamos observando?

Em seu 3º encontro, a reflexão será sobre a maneira como os projetos lidam com os meios essenciais para dar conta das iniciativas e serviços previstos – pessoas, orçamento, relacionamentos e parcerias. Nossa equipe está bem qualificada e motivada? Como montar uma equipe capaz e altamente motivada? Temos recursos para tocar nossas iniciativas? Que estratégias podem ser adotadas para ampliarmos nossas fontes de recursos? O que agentes públicos, privados e das OSCs podem nos recomendar? Como engajar parceiros responsáveis e continuados?

O 4º encontro divide-se em duas partes. Na primeira, uma breve apresentação sobre as formas organizacionais disponíveis para as organizações da sociedade civil. A partir do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, abordará os modelos OS, OSCIP e Serviço Social Autônomo, procurando contribuir para a melhor compreensão das formas organizacionais disponíveis no marco regulatório vigente no país. A segunda parte busca juntar as pontas entre diagnósticos, públicos, serviços e ações prestadas, os meios essenciais e os modelos organizacionais. Essa convergência é feita por meio de uma oficina de planejamento estratégico orientada às organizações e iniciativas de formação de leitores. A constatação é óbvia: quanto mais complexa e desafiante for a realidade, mais precisamos planejar".

Encontro 1 - Tema: As experiências importam – a comunidade de formadores de leitores no Brasil (06 de agosto de 2021)

Encontro 2 - Tema: Qual leitor? Como agimos e quem é nosso público. É preciso inovar? (13 de agosto de 2021)

Encontro 3 - Tema: Financiamento: o lugar e resultados das parcerias nos projetos e organizações (20 de agosto de 2021)

Encontro 4 - Tema: Equipes e desenhos organizacionais voltados à resultados (27 de agosto de 2021)

Visite o site do evento

Divulgação OficinaFonte: Instagram @bdbcultural(20/06/21)

PARTICIPAÇÃO: Oficina formativa de auxiliares de biblioteca (junho de 2021)

Biblioteca Demonstrativa do Brasil - BDB Cultural - oferece oficina formativa importante para as bibliotecas comunitárias e demais interessados. "A fim de ajudar a transformar a biblioteca num elo real entre os livros e os usuários, Cleide Soares comandará a “Oficina formativa de auxiliares de biblioteca” na BDB Cultural entre os dias 28 e 30 de junho, sempre às 19h.

Cleide é bibliotecária, gestora cultural, cientista da informação e documentação, servidora pública efetiva, consultora na área de gestão, pesquisa e políticas culturais. Ela já atuou na formação de mais de 20 mil auxiliares de biblioteca, entretanto, não é a mulher sisuda e inacessível que esse status poderia fazer antever, ao contrário: fala com bom-humor, simpatia e diálogo, exatamente como gostaria que todos os auxiliares de biblioteca fossem reconhecidos.

“Eu conheço uns 4 mil municípios brasileiros, viajei pelo país visitando bibliotecas. O que a gente mais vê são livros empoeirados, meio desgastados, dá até medo de pegar um fungo ao encostar no livro. São ambientes com energia ruim. O que é preciso é ser acolhedor, essa é a palavra-chave para uma biblioteca, não é silêncio, nem preservação. A gente precisa estudar o interesse dos nossos usuários. Identificar as potencialidades daquele lugar e onde o conhecimento pode fazer diferença naquela realidade. Se estamos em uma biblioteca de uma região rural, o que primeiro devemos ter em nosso acervo são cartilhas sobre a criação de galinhas”, afirma a bibliotecária".

Dia 01 - (28 de junho de 2021)

Dia 02 - (29 de junho de 2021)

Dia 03 - (30 de junho de 2021)

Confira o Instagram da BDB