PROJETOS CULTURAIS 2021
PROJETOS CULTURAIS 2021
MEMÓRIA VIVA:
20 ANOS DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE
O projeto cultural Memória Viva surgiu como parte das comemorações dos 20 anos de existência da Biblioteca Comunitária Paulo Freire e abriu o processo de modernização do espaço para reconhecimento público da sua importância como prestadora de serviços artísticos e culturais, como um bem de todos, em torno da economia solidária e criativa para a cidade de Presidente Figueiredo. Memória Viva organizou o acervo pessoal da fundadora da biblioteca para celebrar a memória viva de uma personalidade muito importante como empreendedora para o município, a idealizadora do projeto, professora Elzimar Ferreira, que de forma independente atende a mais de mil usuários, com um acervo de quase 10 mil livros, disponibilizado a todo o público da Comunidade Cristo Rei, situada no KM 28 da AM-240 - Estrada Figueiredo-Balbina e adjacências. Memória Viva reconstruiu o caminho de sucesso por meio de uma linha do tempo digital que resgatou a metodologia das atividades literárias, artísticas e culturais desenvolvidas no espaço coordenado pela professora, uma história entrelaçada com diversas gerações usuárias da biblioteca. Por isso, recolheu depoimentos e entrevistas com leitores e escritores, personalidades do município que têm sua história de vida entrelaçada aos livros e compartilham do mesmo amor pelos saberes, gerando um documentário.
OBJETIVO
Dar visibilidade às ações existentes na Biblioteca Comunitária Paulo Freire e torná-las promotoras de formação, abrindo espaço para os usuários reconhecerem suas potencialidades, num espaço de convivência social, podendo aprender e trocar experiências em espaços não formais que trabalham a leitura. Dessa forma, será possível desenhar uma rota de leitura no Amazonas, divulgando um espaço onde se pode ter acesso a diferentes tipos de leitura, de mundo de histórias e aprendizados, de sentidos e significados que vão nos ajudando a ler a vida, a ler o mundo, a ler a si mesmo. Em suma, a nossa missão é partir do registro de experiências pessoais para enriquecer a experiência social.
FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS
DA COMUNIDADE CRISTO REI
Um curso para jovens agentes culturais, na comunidade Cristo Rei e adjacências do município de Presidente Figueiredo, estendido ao público em geral, por meio do acesso digital, ampliando o acesso à leitura e aos bens culturais, dando origem a uma rede de multiplicadores de práticas artístico-culturais na região, contribuindo para a produção e circulação de ações artísticas e culturais, tendo como ponto de partida a Biblioteca Paulo Freire, presente no local há 20 anos, em consonância com o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, e legislação correlata). As oficinas integram percursos formativos que levam os participantes a explorar o universo da biblioteca para expandir os horizontes fora dela. O itinerário começa pelas estratégias de leitura e a importância de montar um repertório intelectual a partir da confecção de acervos; promove um olhar integrado para as outras artes, passando pela experiência estética; desperta no jovem a vontade de colocar suas ideias em ação para que ele conheça a potência do lugar onde vive, os saberes e os fazeres da sua comunidade, a partir do entendimento dos bens materiais e imateriais. Suas ideias devem ganhar o corpo do projeto e a dimensão da cidade na oficina que integra corpo e mente e propõe a mobilidade a partir do bem estar físico e dos cortejos artísticos. Por fim, cada um criará perfis nas mídias sociais e conhecerá pessoas que ajudarão a aperfeiçoar suas ideias por meio do intercâmbio de práticas. Assim, as ideias se transformarão em possibilidades de ações concretas por meio dos jovens, agora agentes culturais. Tudo isso está sistematizado no e-book do projeto e pode ser replicado em outras comunidades.
OBJETIVO
Formar 25 jovens agentes culturais, na comunidade Cristo Rei e adjacências do município de Presidente Figueiredo, ampliando o acesso à leitura e aos bens culturais, dando origem a uma rede de multiplicadores de práticas artístico-culturais na região, contribuindo para a produção e circulação de ações artísticas e culturais, tendo como ponto de partida a Biblioteca Paulo Freire, presente no local há 20 anos, em consonância com o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, e legislação correlata).
CRIAÇÃO DA REDE DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS
DE PRESIDENTE FIGUEIREDO
Este projeto pretende promover a criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo, dando continuidade ao projeto de extensão Práticas Leitoras, realizado inicialmente nos anos de 2019 e 2020, no Núcleo de Estudos de Presidente Figueiredo, da Universidade do Estado do Amazonas (NESPF/UEA), sistematizando os resultados teóricos e práticos obtidos a partir do mapeamento das práticas leitoras existentes no contexto rural da cidade. A integração em rede pretende promover ações para criação, modernização e manutenção de bibliotecas comunitárias em áreas rurais e urbanas; bem como a integração das práticas em rede; apoio e divulgação das práticas leitoras e dos espaços de leitura existentes para sensibilização do público, investindo no compartilhamento de leituras para a ampliação do repertório e aumento nos índices de leitura da população de uma cidade que se divide entre a zona urbana e rural. Além disso, faz-se mister viabilizar bibliotecas paramentadas para atender o público leitor, além da criação de projetos que mobilizem toda a comunidade para esse encontro mágico do livro com o leitor.
OBJETIVO
Promover a criação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Presidente Figueiredo, dando continuidade ao projeto de extensão Práticas Leitoras, realizado inicialmente nos anos de 2019 e 2020, no Núcleo de Estudos de Presidente Figueiredo, da Universidade do Estado do Amazonas (NESPF/UEA), sistematizando os resultados teóricos e práticos obtidos a partir do mapeamento das práticas leitoras existentes no contexto rural da cidade de Presidente Figueiredo.