Século I d.C .: Heron de Alexandria constrói a primeira máquina térmica, a giratória Heron Ball , e um abridor de portas de templo.
1613: O termômetro é inventado, mas não está claro exatamente quando e por quem. Galileu Galilei credita-se a si mesmo com esta invenção e em 1613 seu aluno Gianfrancesco Sagredo confirmou-lhe que ele foi capaz de usar com sucesso o termômetro de Galileu.
1669: Richard Towneley reconheceu a relação entre pressão e volume a temperatura constante em medições de altura barométrica. Embora a lei tenha sido conhecida por Robert Boyle como hipótese de Townley , hoje ela só é conhecida como lei de Boyle-Mariott porque Edme Mariotte a descobriu de forma independente e a publicou em 1676.
1690: Denis Papin descreve o princípio da primeira máquina a vapor simples. Cinco anos depois, ele construiu uma bomba de pressão a vapor e Thomas Savery desenvolveu uma bomba sem pistão usando as ideias de Papin.
1708/09: Daniel Gabriel Fahrenheit desenvolveu termômetros precisos, a particularidade era a calibração em três pontos. Dependendo da fonte, ele definiu o ponto zero de sua escala de temperatura como a temperatura mais baixa registrada em Gdansk naquele inverno ou uma mistura gelada de sal e gelo. Ele definiu o ponto de congelamento da água em 32°F, o terceiro ponto foi 180°F mais alto, em 212°F. Algumas fontes citam que 180 tenha sido escolhido porque é um número altamente composto e, portanto, permite um número particularmente grande de divisões iguais da escala, mas ainda não foi comprovado.
1712: Thomas Newcomen entrega sua primeira máquina a vapor para uma mina em Staffordshire.
1760: Joseph Black determina a entalpia de derretimento do gelo e a entalpia de vaporização da água líquida. O aluno mais famoso de Black foi provavelmente James Watt.
1787: Antoine Laurent de Lavoisier publica a teoria da substância térmica, calórico, segundo a qual o calor é uma substância que é absorvida ou emitida por outras substâncias. A teoria anterior do flogisto, válida até então, durou muito tempo.
1798: Benjamin Thompson, Conde de Rumford forneceu provas com experimentos de perfuração de canhões de que a teoria do material térmico de Lavoisier, Caloricum e também do flogisto não podiam estar corretas, mas seu trabalho e conclusões foram ignorados por um longo tempo.
1811: Amedeo Avogadro postulou que nas mesmas condições, pressão, temperatura, volume, há sempre o mesmo número de partículas em um volume. A constante de Avogadro, partículas por mol, leva seu nome. Demorou até 1865 para que Josef Loschmidt pudesse apresentar pela primeira vez números concretos para a constante de Avogadro.
1816: O clérigo Robert Stirling solicita a patente de sua máquina de ar quente .
1822: Joseph Fourier publica seu livro Teoria Analítica do Calor, no qual explica a condução do calor e desenvolve a transformação que leva seu nome para descrever o comportamento do tempo.
1824: Sadi Carnot publica um artigo no qual descreve as condições e limites de conversão de calor por uma máquina operando periodicamente.
1827: O botânico escocês Robert Brown descobre o movimento nervoso de pólen muito pequeno na água.
1833: Joseph Louis Gay-Lussac reconheceu a dependência da pressão e do volume da temperatura, aqui um gás ideal é implicitamente assumido.
1842: Julius Robert Mayer postula que o calor é uma forma de energia. Em 1847, Hermann von Helmholtz, que não conhecia o trabalho de Mayer, formulou isso novamente e com mais precisão.
1852: O efeito Joule-Thomson é descoberto por William Thomson (Lord Kelvin) e James Joule . Descreve a mudança na temperatura dos gases quando a pressão muda.
1856: William Thompson descreve a mudança na condução de calor quando uma corrente elétrica também flui no condutor ( efeito Thompson ).
1857: Rudolf Clausius explica a pressão do gás a partir da energia cinética média das moléculas do gás. Ainda se baseia apenas no seu movimento translacional .
1858: Étienne Lenoir constrói o primeiro motor a gás que funciona em processo de dois tempos sem compressão.
1859: A lei da radiação de Kirchhoff , de Gustav Robert Kirchhoff, descreve a conexão entre a absorção e a emissão de radiação de um corpo quando ele está em equilíbrio térmico.
1860: James Clerk Maxwell fornece a função para a distribuição de velocidade das partículas.
1865: Rudolf Clausius introduz o conceito de entropia após perceber que além da primeira lei (conservação de energia), outro axioma é necessário para descrever a termodinâmica. Josef Loschmidt determinou o número de partículas por volume, que seu aluno Ludwig Boltzmann chamou então de constante de Loschmidt.
1867: Nikolaus Otto e Eugen Langen apresentaram seu motor a gasolina na Exposição Mundial de Paris em 1867 e receberam uma medalha de ouro por isso. O consumo de energia foi reduzido para 1/3 em comparação com o motor de Lenoir , o que pareceu tão inacreditável para alguns jurados que eles procuraram por tubulações de gás escondidas.
1871: Carl von Linde descreve um novo processo de resfriamento em um ensaio. O primeiro projeto piloto ocorre com uma cervejaria e constitui a pedra angular da Linde AG.
1873: Johannes Diderik van der Waals publicou sua equação para uma descrição melhorada dos gases, que incluía a equação dos gases ideais como um caso especial.
1876: Josiah Willard Gibbs publica a regra de fases que leva seu nome , que explica substâncias e misturas com diversas fases em equilíbrio termodinâmico.
1877: Ludwig Boltzmann interpreta a entropia estatisticamente. Ao fazer isso, ele descobriu a constante universal de Boltzmann, que recebeu seu nome.
1882: As primeiras usinas comerciais a vapor para gerar eletricidade, construídas pelas empresas de Thomas Alva Edison , entram em operação na Pearl Street Station (Nova York) e no Holborn Viaduct (Londres). Até hoje, os processos de energia a vapor dominam a conversão de energia em usinas termelétricas.
1883: Hermann von Helmholtz introduz o conceito de energia livre , que, no entanto , nada tem a ver com a energia livre da pseudociência , mas representa um potencial termodinâmico.
1891: Carl von Linde desenvolve o processo Linde que leva seu nome para a liquefação e separação do ar.
1892: Rudolf Diesel registra sua patente para um motor de combustão interna. Como o processo de impressão constante ainda não está descrito nesta patente , mas uma patente posterior é baseada na prioridade desta patente, surgem disputas de patentes.
1893: James Dewar inventa um recipiente isolante com seu nome para seus experimentos em física de baixas temperaturas , que também é usado em garrafas térmicas comuns.
1897: O primeiro motor de teste de Rudolf Diesel é executado na fábrica de máquinas de Augsburg. O consumo de combustível do motor de teste é significativamente superior ao de outros tipos de motores, de modo que ele é colocado em produção em série apesar dos grandes desafios técnicos.
1900: Max Planck explica a radiação do corpo negro ideal ( lei da radiação de Planck ) e assim resolve o fenômeno da catástrofe ultravioleta . Com a introdução da constante de Planck , ele também lançou as bases para a teoria quântica , já que seu modelo prevê apenas pacotes de energia discretos (quanta de energia).
1905: Albert Einstein explica o movimento browniano em seu artigo “Sobre o movimento de partículas suspensas em líquidos em repouso exigido pela teoria cinética molecular do calor” . Sobre o movimento molecular browniano ele apenas escreve que a literatura é demasiado imprecisa para que ele a identifique com o fenómeno que explica, mas em 1906 aparece outro artigo "Sobre a teoria do movimento browniano" .
1906: Walther Nernst formula a 3ª lei (teorema do calor).
1944: Erwin Schrödinger introduz o termo neg-entropia para resolver a aparente contradição entre a ordenação e as habilidades construtivas da vida e a segunda lei.
1953: Zoran Rant introduz o termo exergia para caracterizar o trabalho disponível que pode ser obtido a partir da energia térmica. Cerca de dez anos depois ele também desenvolveu o termo anergia.
1974: Stephen Hawking desenvolve uma teoria segundo a qual os buracos negros também emitem radiação térmica e assim seguem a segunda lei.
1977: Ilya Prigogine recebe o Prêmio Nobel de Química por seu trabalho sobre termodinâmica de não-equilíbrio.