A Faculdade de Odontologia de Diamantina teve o primeiro edital publicado para vestibular em 22 de abril de 1954. Ele foi realizado do dia 3 a 8 de maio, sendo organizado da seguinte maneira: dia 03, prova escrita de Física; dia 04, prova escrita de Química; dia 05, prova escrita de Biologia; dia 06 ao 08, realização das provas orais. Ao todo foram ofertadas sessenta vagas e houveram somente 17 inscrições, das quais todos candidatos foram aprovados (disponível na aba de discentes - Primeira Turma).
No primeiro vestibular realizado o número de inscrições foi pequeno, levando em consideração que a faculdade era distante de Belo Horizonte (320 quilômetros por estradas precárias e com trecho de terra) e era uma nova faculdade, ainda sem reputação. Dessa forma, com intuito de preencher a maioria da vagas, foi adotada a estratégia para os próximos de realizar dois vestibulares, um em dezembro e outro em fevereiro, sempre após o realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo relatos, aqueles vestibulares não eram muito rigorosos, fazendo com que assim fosse gerado o comentário de que a entrada na Faculdade de Diamantina era fácil, difícil era a conclusão do curso, uma vez que os professores eram rigorosos e sérios com a formação de excelentes profissionais.
DE CARVALHO, Walter José. Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina - Sua História. 1. ed. Diamantina: Gráfica Urgente, 2000.
FERNANDES, Antônio Carlos; CONCEIÇÃO, Wander. Caminhos do desenvolvimento: síntese histórica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 1953 - 2005. 1. ed. Diamantina: UFVJM, 2005.