A primeira colação de ocorreu no mesmo dia em que foi inaugurado o prédio da Faculdade, a sede do Diretório Acadêmico e também no mesmo dia houve a primeiro ato solene da Congregação. Todos esses acontecimentos marcantes ocorreram no dia 15 de dezembro de 1956.
Esse dia foi muito marcante para a Faculdade e para a cidade de Diamantina, levando em consideração a quantidade de eventos e as presenças ilustres que ali compareceram. Para começar, citaremos Juscelino Kubitschek, o Presidente da República, ele foi eleito paraninfo da turma e compareceu ao evento. Além dele, também estavam presentes políticos influentes da época como Tancredo Neves, Renato Azeredo e José Sette Câmara, e também o artista Cauby Peixoto. Por fim, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro impressionou a todos com uma bela apresentação.
Na tarde desse dia, aconteceu a inauguração do prédio da Faculdade. O Presidente da República e Paraninfo, JK, foi o responsável por descerrar a placa comemorativa da inauguração. Um fato bastante inusitado e que marcou os preparativos para a inauguração foi que os professores ajudaram na faxina geral para deixar o prédio impecável.
Logo em seguida, ocorreu a oficialização da sede do Diretório Acadêmico, nomeado de Professor Pedro Paulo Penido, personalidade importante para criação da Faculdade que estava presente. Naquela situação Penido foi o responsável por descerrar a cortina com um quadro com sua própria foto que inaugurava a sede e o Professor Catedrático e membro da Congregação Walter José de Carvalho ficou responsável por fazer uma bela saudação ao Professor Penido. Alí mesmo foi oferecido um pequeno coquetel a todos presentes e a cerimônia se encerrou.
A solenidade da Colação de grau ocorreu à noite, no Clube Acaiaca, contanto com quinze graduando. Juscelino naquela ocasião fez seu discurso de paraninfo, nele houve a leitura do Decreto Federal n° 40.574, de 18 de Dezembro de 1956, o qual reconhecia a Faculdade como um Estabelecimento de Ensino Superior aprovado pelo Ministério da Educação. Ao fim da cerimônia, aconteceu um baile no saguão do Hotel Tijuco, que contou com a brilhante presença de uma orquestra de músicos diamantinenses.
Com a oportunidade criada pela ocasião, houve também a primeiro ato solene da Congregação da Faculdade de Odontologia de Diamantina, grupo composto pelos professores catedráticos, criado com a intenção de direcionar as decisões importantes relativas a faculdade.
DE CARVALHO, Walter José. Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina - Sua História. 1. ed. Diamantina: Gráfica Urgente, 2000.
FERNANDES, Antônio Carlos; CONCEIÇÃO, Wander. Caminhos do desenvolvimento: síntese histórica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 1953 - 2005. 1. ed. Diamantina: UFVJM, 2005.