O curso de Enfermagem foi criado na FAFEOD no ano de 1997, contudo ele já era uma aspiração antiga de alguns professores, liderados pelo Professor João Antônio Meira. O desejo surgiu porque os enfermeiros eram uma carência no Vale do Jequitinhonha, fator que tornava mais complicadas as melhorias nos serviços de saúde. Essa ideia não havido tomado forma ainda, porque sempre esbarrava na Congregação, que discordava da criação do curso sob alegação de que poderia interferir diretamente na qualidade do curso de Odontologia, uma vez que o orçamento já era muito pequeno.
Contudo, no ano de 1984 a resistência foi quebrada e o curso foi aprovado pela Congregação, que cedeu devido as avaliações dos auditores do MEC que apontavam um alto custo por aluno na FAFEOD. Dessa maneira, foi escolhida uma comissão para elaborar o projeto do curso de Enfermagem que seria enviado ao MEC. Entretanto, mesmo após o projeto dado por finalizado, sempre encontrava entraves no MEC.
No ano de 1996, o então Diretor Geraldo Walter recebeu a indicação da Professora Maria Lúcia Cardoso dos Santos para colaborar com a parte específica da Enfermagem na FAFEOD. Ela já havia grande experiência na área, tendo em vista a sua atuação na autoafirmação do curso de Enfermagem no Brasil e montagem dos cursos de Enfermagem na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade Federal de Uberaba.
De fato, a Professora Maria Lúcia desempenhou papel muito notório, elaborando a parte específica da Carta Consulta e coordenando todo o processo de implantação do curso. Assim que enviado ao Ministério da Educação, o Diretor Geraldo Walter instalou o curso mesmo sem autorização do MEC, apenas com a aprovação do Conselho Nacional da Educação.
Os primeiro anos do curso foram muito difíceis, não haviam docentes, e as aulas eram dadas por professores locais em regime de cooperação. No primeiro ano do curso, os professores do ciclo básico da Odontologia foram aproveitados. Gradativamente foram sendo montados os laboratórios e a sala da antiga biblioteca foi reformulada para receber todos os alunos do ciclo básico de maneira conjunta.
Somente durante a gestão da Professora Mireile São Geraldo o curso de Enfermagem foi oficializado e a situação do corpo docente foi regularizada.
DE CARVALHO, Walter José. Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina - Sua História. 1. ed. Diamantina: Gráfica Urgente, 2000.
FERNANDES, Antônio Carlos; CONCEIÇÃO, Wander. Caminhos do desenvolvimento: síntese histórica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 1953 - 2005. 1. ed. Diamantina: UFVJM, 2005.