Como toda profissão, a odontologia necessitou do desenvolvimento de materiais e instrumentos específicos, a fim de permitir a prática da profissão e a promoção de saúde bucal para as diferentes populações.
A odontologia restauradora é o ramo da Odontologia responsável por realizar tratamentos que visam a reparação de dentes que se perderam ou que estão danificados.
Os afiadores na Odontologia possuem a função de deixar os instrumentos cortantes manuais com a parte ativa apta para desenvolverem sua função com excelência.
As esculturas em cera são utilizadas para que os discentes aprendam e memorizem a anatomia dos dentes, além de reforçar a habilidade manual.
Os modelos expostos abaixo foram confeccionados e usados com o intuito de ter uma melhor didática mostrando de maneira aumentada os formatos das cavidades e como os materiais restauradores poderiam se adaptar.
Os blocos em resina são usados como aliados na Dentística para que os movimentos se tornem mais precisos e assim as cavidades tenham maior qualidade.
Os manequins são utilizados na odontologia para mimetizar a campo de trabalho, sendo que eles podem ter os mais diversos fins, sendo utilizados para treinar desde preparos para amálgama até para procedimentos de periodontia.
Em seguida, estarão dispostos alguns macromodelos utilizações para tornar mais dinâmica a passagem de informação dos professores aos alunos. Eles estarão separados conforme a finalidade.
A mesa demonstrativa de preparos da Inodon tinha como intuito demonstrar a sequencia de preparo através de modelos em tamanho real dos dentes.
O amálgama é um material restaurador utilizado na odontologia, com propriedades que o permitem ser o material de eleição em restaurações posteriores sem interferência estética em que o paciente não é possui uma boa condição de higiene bucal.
O amálgama é um material restaurador na odontologia, portanto vem recebendo contribuições da tecnologia com o passar dos anos. Dessa forma, ele passou por diferentes formas de preparo com o tempo, indo desde a dosagem e mistura manual dos componentes até a mistura automática das cápsulas que já possuem a dosagem correta da liga e de mercúrio. A seguir estarão dispostos diversos materiais utilizados na preparação do amálgama, indo desde os instrumentos mais antigos até as mais atuais:
As balanças são utilizadas na Odontologia com o intuito de mensurar de maneira precisa a quantidade de determinado material que será utilizado em algum processo específico.
O carrossel projetor de slides como o próprio nome já diz era utilizado pelos professores para a projeção de slides referentes aos conteúdos das aulas.
Carrossel projetor de slide Kodac.
Os micromotores são instrumentos que servem como elemento motor para as peças de mão (contra-ângulo, motor de alta rotação e peça de mão).
A turbina de alta rotação é um instrumento utilizado em vários procedimentos odontológicos, sendo usado no desgaste da estrutura dentária em diversos procedimentos. Ele é utilizado com movimentação através do ar de compressores.
Contra-ângulos.
O lubrificante é utilizado para a conservação das estruturas que compões os motores odontológicos, como micromotores, turbina de alta rotação e contra-ângulos.
As escalas de cores são utilizadas na odontologia para a seleção da cor do material restaurador mais próximo do natural ou então para escolher qual será o resultado desejado no caso de alguns procedimentos.
Os fotopolimerizadores são aparelhos responsáveis por emitir uma luz azul no comprimento de onda responsável por ativar uma substância chamada canforoquinona, a qual está presente nas resinas e outros produtos odontológico. Dessa maneira, é possível entender a grande importância desse instrumento atualmente.
Os instrumentais são as ferramentas por quais a grande maioria dos procedimento se faz possível, eles são utilizados desde os procedimentos mais simples até nos complexos.
O processo de fundição consiste no processo de vazar o metal líquido em um molde. Na odontologia, são muitos os procedimentos que necessitam do instrumentos e materiais de metal, como por exemplo em alguns procedimentos da prótese.
O gesso é usado na odontologia com a finalidade de gerar modelos de estudo, sendo que é usado em diversas áreas, como por exemplo na confecção de próteses. Para que o gesso fique da melhor maneira para cada estudo, são necessários processos e equipamentos, alguns exemplos estarão dispostos nas imagens abaixo:
Para que uma prótese odontológica seja confeccionada diversos processos são necessários, para isso são necessários aparelhos e instrumentos específicos, sendo que alguns deles estarão dispostos logo abaixo:
Para a realização de pesquisas são utilizados os mais diversos equipamentos, sendo que irá depender de sua finalidade.
Pinça de Mohr. Ela é utilizada para parar ou interromper o fluxo de gases através de tubos flexíveis.
A cera odontológica é utilizada com diversas finalidade, atualmente é usada principalmente para confecção de esculturas, tomada de registros, e em laboratório para fundições. Antigamente, elas eram também muito utilizadas para moldagem.
As ligas metálicas odontológicas possuem ampla aplicação na odontologia, e cada utilização depende das características da liga. Alguns exemplos da aplicação são na confecção de Próteses Parciais Removíveis e a base para coroas metalocerâmicas. Logo a seguir, disponibilizaremos a imagem de algumas ligas que temos em nosso acervo:
As coroas provisórias, como o próprio nome já explicita, tem a indicação de estar temporariamente no lugar da coroa permanente. Ela tem a função de proteger o complexo dentino-pulpar, manter a integridade marginal do preparo, evitar problemas gengivais, cáries e protegendo como barreira física contra a sensibilidade.
O silicato é um material que foi utilizado inicialmente para realização de restaurações estéticas, no período em que ainda não existiam as resinas compostas. Atualmente, ele já possui aplicações como um cimento utilizado na endodontia.
A resina acrílica odontológica é um material de grande versatilidade dentro da odontologia, sendo utilizada em procedimento da ortodontia, restaurações e criação protética. Logo a seguir, será exibido um kit de manipulação desse material.
A resina composta foi uma dos grandes saltos para a odontologia restauradora, elas são ideais para restaurações estéticas diretas uma vez que possuem aparência e resistência similar a do dente. Com o passar do tempo foram surgindo diversos tipos de resina composta, as quais possuem diferentes indicações conforme suas propriedades. A seguir iremos apresentar alguns tipos de resina que estão presentes em nosso acervo virtual:
As restaurações provisórias são restaurações feitas de maneira temporária, para que o tratamento seja adequado até que a restauração permanente possa ser realizada. Elas podem ser realizada em diversos materiais e com o tempo os materiais foram ficando cada vez mais tecnológicos.
O site do Memorial Virtual da Odontologia ainda está sendo construído, dessa forma, modificações ainda podem ser feitas nas páginas e arquivo e matérias ainda adicionados.