Em junho de 1971 a Faculdade de Odontologia começou o processo de revezamento do cargo da Direção da instituição, obedecendo ao mandato de quatro anos que foi pressuposto pela Lei 5.540 de 28 de novembro de 1968. Além de seu mandato, devido as seus êxitos conseguiu mais um mandato "pro-tempore", por mais três anos, devido a abstenção dos outros membros de figurar na lista sêxtupla que era enviada ao Ministério da Educação e Cultura.
Em seu mandato, o Professor Augusto Cesar empreendeu um processo de expansão da Faculdade, o qual paulatinamente potencializou a instituição e aumentou as expectativas de futuro. Seus feitos foram os seguintes:
Implantação da reforma universitária, modificando o regime de anual para semestral, adotando o sistema de créditos e agrupando as disciplinas em Departamentos (Ciências Básicas, Odontologia Restauradora, Clínicas Odontológicas e Odontologia Social e Preventiva);
Reforma administrativa, implantando um novo Plano de Cargos e Salários e dando uma nova classificação a todo funcionalismo. Foram criados os Departamentos Administrativos, remunerando os cargos de chefia, que antes não recebiam verbas. Por fim, muitos professores passaram a ter uma jornada de 40 horas semanais.
Construção do Anexo I, na parte mais alta do terreno na rua da Glória, criando laboratórios para as disciplinas básicas, clínicas Protética, Radiológica, Odontopediátrica e Cirúrgica (com salas separadas para cirurgia maior e cirurgias menores). Além disso, no andar superior, foram construídas três salas amplas para aulas teóricas, a Biblioteca e a Clínica Protética.
Construção do Anexo II, na parte média do terreno na rua da Glória, dando origem ao Arquivo Geral, a Gráfica, a Lavanderia e a Oficina.
Resolução do contrato relacionado ao aluguel do prédio do Diretório Acadêmico;
Arrancada da Faculdade em direção as atividades de extensão universitária, as atividades extramurais, através de convênios com as Prefeituras de Diamantina, Datas, Inimutaba e Presidente Juscelino, o Movimento de Cristandade Comunitária (MOCRICO), a Cooperativa Artesanal Regional de Diamantina Ltda (CARDI), a Universidade de Brasília (UnB) e o Projeto RONDON;
DE CARVALHO, Walter José. Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina - Sua História. 1. ed. Diamantina: Gráfica Urgente, 2000.
FERNANDES, Antônio Carlos; CONCEIÇÃO, Wander. Caminhos do desenvolvimento: síntese histórica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 1953 - 2005. 1. ed. Diamantina: UFVJM, 2005.