Participação em júris de provas académicas internacionais
Participação em júris de provas académicas nacionais (fora da FEUP)
Participação em júris de concursos de carreira internacionais
Apresentações por convite no estrangeiro
Apresentações por convite no país
Seminários no país e no estrangeiro
Colaboração na edição de revistas
9. Júri de doutoramento no Brasil: Membro da “banca examinadora de qualificação da tese de doutorado” do discente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, André Roberto Guerra, Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba, em setembro de 2022 (convite).
8. Júri de doutoramento na Austrália: Arguente do doutorando Stamen Gadzhanov -- tese intitulada “A novel remote laboratory for motion control and feedback devices”, University of South Australia, Adelaide, em dezembro de 2013 (convite).
7. Júri de doutoramento na Estónia: Arguente do doutorando Igor Aleksejev -- tese intitulada “FPGA-based Embedded Virtual Instrumentation”, Tallinn Technical University, em fevereiro de 2013 (convite).
6. Júri de doutoramento no Brasil: Arguente do doutorando Frederico Menine Schaf -- tese intitulada “Arquitetura Modular para Ambientes Virtuais de Ensino de Automação com Suporte à Realidade Mista e Colaboração”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, em março de 2011 (convite).
5. Júri de doutoramento na Estónia: Arguente do doutorando Sergei Devadze -- tese intitulada “Fault Simulation of Digital Systems”, Tallinn Technical University, em julho de 2009 (convite).
4. Júri de doutoramento na Austrália: Arguente do doutorando Aaron Areege Mohtar -- tese intitulada “A Remote Laboratory for Testing Microelectronic Circuits on Silicon Wafers”, University of South Australia, Adelaide, em junho de 2009 (convite).
3. Júri de doutoramento no Brasil: Arguente do doutorando Luciano Andreatta Carvalho da Costa -- tese intitulada “A Avaliação da Aprendizagem no ensino de Estruturas: Epistemologia, Tecnologia e Educação à Distância”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, em junho de 2004 (convite).
2. Júri de doutoramento no Brasil: Arguente do doutorando Tarig Ali A. El Shheibia -- tese intitulada “Um Modelo de Monitoração de Pacientes na UTI usando Micro Servidor Web”, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, em outubro de 2003 (convite).
1. Júri de mestrado no Brasil: Arguente do mestrando Juarez Bento da Silva -- tese intitulada “Monitoramento, aquisição e controle de sinais elétricos, via Web, usando microcontroladores”, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, em julho de 2002 (agradecimento).
23. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Ruben Diamantino Garcia Bertelo, que defendeu a dissertação intitulada “Evaluation Methodologies of Dynamically Reconfigurable Systems in the Automotive Industry” (supervisão do Prof. Doutor Manuel Gradim de Oliveira Gericota do Instituto Superior Politécnico do Porto). Prova realizada no Instituto Superior Politécnico do Porto, a 27 de novembro de 2019.
22. Arguente na prova de doutoramento de Manuel Firmino da Silva Torres, que defendeu a dissertação intitulada “Modos de Trabalho Pedagógico e de Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior -- Um Estudo na Universidade do Porto” (supervisão da Prof. Doutora Carlinda Leite da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto). Prova realizada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto a 9 de abril de 2013.
21. Arguente na prova de doutoramento da Mestre Cristina Gaspar de Oliveira, que defendeu a dissertação intitulada “Ensino da Física em Cursos de Engenharia -- Percursos Colaborativos no Ensino Superior” (supervisão da Prof. Doutora Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa da Universidade de Aveiro). Prova realizada na Universidade de Aveiro a 27 de dezembro de 2011.
20. Arguente na prova de doutoramento do Mestre Ricardo Jorge Guedes da Silva Nunes da Costa, que defendeu a dissertação intitulada “An IEEE1451.0-compliant FPGA-based reconfigurable weblab” (supervisão do Prof. Doutor Gustavo Ribeiro Alves, do Instituto Superior Politécnico do Porto, e do Prof. Doutor Mário Zenha Rela, da Universidade de Coimbra). Prova realizada na Universidade de Coimbra a 21 de maio de 2014.
19. Arguente da prova de qualificação da doutoranda Helena Sofia Rocha Lopes, no âmbito do 1.º ano do curso de 3.º ciclo em Ciências da Educação, que defendeu o trabalho intitulado “Atividades Académicas e Oportunidades de Desenvolvimento Pessoal e Social de Estudantes do Ensino Superior”. Prova realizada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto a 28 de novembro de 2008.
18. Vogal no júri de Doutoramento do Mestre Renato Jorge Caleira Nunes, que defendeu a dissertação intitulada “Integração de Serviços para Edifícios Inteligentes” (supervisão do Prof. Doutor Carlos Alberto Jorge Serro do IST). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 25 de novembro de 1995.
17. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado José Armando do Carmo Santos, que defendeu a dissertação intitulada “Meios para Melhorar a Qualidade de Vida e a Autonomia de Pessoas com Necessidades Especiais” (supervisão do Prof. Doutor Renato Jorge Caleira Nunes do Instituto Superior Técnico). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 11 de outubro de 2004.
16. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Tiago Miguel Glória de Simões Lima, que defendeu a dissertação intitulada “Controlo Domótico: Abordagem Baseada em Regras e Agentes” (supervisão do Prof. Doutor Renato Jorge Caleira Nunes do Instituto Superior Técnico). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 14 de abril de 2004.
15. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Sérgio Jardim da Silva, que defendeu a dissertação intitulada “Sistema Modular para Monitorização e Controlo de Dispositivos Domóticos” (supervisão do Prof. Doutor Renato Jorge Caleira Nunes do Instituto Superior Técnico). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 14 de novembro de 2003.
14. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Pedro Miguel Florindo Miguens Matutino, que defendeu a dissertação intitulada “Conceção e Desenvolvimento de uma Rede Domótica” (supervisão do Prof. Doutor Renato Jorge Caleira Nunes do Instituto Superior Técnico). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 24 de abril de 2002.
13. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Rui Manuel Vasconcelos Ribeiro, que defendeu a dissertação intitulada “Sistema Eletrónico para Automatização de Linha de Produção Vinícola” (supervisão do Prof. Doutor João Paulo Cacho Teixeira do Instituto Superior Técnico). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 5 de junho de 1998.
12. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Ivan Caeiro Baptista, que defendeu a dissertação intitulada “TeleDomus: Um Sistema Domótico Programável com Acesso Remoto” (supervisão do Prof. Doutor José Carlos Martins Delgado do IST). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, em 25 de junho de 1997.
11. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado José Fernando de Jesus da Rocha, que defendeu a dissertação intitulada “Decimadores Digitais para Conversores Analógico-Digital de tipo Sigma-Delta” (supervisão do Prof. Doutor Victor da Fonte Dias do IST). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 13 de março de 1997.
10. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Mário Pereira Véstias, que defendeu a dissertação intitulada “Descodificação e controlo de ecrãs de cristais líquidos em agregados de células lógicas” (supervisão do Prof. Doutor Horácio Neto do IST). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 19 de dezembro de 1996.
9. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado José Miguel Ramirez Colaço Fernandes, que defendeu a dissertação intitulada “Monitorização de Corrente para Deteção de Defeitos em Circuitos Integrados” CMOS (supervisão do Prof. Doutor João Paulo Cacho Teixeira do Instituto Superior Técnico). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 1 de fevereiro de 1996.
8. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado António Manuel de Jesus Pereira, que defendeu a dissertação intitulada “Definição e Avaliação de um Sistema Hipermédia numa Experiência de Formação Profissional para Deficientes Cognitivos” (supervisão do Prof. Doutor Nelson Fernando Pacheco da Rocha da Universidade de Aveiro). Prova realizada na Universidade de Aveiro, a 18 de dezembro de 1995.
7. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Octávio Páscoa Dias, que defendeu a dissertação intitulada “Sistema de Monitorização de Baterias de Ácido-Chumbo” (supervisão do Prof. Doutor João Paulo Cacho Teixeira do IST). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 20 de abril de 1995.
6. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado João Sérgio dos Santos Assis, que defendeu a dissertação intitulada “Desenvolvimento de um Sistema de CAD Utilizando a Infraestrutura PACE” (supervisão da Prof.ª Doutora Maria Helena da Costa Matos Sarmento do IST). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 19 de abril de 1995.
5. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Vitor Manuel Esteves Antunes, que defendeu a dissertação intitulada “Calibração e Compensação Dinâmica de Desvio de Características num Contador Estático de Energia Elétrica” (supervisão da Prof.ª Doutora Isabel Maria Cacho Teixeira do IST). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 7 de novembro de 1994.
4. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Joaquim Paulo Bidarra Barbosa, que defendeu a dissertação intitulada “Contador Estático de Energia Elétrica” (supervisão da Prof.ª Doutora Isabel Maria Cacho Teixeira do IST). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 22 de setembro de 1994.
3. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado José Pedro Barradas Leitão de Abreu, que defendeu a dissertação intitulada “Ambiente Integrado para Projeto em Microeletrónica” (supervisão do Prof. Doutor Horácio Neto do IST). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 16 de maio de 1994.
2. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado João Manuel Ferreira Martins, que defendeu a dissertação intitulada “Mecanismos de Suporte à Interação com o Utilizador em Ambiente de Compilação de Silício” (supervisão da Prof.ª Doutora Maria Helena Sarmento). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 14 de outubro de 1993.
1. Arguente na prova de Mestrado do Licenciado Paulo Ferreira Godinho Flores, que defendeu a dissertação intitulada “Especificação Funcional de Sistemas Eletrónicos Digitais em Ambiente de Síntese” (supervisão do Prof. Doutor Horácio Neto). Prova realizada no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, a 30 de julho de 1993.
4. Por nomeação da Direção da Fakultet for Teknologi, Naturvitenskap og Maritime Fag, da University of South-Eastern Norway, participou em dezembro de 2019 no júri de concurso a “Professor in Electrical Engineering”, na mesma universidade (concurso de promoção na carreira), do Prof. Associado Dag Samuelsen (nomeação).
3. A convite da Norwegian University of Science and Technology (NTNU, Noruega), participou em junho de 2008, como especialista estrangeiro, no júri de concurso a “Professor Within Informatics” do Prof. Associado Per Gunnar Kjeldsberg (convite).
2. A convite do Buskerud College of Engineering, participou em novembro de 2004 no júri de concurso a “Professor in Computing (Embedded Systems)” do Prof. Associado Øystein Ra (convite).
A convite da University of Aberdeen (Escócia), emitiu em Novembro de 2001 um parecer sobre a candidatura do Dr. Lachlan MacKinnon à vaga FCS200A (Lecturer / Senior Lecturer), aberta por aquela universidade escocesa.
20. Germany: "Experiments in AI-assisted tutoring and assessment: Conclusions and near-term expectations", Ruhr-University Bochum (Computational Thinking in Mathematics 2025 conference), Bochum, Alemanha, 29 de agosto de 2025.
19. Brasil: "IA no ensino e aprendizagem: Avaliação discente e tutoria 24/7" (versão em EN), Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 8 de maio de 2025 (notícia publicada no órgão informativo da UFN).
18. Bélgica: “MOOCs and other educational resources at the Univ. of Porto”, HOME Project Policy Forum, Bruxelas, Bélgica, 28 de junho de 2016 (convite) (texto).
17. Cabo Verde: “O ensino superior e os desafios do acesso livre ao conhecimento”, 4.ª edição da Semana de Tecnologias -- Informática e Multimédia (Semana TIM 2016), Universidade de Cabo Verde, Cidade da Praia, 12 de maio de 2016 (convite).
16. Estónia: “Beyond Moodle – Challenges and Strategies for Higher Education Institutions", Technical University of Tallinn, 26 de fevereiro de 2013.
15. Angola: Keynote address by invitation of the Ministry of Higher Education, Science and Technology: “Ensino a distância em Portugal: Histórico, legislação, procedimentos, garantia da qualidade e aplicação do modelo de e-learning na graduação e na pós-graduação”, I Conferência Nacional do Ensino Superior, Luanda, 2-4 de julho de 2012 (convite). (Prezi) (texto)
14. Estónia: “Boundary-scan test for structural fault detection” (aberta também a estudantes de licenciatura) and “On using BS to improve the reliability and availability of reconfigurable hardware” (aberta também a estudantes de doutoramento), Technical University of Talllin, respetivamente a 4 e 5 de maio de 2009.
13. Austrália: “Remote laboratories for teaching and learning”, University of South Australia, Adelaide, 23 de janeiro de 2009.
12. Alemanha: “Pedagogical effectiveness of web-based laboratory experiments: Myth or reality?”, Universität Bremen, 25 de janeiro de 2006.
11. México ("conferência magistral"): "Improving the dependability of dynamically reconfigurable hardware by concurrent replication of active resources", 7th International Conference on Control, Virtual Instrumentation, and Digital Systems (CICINDI 2005) (conferência organizada pelo Centro de Investigação em Computação do Instituto Politécnico Nacional), Cidade do México, 8 de setembro de 2005 (anúncio) (convite).
10.Brasil: "O laboratório do futuro: Bancadas remotas / virtuais, modelo de aprendizagem”, Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, Paraná, 30 julho 2004; repetida na União Educacional do Médio Oeste Paranaense, Assis Chateaubriand, Paraná, Brazil, 2 de agosto de 2004 (certificado) (recorte de imprensa em O Paraná, 13 de agosto de 2004).
9. Brasil: "A experimentação remota servirá para alguma coisa?", Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 30 julho 2003; repetida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1 de agosto de 2003 (convite).
8. Reino Unido (Escócia): “The 1149.4 IEEE standard for mixed-signal testing”, Institute for System Level Integration (Alba Centre), Livingston, 20 de setembro de 2001 (convite).
7. Brasil: “Ensino via Web: critérios de seleção de ferramentas, relato de um caso de estudo na FEUP e perspetivas de futuro”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 9 de agosto de 2000 (convite).
6. EUA: “Reusability of the BST infrastructure during the product lifecycle: limitations, requirements and possible solutions”, University of Michigan, Ann Arbor, 28 de junho de 1999 (convite).
5. Noruega: “Digital (1149.1) and Mixed-Signal (P1149.4) Scan Infrastructures: New Developments and Flexible Training Materials”, SINTEF, Oslo, 16 de junho de 1999 (convite).
4. Noruega: “BST reuse beyond structural test: Extending the application domain of this test technology”, Buskerud University College, Kongsberg, 21 de setembro de 1998 (convite).
3. Espanha: "Smart Houses and Technology for People with Limited Mobility", "Disability, New Technologies and Independent Living" (conferência organizada pela ASPID: Associació de Paraplègics i Discapacitats Físics de Lleida), Lérida (Catalunha, Espanha), 18 de outubro de 1997 (convite) (recorte de imprensa em La Mañana, 19.10.1997).
2. Finlândia: "Information Technologies to Improve the Quality of Life", "Services for Independent Living" (seminário organizado pelos projetos europeus COST 219 e COST 220 -- Cooperation in the field of Scientific and Technical Research), Joensuu, 20 de junho de 1995 (convite).
Noruega: “Test pattern generation methodology for boundary-scan test boards”, Universidade de Trondheim, 21 de março de 1990 (convite).
(as apresentações que constam da categoria "conferências sem atas / posters / comunicações orais" foram propostas pelo autor, aquelas que são aqui apresentadas resultaram de convites que lhe foram expressamente dirigidos para esse fim)
21. Coimbra: “Política Geral e Ensino”, apresentação realizada na sessão (com o mesmo nome) que integrou o programa do V Congresso da SEDES: 50 Anos a Pensar PORTUGAL – Reforma do Ensino Superior, organizada na Universidade de Coimbra, 21 de novembro de 2021.
20. Porto e online: "A pandemia como oportunidade para criar novos paradigmas educativos", a convite da Federação Académica do Porto na Conferência de Inovação Pedagógica, 23 de março de 2021 (este texto foi igualmente publicado no jornal Observador, no mesmo dia do evento).
19. Online: "E-Skills", no âmbito do seminário Tomorrow Summit organizado pela Federação Académica do Porto, 25 de novembro de 2020.
18. Aveiro: “Inovação no Ensino e nas Ofertas Formativas”, intervenção realizada na sessão (com o mesmo nome) que integrou o programa da 2.ª Convenção do Ensino Superior: “Investigação, Inovação e Ensino: os desafios para 2030”, organizada na Universidade de Aveiro, 15 de março de 2019
17. Vila Real: “Organização da Auditoria A3ES ao Sistema Interno de Garantia de Qualidade (ASIGQ) na U.Porto” (apresentação do Google Site criado para esse efeito), no âmbito da preparação do processo ASIGQ na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 15 de abril de 2019 (a convite da equipa reitoral e apresentada a “elementos da Reitoria, presidentes de escola, presidentes de Conselhos Científicos e Conselhos Pedagógicos, diretores de centro de investigação, diretores de departamento e diretores de Serviço”).
16. Lisboa: “Online education at the University of Porto”, no âmbito do seminário intitulado “Open Online Learning: an answer to societal challenges”, organizado pelo e-Learning Lab da Universidade de Lisboa, 15 de novembro de 2017.
15. Coimbra: “Garantia da qualidade no ensino e aprendizagem”, no âmbito do “II Congresso Internacional Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino: novos referenciais para a avaliação das organizações educativas”, organizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 20 de outubro de 2017.
14. Maia: “Yet Another Education Revolution?”, no âmbito do programa de formação de quadros superiores da empresa Sakthi Portugal, 14 de junho de 2017.
13. Braga: “«We Are Here to Offend You!» A educação e a transformação digital”, no âmbito do encontro anual organizado pela Federação Académica do Porto, 24 de setembro de 2016.
12. Leiria: “Desafios do Ensino a Distância nas Instituições de Ensino Superior presenciais”, no âmbito do “Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria, 11 de dezembro de 2015.
11. Porto: “Internal resistance to change: New teaching methods”, no âmbito do “2.º Seminário Internacional sobre a Direção Estratégica do Ensino Superior” organizado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP / IPP), 23 de junho de 2015.
10. Porto: “Ensino Superior a Distância e em Rede”, no âmbito do Seminário sobre Educação Informal organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 10 de abril de 2015.
9. Braga: “Mutações pedagógicas num mundo low-cost”, no âmbito do encontro anual organizado pela Federação Académica do Porto, 17 de outubro de 2014.
8. Porto: “Teaching and Learning in a Brave New World”, no âmbito do seminário “O Século XXI é da Educação: A Universidade da Era Digital”, organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 1 de julho de 2014.
7. Porto: “A dependência tecnológica na era das Google Apps: (R)evoluções tecnológicas e transformações do paradigma educativo”, no âmbito da celebração do Dia da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, 31 de maio de 2013 (cf. texto de apoio).
6. Porto: “O fim dos conteúdos pedagógicos? (R)evoluções tecnológicas e transformações do paradigma educativo”, no âmbito do Fórum Pedagógico da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, 15 de maio de 2013 (cf. texto de apoio).
5. Porto: “Visita guiada às Google Apps for Education”, no âmbito das “Jornadas Pedagógicas da FPCEUP”, organizadas pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 8 de maio de 2013.
4. Porto: “A Era pós-Moodle Metodologias e desafios na utilização das TIC na Educação”, no âmbito da “Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto”, 18 de janeiro de 2013.
3. Porto: “Do E-learning à EaD: Uma estratégia para a U.Porto”, no âmbito do Conselho Coordenador do Modelo Educativo da Universidade do Porto, 7 de dezembro de 2012.
2. Coimbra: “EaD x ES tradicional: Uma (r)evolução em curso”, no âmbito do Encontro Nacional de Dirigentes Associativos do Ensino Superior Particular e Cooperativo, 24 de novembro de 2012.
1. Porto: “Laboratórios remotos para o ensino e aprendizagem”, no âmbito da V Workshop eLearning@UP, 8 de janeiro de 2009.
5. U.Porto (FLUP e online): "As salas de aula omnipresentes: A sala de aulas é em todo o lado!", apresentação de um modelo “flipped-classroom” adaptado à deslocalização da prática letiva, centrado na sala de aulas, mas independente dela, com o objetivo proporcionar uma experiência educativa de qualidade, qualquer que seja o palco em que se situa cada ator (presencial / distância), Porto, 16.12.2021 (anúncio).
4. Universidade Portucalense (online): ”A Sala de Aulas Omnipresente”, um seminário sobre o desenvolvimento de modelos centrados no estudante, baseados em “flipped-classrooms” e “blended-learning”, Porto, 22 de abril de 2020 (anúncio).
3. University of South-Eastern Norway: ”Don’t Lecture”, um seminário sobre a transformação de paradigmas pedagógicos, Kongsberg, Noruega, 17 de dezembro de 2018.
2. Høgskolen i Buskerud og Vestfold: ”Flipped (e-)classrooms: Active learning environments based on BIBSYS' edX server and Google Apps”, um seminário sobre práticas letivas “flipped-classroom” baseadas na disponibilização online de conteúdos pedagógicos, Kongsberg, Noruega, 11 de dezembro de 2014.
1. Porto Business School: “Flipped (e-)classrooms: Active learning environments based on BIBSYS' edX server and Google Apps”, um seminário sobre o desenvolvimento de práticas letivas “flipped-classrooms” com base em ferramentas da Google, Porto, 29 de agosto de 2013 (anúncio | O inquérito conduzido pela PBS no final da sessão indicou que 15 das 17 pessoas que responderam “pensa colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos”).
O trabalho de revisão de artigos para revistas, no período em que esta informação foi registada pelo autor para a produção dos relatórios de exclusividade, foi o seguinte:
ACM Transactions on Design Automation of Electronic Systems em 2009 (outubro)
Advanced Technology for Learning Journal (ActaPress) em 2006 (setembro)
Control Engineering Practice Journal em 2005 (número especial dedicado à conferência IFAC INCOM 2004: International Federation on Automatic Control, Symposium on Information Control Problems in Manufacturing) e 2003 (abril)
IEE Proceedings - Computers and Digital Techniques em 2012 (outubro), 2006 (janeiro) e 2000 (abril)
IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologías del Aprendizaje em 2020 (setembro) e 2021 (abril)
IEEE Transactions on Education em 2003 (maio) e 2001 (setembro e maio)
IEEE Transactions on Industrial Electronics em 2009 (junho)
IEEE Transactions on Learning Technologies em 2009 (abril)
IEEE Transactions on Software Engineering em 2001 (outubro: número especial sobre Rapid Systems Prototyping)
IET Computers and Digital Techniques em 2012 (outubro) e 2008 (dezembro)
International Journal of Online Engineering (atualmente International Journal of Online and Biomedical Engineering) em 2008 (dezembro)
Journal of Electronic Testing: Theory and Applications (JETTA) em 2006 (setembro) e 2004 (abril)
Studies in Higher Education (Taylor & Francis) em 2011 (julho)
Para além destes trabalhos de revisão, integrou os comités editoriais das seguintes revistas científicas:
International Journal of Quality Assurance in Engineering and Technology Education: pertenceu ao “International Editorial Review Board”, entre dezembro de 2011 e novembro de 2013
International Journal of Online Engineering (atualmente International Journal of Online and Biomedical Engineering), entre a sua fundação em 2005 e 2012: “Editorial Board” (tendo sido autor do “Guest editorial” no número que reuniu uma seleção dos artigos publicados na conferência REV 2007, por si organizada).
A seguir: Atividades pedagógicas -- Coordenação de projetos pedagógicos