Atividades de avaliação
Atividades de consultoria
Avaliação de projetos I&DT
Curso livre FEUP/Qimonda
Outros cursos de formação profissional / especialização tecnológica
O convite referido na secção que encerra o capítulo anterior foi renovado pelo Professor Alberto Amaral em 2020, agora com o objetivo de integrar o grupo de peritos que constituiu a “Comissão para o Ensino a Distância” e que veio a ser responsável pela primeira ronda de avaliações de propostas de CE nesta modalidade, após a entrada em vigor do decreto-lei anteriormente referido. No âmbito deste grupo de peritos, participou nas Comissões de Avaliação Externas (CAE) que avaliaram cinco propostas (duas licenciaturas, um mestrado e dois doutoramentos), tendo presidido a quatro dessas CAE. A atividade da Comissão decorreu durante o período de um ano, entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, tendo cessado funções quando foi criada pela A3ES a Comissão Temática de Avaliação que a substituiu.
Elaborou em 2005 um parecer de avaliação do mestrado europeu conjunto MARE (“Joint European Master Degree Programme of Remote Engineering”).
Fez parte da Comissão de Avaliação da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Computadores da Universidade da Madeira, criada no ano de 1997 com o objectivo de preparar o processo de acreditação do Licenciatura de Engenharia de Sistemas e Computadores na Ordem dos Engenheiros e de preparar um Curso de Bacharelato na Área de Informática.
No âmbito de um protocolo celebrado entre a Universidade do Porto e a Universidade da Madeira, prestou o autor a esta universidade serviços letivos e de consultoria na segunda metade dos anos 1990, compreendendo a lecionação de diversas unidades curriculares do 1.º e 2.º anos da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Computadores (LESC), a avaliação desta mesma licenciatura para acreditação na Ordem dos Engenheiros e a proposta de um bacharelato na área da informática.
No seguimento do do projeto INSIGHT II, que terminou no ano 2000, o autor passou a ser regularmente convidado para lecionar no Buskerud College of Engineering (BUC, em Kongsberg, Noruega) um curso breve na área do teste. Para permitir o enquadramento desta atividade, foi celebrado pela primeira vez em 2001 um protocolo entre a FEUP e o BUC, que lhe permitia a prestação de serviços de consultoria académica e de investigação na área do projeto e teste de sistemas digitais. No âmbito deste protocolo, passou a visitar anualmente aquela instituição de ensino superior para lecionar cursos de curta duração, cobrindo principalmente a área do teste por varrimento periférico (IEEE 1149.X). Estes cursos eram suportados por sites criados especificamente para esse efeito, continuando disponíveis aqueles que foram criados em 2002, em 2003, em 2004 e em 2005, bem como o site comum que o autor passou a usar a partir desse ano, cujo conteúdo era também distribuído a todos os participantes na forma de CD-ROM. Entre 2006 e 2008 esta colaboração enquadrou também a participação da FEUP no mestrado internacional IMPACTS -- uma parceria académica que envolveu ainda a Universidade de Abertay (Dundee, Escócia) (cf. recorte de imprensa no jornal Laagendalsposten, 17 de junho de 2006).
Avaliador de candidaturas a bolsas de mestrado e doutoramento solicitadas à Comissão Europeia no âmbito do Programa Alban (European Union Programme of High Level Scholarships for Latin America) em abril de 2004.
Por convite da Comissão Europeia, foi avaliador de candidaturas submetidas ao programa AIM (Advanced Informatics in Medicine) em 1993 e em 1994.
Por ter resultado diretamente do sucesso do projeto pedagógico TSEL (FEUP / Qimonda), apresentado na secção dedicada à Coordenação de Projetos Pedagógicos, e pela importância que representa como exemplo de um curso de especialização tecnológica organizado em parceria entre a universidade e uma empresa, apresenta-se nesta secção separadamente o curso livre FEUP/Qimonda, por cuja organização o autor foi responsável. Este curso decorreu ao longo de 14 semanas, entre 20 de fevereiro e 4 de junho de 2008, e teve por destinatários principais estudantes finalistas de vários cursos da FEUP e engenheiros da empresa, num total de c. 45 pessoas (cf. Jornal de Notícias de 21.02.2008).
Envolvendo um total de 22 formandos, o curso usou para a distribuição de conteúdos o servidor Moodle da FEUP, podendo a listagem PDF dos conteúdos de cada módulo ser consultada no relatório final desta iniciativa, onde se inclui igualmente o resultado do inquérito final feito aos participantes.
As dificuldades económicas por que a empresa começou a passar a partir de 2008, já referidas quando se apresentou o projeto TSEL (FEUP / Qimonda), impediram a reedição do curso em 2009 e acabaram por ditar o fim de uma atividade que, se não fosse a crise financeira de 2007/08 e as profundas consequências para diversos mercados, incluindo o de semicondutores, teria com toda a certeza continuado a constituir uma atividade de grande importância para a extensão da missão da universidade, sobretudo considerando que a Qimonda era à época o maior exportador nacional, representando o segundo maior investimento estrangeiro no nosso país.
8. Lecionou uma ação de formação integrada no curso “Design for Test”, por si organizado em 31 de outubro de 2006 no Buskerud College of Engineering (Kongsberg, Noruega), tendo por público-alvo estudantes finalistas e engenheiros de desenvolvimento de empresas da região. O curso teve a duração de um dia e compreendeu três partes: “Overview of IEEE 1149.X test standards” (a sua), “JTAG Technologies solutions for testing and in-system programming” (apresentada por Arve Bekkevold da empresa Nortelco Electronics AS) e “Boundary-scan in practice -- the user’s perspective” (apresentada por Øyvind Kolset da empresa Kongsberg Defence and Aerospace) (cf. o anúncio do seminário e os slides da sua apresentação).
7. Lecionou um curso com a duração de 12 horas, a convite da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis (Departamento de Informática e Estatística), Brasil, entre 1 e 3 de Julho de 2002. Intitulado "Introdução ao Projeto com Sistemas Digitais e Microcontroladores", este curso teve por objetivo apresentar, a estudantes de pós-graduação e a docentes, a forma de lecionar aquelas matérias com base no livro com o mesmo título, de que é autor, e do site de apoio por si criado para esse efeito.
6. Lecionou um curso com a duração de um dia (8 horas), em Kongsberg, Noruega, a 16 de Março de 2001, numa iniciativa conjunta do projeto Leonardo da Vinci ALLEGRO (referido com o #13 na secção relativa à coordenação de projetos científicos) e dum projeto norueguês liderado pelo ITTF ("Produksjonstest for moderne elektronikkproduksjon"). Intitulado “The 1149.4 IEEE standard for mixed-signal testing”, este curso teve por destinatários engenheiros de projeto de empresas participantes, num total de 16 pessoas (cf. as transparências usadas nesta ação).
5. Lecionou um curso com a duração de dois dias (16 horas) em Kongsberg, Noruega, a 21 e 22 de Setembro de 1998, integrado no projeto Leonardo da Vinci INSIGHT II (referido com o #9 na secção relativa à coordenação de projetos científicos). Intitulado “BST Reuse Beyond Structural Test: Extending the Application Domain of this Test Technology”, este curso teve por destinatários estudantes finalistas e engenheiros de projeto de empresas da região, num total de cerca de 40 pessoas, divididas de forma aproximadamente igual entre os dois tipos referidos (cf. os textos de base e as transparências usados nesta ação).
4. Coordenou as seguintes ações de formação profissional organizadas pelo FUNDETEC, entre 1989 e 1993, nas quais também lecionou (todas com a duração de 900 horas): “Informática Industrial” (1991, 1992 e 1993), “Eletrónica Industrial” (1990) e “Quadros Médios Especializados em Eletrónica de Processos Industriais” (1989).
3. Foi o responsável pela lecionação de uma ação de formação profissional organizada pela AURN (Associação das Universidades da Região Norte), durante o ano de 1987, intitulada “Técnicos de Informática Industrial”.
2. Foi o responsável pela lecionação de várias ações de formação profissional para técnicos de eletrónica na Texas Instruments, organizados com o apoio do Fundo Social Europeu, durante os anos de 1986 e 1987, intituladas “Eletrónica Básica” e “Eletrónica Digital e Microprocessadores”.
1. Foi o responsável pela lecionação de várias ações de formação profissional, no âmbito de cursos organizados pelo CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica), no Porto, durante os anos de 1985 e 1986, intituladas “Eletrónica Básica”, “Eletrónica de Potência” e “Fontes de Alimentação”.
A seguir: Atividades de extensão -- Divulgação de ciência e tecnologia