A ansiedade é um sentimento normal em resposta a um estímulo específico, como falar em público ou encarar uma situação difícil. Já o transtorno de pânico é uma condição crônica na qual a pessoa sofre ataques de pânico, ou crises de ansiedade, que ocorrem com bastante frequência.
O transtorno do pânico costuma afetar negativamente a qualidade de vida da pessoa, pois além das crises de ansiedade, os portadores do transtorno podem apresentar outros sintomas, como dor de cabeça, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), tremores, sudorese excessiva, entre outros.
A maioria das pessoas que tem transtorno do pânico não sabe o que está acontecendo e, por isso, fica com medo de ter outro ataque. Essa sensação de medo e desconforto gera ansiedade e pânico, que leva a mais crises.
Muitas vezes, os portadores do transtorno do pânico não conseguem identificar o estímulo que desencadeia a crise de ansiedade. Isso pode ser muito frustrante, pois a pessoa fica sem saber como lidar com a situação.
Os tratamentos para o transtorno do pânico podem ser divididos em dois grupos: medicamentos e psicoterapia. Os medicamentos são usados para reduzir a ansiedade e os sintomas relacionados a ela. Já a psicoterapia é usada para ajudar a pessoa a identificar e lidar com os pensamentos e sentimentos que desencadeiam a crise de ansiedade e também para tratar as causas psicológicas do transtorno.
O transtorno do pânico é uma manifestação extrema do sentimento de desamparo, vulnerabilidade e abandono. É como se a pessoa estivesse sentindo que o mundo está caindo em cima dela, que não há mais saída e que tudo está perdido. O pânico é um sinal de alerta, um aviso de que algo ruim está acontecendo. Quando a pessoa tem esse problema, ela tende a evitar situações onde possa se sentir assim novamente.
A hipnoterapia é um tratamento eficaz para o transtorno do pânico. Segundo estudos, a hipnoterapia reduz os sintomas do transtorno do pânico, sendo mais eficaz do que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou a terapia de relaxamento. Os sintomas do transtorno do pânico incluem taquicardia, sudorese, tremores, sensação de morte iminente, sensação de asfixia e desmaio. A hipnoterapia é capaz de reduzir estes sintomas, promovendo a estabilidade emocional do paciente. A hipnoterapia é uma terapia de "suggestion", isto é, o terapeuta utiliza sugestões para influenciar o comportamento do paciente. Estas sugestões podem ser direcionadas para o tratamento do pânico, o que ajuda a reduzir os sintomas. Ela é um tratamento seguro, pois o paciente continua a ter controle sobre seu próprio corpo e mente. O paciente também é capaz de interromper a terapia a qualquer momento. Para ser beneficiado pela hipnoterapia, é necessário que o paciente esteja disposto a trabalhar conjuntamente com o terapeuta. É importante que o paciente faça as sessões regularmente e cumpra com as orientações do terapeuta.
A hipnose é um procedimento que induz um estado de transe, o que permite acessar as camadas mais profundas da mente. Dessa forma, é possível identificar e tratar experiências que causam sentimentos de abandono e vulnerabilidade. Esse processo é bastante útil para pessoas que sofrem com problemas emocionais, ansiedade, depressão e outros distúrbios relacionados. A hipnose fortalece o psiquismo do paciente, proporcionando-lhe maior equilíbrio emocional. É uma técnica segura, confortável e eficaz, que vai ajudar você a superar os problemas que estão te impedindo de ter uma vida plena e feliz.
Marque sua sessão e comece a transformar o que você deseja!
Estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida. Entre em contato comigo através do Whatsapp (62) 98217-1845.
Victor Lawrence Bernardes Santana
Psicólogo CRP04/46635