A Depressão ou Transtorno Depressivo Maior é uma doença que afeta principalmente o humor psicológico, entretanto ela não se restringe a isso, também afetando a saúde do deprimido por completo, o corpo, os pensamentos e a forma de compreender e se relacionar com o mundo. Nesse quadro o indivíduo pode ser acometido por uma sensação de tristeza profunda, falta de energia, desânimo e desinteresse. Dependendo do grau da depressão até mesmo as coisas que pessoa mais gostava de fazer se tornam cansativas e enfadonhas.
As recaídas nos pacientes que alcançaram apenas remissão parcial dos sintomas durante um episódio depressão são de 76%, e de 25% nos pacientes que alcançaram remissão total (1). Os riscos de recaída aumentam até cinco vezes nos pacientes que apresentam remissão parcial (2). Em geral, 75% a 85% das pessoas que tiveram um episódio de depressão apresentam pelo menos uma recorrência ao longo da vida (3). A alta porcentagem de recorrência significa que o tratamento apenas farmacológico, muito embora frequentemente supere o episódio inicial, não consegue evitar as recorrências na maioria das pessoas. Pacientes que apresentam um episódio de depressão associado a um distúrbio do sono, e após o tratamento se recuperam da depressão, mas persistem com o distúrbio do sono, tem alto risco para apresentar recorrência da depressão (4).
É importante notar que os medicamentos psiquiátricos sem a psicoterapia não conseguem alcançar uma melhora completa do quadro depressivo, pois não aliviam os fatores de risco que contribuem para a depressão, por exemplo:
· problemas no casamento;
· uma situação infeliz no trabalho;
· conflitos familiares;
· déficit em habilidades sociais;
· distorções cognitivas (maneiras disfuncionais de pensar, perceber e sentir do paciente);
Oferecer tratamento farmacológico aos pacientes com depressão é útil, desde que não haja contraindicação formal e específica, mas não é suficiente.
Iniciar o tratamento da depressão com medicamentos pode ser útil devido eles demorarem em média de 2 a 4 semanas para começarem a obter respostas. Embora a única forma de se saber que um determinado medicamento surtirá efeito em um caso específico, seja esperando a resposta clínica acontecer. Desta maneira, no início do tratamento medicamentoso, pode-se levar algum tempo até acertar o medicamento e a dosagem corretos. Portanto deve ser oferecido também o tratamento psicológico, porque a depressão pode ser revertida pela modificação da maneira como as pessoas pensam, pelo modo como tomam decisões e pela maneira como interagem com os ouros. O objetivo do tratamento da depressão é a remissão completa de todas as manifestações clínicas do episódio depressivo e a manutenção da remissão. Não apenas simplesmente a melhora ou remissão de alguns sinais e sintomas.
O tratamento por meio da Hipnose Clínica centra-se na solução de dificuldades, ensinando o paciente a desenvolver suas habilidades para resolver problemas especialmente relacionados com manifestações clínicas. São estabelecidas metas para serem atingidas visando as funções cognitivas específicas, as disfunções cognitivas específicas, os comportamentos específicos, os distúrbios do sono, em especial a insônia, habilidades específicas para ensinar ao paciente. Nos pacientes com depressão os pensamentos automáticos que temos durante o dia costumam focalizar temas de perda e podem ser considerados como autossugestões. Tais pensamentos durante a hipnoterapia são identificados, desafiados e substituídos por autossugestões mais adequadas.
Os pacientes que são tratados pela hipnose clinica percebem que a cada dia ao executar a auto hipnose ficam cada vez mais relaxados. Em decorrência da terapêutica e como consequência de experiênciar a auto hipnose, eles percebem que podem sobrepujar os desafios da vida todos os dias. Enquanto praticam a auto hipnose diariamente focalizam mais no sucesso, mais em serem vencedores, mais em serem bem-sucedidos. Ao praticarem auto hipnose vão se tornando cada vez mais otimistas. A hipnose potencializa as capacidades preexistentes nos indivíduos, amplia a impressão de experiências positivas e reduz a impressão de experiências desagradáveis.
O objetivo do tratamento pela hipnose é orientar o paciente a entender corretamente as situações, identificando a situação que merece uma resposta impessoal e quais recursos ele dispõe para essa necessidade. A hipnose pode reduzir a ansiedade, a agitação, as ruminações e resolver os distúrbios do sono, especialmente a insônia, que é muito frequente nesses pacientes. Um fator básico no tratamento pela hipnose é ensinar ao paciente a reconhecer e tolerar a ambiguidade, isto é, a falta de significado claro associado às várias experiências na vida de alguém. Porque o paciente aprende que os seus pensamentos projetados para o futuro são potencialmente perigosos e então necessitam de exame adicional antes de serem aceitos. Ele aprende a identificar, avaliar e autocorrigir suas projeções injuriosas. As habilidades cognitivas podem ser mais facilmente aprendidas por meio da hipnose.
Assim o que se pretende fundamentalmente no tratamento com a hipnose clínica é:
· ensinar o paciente a reconhecer rapidamente a ambiguidade em diferentes situações;
· estar em guarda contra a própria tendência de interpretar tais eventos de alguma maneira padronizada e dolorosa que pode não ser objetivamente verdadeira;
· desenvolver a tolerância para ambiguidade, que permite sentir conforto mesmo não conhecendo ou sábado as coisas.
Durante o tratamento se é trabalhado as circunstancias estressantes da vida do paciente, conflitos conjugais, histórico de abuso físico ou sexual, déficit de habilidades sociais, dificuldades no autogerenciamento, dificuldade para resolver problemas, modos disfuncionais de pensar, insônia, sensação de fadiga, ambuiguidade e expectativas negativas.
O paciente deprimido geralmente se encontra há muito tempo na mesma situação, com os mesmo pensamentos, sentimentos, considerando-se incapaz de sair do fundo do poço, achando que as condições que machucam na vida permanecem estáveis e sua expectativas quanto ao futuro são negativas, porque sua crença é de que nada pode mudar. Sua percepção de variabilidade é vital para a recuperação da depressão. No tratamento é modificada a estrutura de como o paciente pensa ou de como ele se relaciona com as pessoas.
A hipnose proporciona o acesso aos recursos internos do paciente permitindo o seu desenvolvimento. Ela facilita o aprendizado experiencial, estabelece associação terapêutica mais focalizada, interrompe a experiência usual do paciente (velhos padrões) e amplia sua flexibilidade. As bases da depressão estão nas expectativas negativas, na interpretação negativas dos eventos e na autoavaliação negativa. Assim o tratamento visa estabelecer expectativas positivas em vários contextos específicos, a partir de técnicas como a projeção de idade, criando uma visão positiva e motivante do futuro. As expectativas positivas podem ser realistas e ocorrer dentro de um esquema que possa converter a promessa de expectativas na realidade de um objeto alcançado.
Marque sua sessão e comece a transformar o que você deseja!
Estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida. Entre em contato comigo através do Whatsapp (62) 98217-1845.
Victor Lawrence Bernardes Santana
Psicólogo CRP04/46635