Borderline ou Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL) é uma condição mental na qual as pessoas têm problemas com a autocontrole de suas emoções, pensamentos e comportamentos. Elas podem ser instáveis em seus relacionamentos, labilidade emocional e autoconfiança. No fundo, as pessoas com TPL sentem uma grande necessidade de ser aceitas e amadas. No entanto, elas frequentemente agem de maneiras que as colocam em situações de risco ou desconforto.
O TPL é um transtorno de personalidade, ou seja, uma condição na qual a pessoa tem problemas com a autocontrole de suas emoções, pensamentos e comportamentos. Pessoas com esse transtorno têm um problema em estabelecer um limite saudável entre si mesmas e o mundo exterior. Elas tendem a viver em uma constante agitação emocional, sentindo-se instáveis nos relacionamentos, na autoconfiança e na estabilidade emocional.
As pessoas com TPL têm uma enorme necessidade de ser aceitas e amadas. No entanto, elas às vezes agem de forma que as colocam em risco ou desconforto. Elas podem ser impulsivas e agir sem pensar nas consequências. Elas também podem ser instáveis em seus sentimentos, o que significa que podem rapidamente mudar de humor de um momento para o outro. Sua autoconfiança é bastante frágil, o que significa que elas podem se sentir facilmente rejeitadas.
Embora as causas do TPL ainda sejam um mistério para os cientistas, alguns estudos sugerem que é possível que ele esteja ligado a uma falha no desenvolvimento da região do cérebro que regula as emoções. Isso pode levar as pessoas com TPL a experimentar uma intensa ansiedade, depressão e raiva. A maioria das pessoas com TPL precisa de tratamento para melhorar sua condição. O tratamento pode envolver psicoterapia, medicamentos e mudanças no estilo de vida. A maioria das pessoas com TPL responde bem ao tratamento, e com o tempo é possível que elas aprendam a gerir melhor as suas emoções e relacionamentos.
A hipnose clínica pode ser uma importante ferramenta no tratamento do borderline. A hipnose é um estado de consciência alterado, no qual a pessoa está mais receptiva às sugestões. A hipnose clínica pode ajudar a reduzir os sentimentos de insegurança e ansiedade, e a promover a estabilidade emocional. Além disso, a hipnose clínica pode ajudar a melhorar as relações interpessoais, e a reduzir os comportamentos impulsivos e autodestrutivos. Por meio da hipnose clínica, os terapeutas podem ajudar os borderline a se conhecerem melhor e a entenderem as fontes de seu sofrimento. Além disso, a hipnose clínica pode ajudar os borderline a lidar com os problemas emocionais e comportamentais que os afetam negativamente. Quando o borderline recebe tratamento adequado, é possível que ele ou ela viva uma vida mais saudável e feliz.
Por isso, se você acredita que apresenta os sintomas de borderline, ou outros sintomas que podem estar te causando sofrimento, marque uma sessão e comece a transformar isso que você está passando.
Marque sua sessão e comece a transformar o que você deseja!
Estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida. Entre em contato comigo através do Whatsapp (62) 98217-1845.
Victor Lawrence Bernardes Santana
Psicólogo CRP04/46635