A auto estima diz respeito ao quanto você se valoriza no que diz respeito a si mesmo e também em relação aos seus relacionamentos. Ela está relacionada com suas capacidade para lidar com as exigências da vida. Sentimos nossa auto estima a partir de como nos avaliamos nossos próprios êxitos e fracassos cotidianos.
A autoestima e a saúde mental possuem relação direta. Ela apresenta uma complexidade muito maior e tem grandes implicações para a nossa saúde mental, pois interfere significativamente nas condições afetivas, psicológicas e sociais. Problemas na auto estima podem desencadear ansiedade, transtorno do pânico, depressão, distúrbio do sono e até suicídio, com tantos outros associados. Uma pessoa com baixa auto estima pode apresentar algumas características como andar com o corpo desajeitado e olhando para baixo, excessiva autocrítica, hipersensibilidade ao ser criticado, dificuldade para tomar decisões, viver no passado, necessidade de agradar aos demais, perfeccionismo, hostilidade, sentimento de culpa para a maior parte das situações, flutuações súbitas do humor, manifestações clínicas de depressão.
A auto estima pode ser elevada pelas sugestões hipnóticas com a finalidade de ampliar as habilidades de uma pessoa para descobrir novas habilidades, para confiar mais nas suas capacidades, pelo encorajamento para controlar as situações, pelo planejamento, organização e execução das ações apropriadas. A elevada auto estima permite a uma pessoa se sentir melhor, viver melhor, enfrentar melhor as vicissitudes da vida, porque ela acredita no valor dos seus pensamentos, sabe relacionar-se com as pessoas com respeito, cortesia, boas maneiras, mas sem submissão e, além disso, a auto estima permite a pessoa inovar, planejar, desenvolver projetos e transformá-los em realidade.
As sugestões hipnóticas são ajustadas para as necessidades, desejos e características especiais de cada paciente, determinadas pelas avaliações em sessão. Elas visam o fortalecimento do senso de eu do paciente, potencializando o processamento mental do paciente e o dessensibilizando de estímulos antes aversivos. Esse fortalecimento do senso de eu promove uma melhora na relação do paciente com o psicólogo, uma maior clareza de pensamentos, um aumento de insight (compreensões), fortalece a auto estima, diminui o tempo de terapia, um aumento do controle do paciente em relação sua própria vida e na melhora da qualidade da mesma.
As principais causas da baixa auto estima são: um aprendizado negativo fruto de julgamentos na infância, muitas vezes por parte dos pais; o medo do fracasso, imobilização emocional, também fruto desse aprendizado negativo citado; a maneira como a pessoa percebe sua aparência física, com o corpo desajeitado e o olhar dirigido para baixo. A hipnose clínica irá promover: uma reprogramação dos pensamentos livrando a pessoa dos aprendizados e condicionamentos negativos do passado; melhora na auto projeção; aumento da autoconfiança e auto aceitação; modificar a perspectiva do paciente em relação aos problemas enfrentados.
Marque sua sessão e comece a transformar o que você deseja!
Estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida. Entre em contato comigo através do Whatsapp (62) 98217-1845.
Victor Lawrence Bernardes Santana
Psicólogo CRP04/46635