Ação desenvolvida pela equipe gestora e professoras do AEE da E.M. Professora Eleonora Pieruccetti.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15, destina-se "a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania."
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço oferecido pelas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte que "[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).
Na EMPEP, algumas ações pedagógicas foram desenvolvidas com o intuito de minimizar as barreiras de acesso ao currículo.
Projeto Leitura Literária em LIBRAS.
Ensino da LIBRAS como 1ª língua e o Português como 2ª língua.
Recurso oferecido para os estudantes que possuem dificuldades na fala.
Recurso utilizado com as crianças que não estão alfabetizadas. A leitura é realizada pelo professor e a mediação é complementada com o pareamento de imagens realizado pelos alunos.
A acessibilidade curricular tem por objetivo flexibilizar a atividade proposta pelo professor da sala de aula, contribuindo para que o estudante com deficiência participe da tarefa, levando-se em conta o nível de complexidade intelectual. Trata-se de um trabalho colaborativo entre os professores do AEE e os da sala de aula regular.
Atividade que promove a interação entre os estudantes e o desenvolvimento de algumas habilidades e competências centradas no planejamento, organização, atenção e memória.