O Instituto Arrasta foi fundado em 04 de Maio de 2012 e tinha o nome de Associação Esportes sem fronteiras.
Dentre as suas muitas funções, destacamos a de promover o esporte amador e a educação gratuita.
Uma outra função do Instituto é o combate à pobreza, levando-se em conta o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, com respeito aos direitos universais.
O projeto é executado na Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti, no bairro Cachoeirinha, em Belo Horizonte.
O público beneficiário do projeto é formado por 120 crianças e adolescentes entre 6 a 16 anos, de ambos os sexos. Eles têm que estar regularmente matriculados na escola formal e serem moradores da região.
No início, as atividades contavam somente com o trabalho voluntário de seus participantes.Com o tempo, os resultados esportivos tiveram visibilidade nos cenários estadual e nacional.
Em 2019, o projeto teve o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o que possibilitou a aquisição de materiais esportivos e contratação de uma equipe técnica. Ela é formada por três estagiários de Educação Física que fizeram parte do projeto desde o início.
O judô faz parte do projeto pois é uma modalidade que contribui para o desenvolvimento sócio-educativo de crianças e jovens. Seus valores comportamentais são baseados na cortesia, coragem, amizade, autocontrole, sinceridade, modéstia, honra e respeito. É um esporte que previne e combate a criminalidade, o que leva à uma segurança pública mais eficaz em Belo Horizonte.