O Recital da EMPEP é um projeto que teve início em 2001 com a professora Sandra Diniz e, desde então, conta com a adesão e o envolvimento de alunos e professores. Todos se esforçam muito para que seus objetivos sejam alcançados.
É impressionante ver como a poesia, a música e a Arte contribuem para aguçar a sensibilidade, melhorar a autoestima e criar vínculos de amizade. Todos se sentem muito felizes em participar!
Os alunos fazem pesquisas sobre escritores e suas obras. A culminância do projeto se dá com uma apresentação artística dos alunos, que leva ao aprimoramento da leitura e à interpretação dos poemas que leem. A participação é de todas as turmas(da Alfabetização à Certificação). O contato com o público diminui a timidez e o trabalho em equipe é essencial.
No ano de 2019, os alunos da EJA tiveram uma participação brilhante. Mesmo com a correria do dia a dia, separaram um tempo para escolher, ensaiar e apresentar o texto escolhido.
A liberdade de escolha proporcionou a cada um expor seus sentimentos através de versos.
Descobrimos muitos talentos escondidos. Parabéns a todos os participantes!!!
Por todos esses motivos, o resultado desse trabalho nos dá a convicção de que ele veio pra ficar!
No Dicionário Online de Português encontramos, entre outras definições, o significado de Prosa como “conversa sem formalidade, modo natural de falar ou de escrever segundo a vida cotidiana”. Essa definição e a observação atenta e diária dos alunos que compõem as turmas em Processo de Alfabetização Inicial da modalidade de Educação de Jovens e Adultos tornaram-se fonte de inspiração para o nascimento do Projeto Café com Prosa.
No Projeto Café com Prosa, o cafezinho é mais que uma bebida. É a concretização de uma etapa de estudos de sucesso, onde o aprendizado foi construído com a participação de cada um dos agentes da sala de aula. Cada um no seu ritmo. Como nos aromas e sabores do café para cada um: forte, suave, quente e até mesmo frio. Assim como os sabores são diversos, também os são os saberes.