A EMPEP oferece o Ensino Fundamental completo em três ciclos de formação: 1º Ciclo (1º ao 3º ano), 2º Ciclo (4º ao 6º ano) e 3º Ciclo (7º ao 9º ano) e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.
O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros (BNCC, 2018).
O Ensino Fundamental - (1º e 2º Ciclos) busca valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, articulando as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Essa articulação busca a progressiva sistematização dessas novas experiências pelos alunos quanto ao desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos (BNCC, 2018).
No Ensino Fundamental – (3º Ciclo), os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental (1º e 2º Ciclos) no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes (BNCC, 2018).
Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação (BNCC, 2018).
A Educação de Jovens e Adultos - EJA nas escolas municipais tem por objetivo assegurar o direito à educação escolar a todos aqueles que por motivos diversos não tiveram acesso ou não puderam concluir a educação básica (CF. Art. 205 e Art. 208). A Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti, enquanto Instituição de Ensino da Rede Municipal de Belo Horizonte, tem o compromisso de ofertar o Ensino Fundamental dessa modalidade, zelando pelo cumprimento desse direito com o desenvolvimento de um trabalho de qualidade para todos aqueles que a procuram desejosos por iniciar ou concluir o Ensino Fundamental.
Todo o trabalho desenvolvido na EJA se sustenta nas Proposições Curriculares, visando à aquisição de habilidades e competências de acordo com cada área do conhecimento, desde a alfabetização até a certificação, sempre intermediado pelas vivências e experiências dos estudantes, dialogando com as Dimensões Formadoras de Territorialidade, Memória, Trabalho e Corporeidade, resultando em práticas de ensino e aprendizagens interdisciplinares com as áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, de forma dinâmica e interativa.
É um desafio diário de todos os envolvidos no processo educacional, mas que, ao mesmo tempo, encoraja todos os estudantes a agirem com consciência e autonomia, mesmo nas condições em que se não se sabe tanto. (Proposições Curriculares para a EJA da RME-BH. SMED-BH, 2016).
Nesse sentido, ressalta-se que a escola, independentemente do ciclo e da modalidade de ensino ofertados, é de todos e para todos!