Terminado o percurso dos 10 anos de catequese e celebrado o Sacramento da Confirmação (Crisma), é comum pensar que acabou a catequese e que já não precisam mais de voltar à Igreja:
"Agora tenho o Domingo de manhã para descansar!""Já estava cansado daquelas reuniões e de gastar as noites de sexta ou sábado com coisinhas do Senhor!".Só que... não é bem assim. Catequese é todo o "programa" de acompanhamento humano, espiritual e religioso feito por catequistas (pessoas comprometidas na missão de estar próximo e auxiliar à descoberta da fé em Deus) ao longo de toda a vida. Na idade infantil e da adolescência a catequese está instituída e normalizada, mas para os jovens e adultos existe um vazio - não de oportunidade, mas - de compreensão e aceitação do benefício de crescer na fé e crescer em comunidade.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.
«Gosto de pensar em São José, guardião de Jesus e da Igreja, como guardião das vocações. Com efeito, da própria disponibilidade em servir, deriva o seu cuidado em guardar. «Levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe» (Mt 2, 14): refere o Evangelho, indicando a sua disponibilidade e dedicação à família. Não perdeu tempo a cismar sobre o que estava errado, para não o subtrair a quem lhe estava confiado. Este cuidado atento e solícito é o sinal duma vocação realizada. É o testemunho duma vida tocada pelo amor de Deus. Que belo exemplo de vida cristã oferecemos quando não seguimos obstinadamente as nossas ambições nem nos deixamos paralisar pelas nossas nostalgias, mas cuidamos de quanto nos confia o Senhor, por meio da Igreja! Então Deus derrama o seu Espírito, a sua criatividade sobre nós; e realiza maravilhas, como em José.»
(Mensagem do Papa Francisco para a 58.ª Semana de Oração pelas Vocações)«A realização desta semana devia servir também para despertar a consciência de todos para a problemática da vocação, dado que, por vezes fica a impressão de que é um tema esquecido ou secundarizado. Precisamos de incrementar uma verdadeira cultura vocacional que ajude os cristãos, a começar pelos mais jovens, a olhar a vida numa outra perspetiva, a da vocação. A esta luz, as várias escolhas que se fazem na vida não se reduzem a meras escolhas pragmáticas, nem podem esquecer que tudo constitui uma vocação. "Trata-se, em suma, de reconhecer para que fui criado, qual o sentido da minha passagem por esta terra, qual o projeto do Senhor para a minha vida"»
(Nota do Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios para a Semana das Vocações 2021)Acompanha a programação diocesana de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude.
Ver calendário »»Levanta-te e vamos!
Aproxima-se o grande encontro dos jovens da Diocese, que será no dia 24 de julho, no Centro Pastoral Paulo VI.
As inscrições estão abertas e face ao contexto pandémico são limitadas. Apressa-te a garantir o teu lugar. A inscrição é gratuita.
Neste encontro vamos realizar o Festival Diocesano da Canção e teremos entre nós a Banda da Paróquia que fará a estreia ao vivo do Hino da JMJ Lisboa 2023.
Não fiques em casa, toda a atividade vai decorrer segundo as determinações da Direção Geral de Saúde para este tipo de eventos.
Mais informações em: Pastoral Juvenil - Viana do Castelo »»