Implementar a Gestão Escolar Democrática regendo uma escola de forma que permita a participação de toda a comunidade escolar, com transparência e democracia, no período 2016-2019.
OBJETIVOS:
· Coordenar e acompanhar o cumprimento das regras estabelecidas no Projeto-Político-Pedagógico - PPP
· Acompanhar os registros do Apoia e Frequência Escolar;
· Utilizar os recursos financeiros para executar as necessidades e manter o bom funcionamento da escola, aplicando os gastos dos recursos recebidos.
AÇÕES:
· Divulgar os valores dos recursos provenientes do FNDE, CPESC, Contribuição Social, entre outros, em murais de fácil acesso a toda comunidade escolar.
· Convocar e coordenar o Conselho de Classe Participativo, dando encaminhamento às decisões tomadas coletivamente, garantindo seu registro em documento próprio.
· Garantir através do Conselho de Classe Participativo um sistema de avaliação e autoavaliação, para os pais, os alunos e os professores, que possibilite reflexão sobre as estratégias de ensino.
· Criar mecanismo interno para verificar e avaliar a frequência às aulas e o rendimento escolar dos alunos, garantindo o registro do APOIA, propondo sugestões de intervenção.
· Disponibilizar o instrumento do APOIA aos professores para que preencham, mensalmente, as ausências do aluno, no caso quando por cinco dias consecutivos ou sete dias alternados dentro de um mês, estipulando prazo para a entrega.
· Indicar um responsável para dar os encaminhamentos necessários nos casos de infrequência dos estudantes.
· Registrar em ata todas as decisões tomadas em reunião que estão relacionadas aos gastos dos recursos recebidos, colhendo assinatura dos participantes.
· Registrar em ata própria o planejamento do emprego dos recursos do FNDE, devendo compor o processo de prestação de contas posteriormente.
Mobilizar a comunidade escolar visando a reforma, ampliação e conservação da Estrutura física da escola no período 2016 à 2019.
OBJETIVOS:
· Sistematizar a reforma e ampliação da estrutura física da escola;
· Adquirir a sonorização do Centro de Eventos e paisagismo;
· Conscientizar os alunos para a necessidade do cuidado com a estrutura pública;
· Reduzir a depredação;
· Conectar constantemente a A.P.P. com as necessidades da comunidade escolar;
· Coligar professores, alunos, administrativo para a realização de projetos que visem a manutenção do patrimônio público.
AÇÕES:
· Elaborar documento, em parceria com as entidades que representam a comunidade escolar e seus segmentos, com as propostas para atender as demandas e encaminhar aos órgãos competentes;
· Acompanhar e fiscalizar os serviços de manutenção e paisagismo da reforma, de ampliação e /ou construção do prédio escolar, quando iniciar;
· Reparos nas edificações: pintura, troca de lâmpadas, vidros, etc;
· Monitorar a conservação de carteiras e cadeiras escolares e de todos os equipamentos (som, DVDs, TVs, impressoras, bebedouros, etc);
· Ampliar e instrumentalizar ainda mais a sala dos professores, favorecendo – assim – local mais adequado de trabalho;
· Criar e instrumentalizar espaços destinados a laboratórios e/ou salas temáticas, através de parcerias com a comunidade e órgãos competentes.
Propiciar a participação de toda comunidade escolar ao gerir os recursos públicos, a formação dos professores e dos funcionários, a construção do Projeto-Político-Pedagógico (PPP), as demandas cotidianas, as relações interpessoais, garantindo o processo pedagógico e o sucesso dos estudantes na perspectiva de uma escola cidadã, no período 2016-2019.
OBJETIVOS:
· Instrumentalizar alunos e professores com materiais atuais e úteis;
· Disponibilizar sinal de internet, com velocidade adequada as necessidade dos alunos e professores;
· Entregar aos alunos livros didáticos de todas as disciplinas;
· Escutar as necessidades pedagógicas dos professores e procurar atendê-las com o apoio dos órgãos democráticos da escola;
· Zelar e conservar todos os bens disponíveis na Escola;
· Usar adequadamente os recursos subsidiados pelos governos.
· Adquirir de materiais pedagógicos constantemente;
· Fortalecer o NEPRE escolar.
AÇÕES:
· Parceria com a A.P.P., governo do Estado (CEPESC) e governo federal (PDDE) para aquisição de materiais pedagógicos;
· Fazer com que todos os alunos regularmente matriculados possuam o livro didático (cedido pelo governo Federal/ MEC) da grade curricular. Também possuir uma reserva técnica para reposição de eventuais extravios;
· Promover programas de conservação, devolução e remanejamento dos livros, para que a comunidade escolar tenha consciência de sua importância e benefício para o desenvolvimento intelectual dos alunos;
· Ampliar o acervo da biblioteca através da atuação da AP.P. com livros de interesse dos alunos e livros cobrados nos principais vestibulares da região;
· Manter operacionalizada a sala de informática subsidiando, via A.P.P. a manutenção dos equipamentos;
· Internet de qualidade, subsidiada pela A.P.P., disponível aos alunos e professores para utilização durante a aula e em horários alternativos;
· Coordenar o comprometendo todos os segmentos da escola, conforme metas estabelecidas no Projeto-Político-Pedagógico-PPP e legislação vigente.
· Acompanhar e fiscalizar o registro da vida escolar dos estudantes no SISGESC, utilizando-se de relatórios bimestral, semestral e anual.
· Garantir o registro e cadastro dos dados dos estudantes e familiares, considerando os dados solicitados pelo SISGESC, assinados pelos responsáveis da informação.
· Garantir o cumprimento das 800 (oitocentas) horas anuais, distribuídas em um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
· Desenvolver ações que motivem a participação de todos os segmentos, bem como da comunidade local; garantindo no calendário escolar datas para eventos (pedagógicos culturais e outros).
· Cumprir o que estabelece a legislação quanto à avaliação pedagógica e recuperação paralela;
· Registrar em livro de ata as reuniões internas, realizadas durante o atendimento aos pais, aos professores e aos funcionários, do conselho de classe, das eleições, convocações, etc.
· Acompanhar e encaminhar os casos de indisciplina e outras situações aos órgãos competentes, como NEPRE, Conselho Tutelar, Ministério Público e outros.
· Ouvir quando possível e necessário as lideranças das entidades escolares, para resolver situações emergenciais de ordem pedagógica, financeira, física e administrativa.
Consultar os grupos constituídos na UE (NEPRE, Grêmio Estudantil, CDE, Conselho de Classe e outros) no caso de situações de violência escolar, não tomando decisões imediatistas.
Promover possibilidades de capacitação para 100% dos alunos, efetivando sua realização de vestibulares, concursos diversos e para o pleno exercício da vida profissional, visando uma escola de excelência na prática pedagógica, no período de 2016 a 2019.
OBJETIVOS:
· Instrumentalizar o aluno com atividades de classe e extraclasse;
· Incentivar os alunos para um maior desenvolvimento e aprendizado dos conteúdos formais ministrados em sala de aula;
· Realizar simulados periodicamente para os alunos dos 3os anos do ensino médio (1 por bimestre);
· Realizar simulados periodicamente para alunos dos 1os e 2os anos (1 por semestre);
· Participar de Olimpíadas Nacionais das mais variadas disciplinas;
· Assegurar ações que possibilitem aumentar o rendimento escolar,
· Participar e incentivar os alunos na participação do DNA (Desafio Nacional Acadêmico);
· Mostrar aos professores novas ferramentas pedagógicas e tecnológicas e incentivá-los a usá-las.
AÇÕES:
· Proporcionar 15 dias de aula para revisão de conteúdos básicos, nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Nivelamento 1os anos;
· Oportunizar recuperação de estudos aos alunos repetentes das 1ª séries, (PNOA) visando ao êxito da aprendizagem e ao desenvolvimento das habilidades de leitura e cálculo;
· Garantir profissional especializado (2º professor ou interprete) segundo a necessidade. Garantir condições adequadas de acesso, participação e aprendizagem aos alunos com necessidades especiais;
· Promover simulados para avaliar e preparam os alunos para a prova do ENEM, e vestibulares;
· Acompanhar sistematicamente o rendimento dos alunos, proporcionando momentos para pensar e repensar as estratégias de intervenção, possibilitando ações pontuais, acompanhadas pelos diversos segmentos.
· Criar um ambiente acolhedor para promover o desenvolvimento dos estudantes (adequar espaços escolares para esta prática, responsabilizando professores e alunos, por sala ou grupo).
· Estimular a participação dos alunos em feiras e olimpíadas;
· Promover palestras e atividades em parceria com empresas a fim de diminuir o índice de dependentes químicos e melhorar o aprendizado;
· Em parceria com profissionais das mais variadas áreas, promover palestras orientativas para o mercado de trabalho e proporcionar aos alunos conhecimento sobre as profissões;
· Trazer profissionais da área de saúde para trabalho sobre temas pertinentes à adolescência e juventude, informar aos alunos sobre temas de saúde relevantes, tais como: sexualidade; gravidez; odontologia, fisiologia, etc...
· Possibilitar aos alunos correlacionar conteúdos didáticos às mais diversas manifestações de experiências, através da realização de Feira do Conhecimento;
· Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e assumir desafios através da realização de Gincana Escolar;
· Fazer estudos sobre os índices de aprovação e reprovação com fim de minimizar a evasão escolar e a reprovação;
Possibilitar maior diálogo entre a Orientação Escolar e as famílias, através de caderno de ocorrências individualizado – por turma - com a finalidade de gerar maior acompanhamento por parte da direção de situações vivenciadas pelos professores em sala Também para aferir presença dos alunos para encaminhamento dos faltosos ao projeto APOIA.
Conscientizar e conquistar em 60% da comunidade escolar para participar das ações escolares, no período 2016-2019.
OBJETIVOS:
· Estimular uma maior participação das famílias na escola;
· Integração dos funcionários em todas as ações;
· Buscar participação de todos visando como mote o desenvolvimento do aluno e a criação de uma aura de cooperativismo, participação e responsabilidade;
· Desenvolver a cultura da autoavaliação da gestão escolar;
· Promover maior interação entre alunos, professores e gestão escolar;
· Criar instrumento de avaliação institucional.
AÇÕES:
· Realizar a autoavaliação da gestão escolar;
· Informar constantemente sobre resultados dos alunos aos seus pais ou responsáveis;
· Realizar articulações e parcerias com as famílias, com os demais serviços públicos;
· Orientar quanto a entrega pontual de documentos escolares a professores e alunos;
· Reunir Associação de Pais e Professores, Conselho Deliberativo, NEPRE, Grêmio Estudantil para tomada de decisões pontuais, através de reuniões periódicas;
· Buscar o conforto de uma mochila mais leve, com a ampliação do número de armários cedidos aos alunos;
· Contribuir para a melhoria da qualidade da educação e ampliação do o espaço/tempo de aprendizagem dos alunos, incentivado o GRUPO TEATRAL PROF. ROBERTO GRANT;
· Interagir com professores e alunos durante o recreio monitorado;
· Auxiliar com os professores na organização da distribuição da merenda escolar.
· Prestar à comunidade escolar esclarecimento sobre os encaminhamentos e sobre a evolução das soluções.
· Aplicação de avaliação bimestral com a turma e/ou lideres, fazendo um diagnóstico das turmas e aulas;
Acompanhar o desempenho dos profissionais que atuam na escola, disponibilizando formulário para a auto avaliação e após a análise realizar as observações que serão discutidas durante o processo de feedback.