Tutorial
Título
O título deve ser conciso e não deve conter as expressões "Efeito de..." ou "Avalição de ....". É recomendado que o nome científico do microrganismo esteja presente no corpo do título do projeto de pesquisa.
Introdução
Primeiro Parágrafo
O primeiro parágrafo da introdução deve se remeter à Importância econômica da cultura/doença/fungo que será o objeto de pesquisa:
1. Para cultura: dados produtividade/renda econômica/área plantada.
2. Para patógeno/fungo: dados sobre importância econômica/agronômica da doença/fungo.
OBS: Deverá conter 10 linhas e 4 referências.
Parágrafos intercalares
Os tópicos a serem discutidos devem estar em linha com as metodologias selecionadas para o material e métodos, sendo que para cada metodologia deve-se elaborar 1 parágrafo individualizado o qual deverá abordar:
1. Estado da arte sobre o problema a ser pesquisado. Discorrer sobre o problema chave, quer seja o patógeno, fungo, doença, caractere patogênico ou fisiológico.
2. Estado da arte sobre pesquisas relacionadas, baseando-se em uma rápida revisão de o que há de similar na literatura científica atualizada.
OBS: Deverá conter 10 linhas e 4 referências (cada parágrafo).
Último Parágrafo
Neste deve-se realizar uma justificativa para as demandas para este tipo de pesquisa:
1. Caracteres/eventos relacionados ao que se é proposto pelo projeto de pesquisa, como vantagens e desafios para a pesquisa científica temática.
2. Importância do objeto da pesquisa. Exemplo: dados que venham a reforçar o pouco estudo do tema x grande demanda para pesquisa.
OBS: Deverá conter 10 linhas e 4 referências
Objetivos
Com base no título e no que se propõem a pesquisa, qual o objetivo do projeto?
Palvras como "Estimar....", podem ser usadas.
Metodologia
1. Selecionar 1 metodologia para projeto de Iniciação Científica.
2. Selecionar 2 ou mais metodologias para projeto de Mestrado/processo seletivo.
3. Deverá conter como último subtópico "Análises estatísticas".
4. Navegue pelas abas desta seção e escolha dentre as opções de metodologias prontas.
Principais contribuições científicas
Discorrer sobre as principais contribuições científicas sob a ótica dos resultados a serem obtidos. Comentar sobre o impacto para a comunidade científica/sociedade das descobertas a que se pretende o projeto de pesquisa. A própria disponibilização de informações na forma de publicações (artigos resultantes) é uma contribuição científica.
Disponibilidade efetiva de infraestrutura e apoio técnico para o desenvolvimento do projeto
Descrever o estrutural disponibilizado pela instituição. Abaixo segue uma sugestão:
O Campus de Ipameri, por meio do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal (PPGPV) disponibilizará estrutura para condução deste projeto. O laboratório de Fitopatologia do campus fornece toda vidraria necessária para o isolamento e manutenção de isolados de fitopatógenos, confecção de lâminas semi-permanentes, pipetas automáticas para calibragem de soluções utilizadas no laboratório, balança eletrônica de precisão para as pesagens dos componentes dos meios de cultura para isolamento e manutenção, câmara de fluxo laminar e estufa digital para esterilização de vidraria. Os microscópios e lupas ficam a disposição para diagnose de doenças. Existem dois laboratoristas da instituição, com treinamento para boas práticas laboratoriais (BPL) e que auxiliam no projeto.
Cronograma de execução
Preencher o esqueleto de tarefas (disponível na template abaixo) em conformidade com as atividades previstas na metodologia.
Referências
Sugestão de formatação conforme a referência abaixo:
CARVALHO, D.D.C.; ALVES, E.; BATISTA, T.R.S.; CAMARGOS, R.B.; LOPES, E.A.G.L. Comparison of methodologies for conidia production by Alternaria alternata from citrus. Brazilian Journal of Microbiology, 39(4), 792-798, 2008. https://doi.org/10.1590/S1517-83822008000400036