Fluxo de organização para planejamento das avaliações
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A Intervenção Pedagógica é um processo de análise das práticas didático-pedagógicas e dos instrumentos avaliativos adotados no ensino-aprendizagem. Tem por objetivo identificar e analisar as intercorrências que impactaram nos resultados obtidos pelos alunos, bem como de subsidiar, quando necessário, o planejamento e a execução de ações adequadas, com vistas à correção do instrumento avaliativo e das práticas didático-pedagógicas.
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (Ao longo do ano letivo)
MAPA DE AVALIAÇÃO
I - Mapa de Avaliação, devidamente preenchido, conforme ANEXO V, onde estarão especificados:
a) a quantidade e tipo de questões;
b) o nível de complexidade das questões;
c) o gabarito das questões fechadas e o padrão de respostas para as questões abertas;
d) a estimativa do tempo médio para resolução de cada questão, observando os níveis de complexidade de cada uma delas;
e) os conteúdos a serem avaliados;
f) as habilidades avaliadas em cada questão.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Proposta de Avaliação: o professor deverá entregar uma proposta para a 1ª Chamada. Caso houver o registro de ausência de aluno no dia da aplicação, o professor regente deverá entregar, impreterivelmente, até o 1º dia útil seguinte, a Proposta de Avaliação para a 2ª Chamada, viabilizando a oportuna aplicação.
FICHA DE REGISTRO DE CONTEÚDOS - FRC
Após o recebimento de toda a documentação elaborada e preenchida pelos professores regentes, o SOESP deverá preencher, com o apoio dos professores, o Formulário de Registros de Conteúdos (FRC) ANEXO VII, referente à AV, e divulgá-lo amplamente em até 5(cinco) dias úteis antes da aplicação da primeira avaliação para os alunos e para a comunidade escolar.
ATA DE APLICAÇÃO E REGISTRO DE RESULTADOS - AARR
Após o encerramento do tempo de avaliação, os aplicadores deverão conferir o número de avaliações devolvidas em relação ao número de alunos presentes, os nomes dos alunos ausentes e as alterações ocorridas durante a aplicação; preenchendo os campos 3, 4 e 6 , assinando as AARRs, colocando toda documentação em ordem alfabética, envelopando e entregando no SOESP.
O SOESP distribuirá os pacotes de avaliações aos respectivos professores para que corrijam, alimentem o Diário de Classe Eletrônico e devolvam as AARRs corretamente preenchidas. Os professores cujas turmas tiverem ausências registradas deverão entregar, até o 1º (primeiro) dia útil após a aplicação, a Proposta de Avaliação em 2ª Chamada.
O professor regente deverá entregar ao SOESP, no 6º (sexto) dia útil após a aplicação de sua avaliação, cópia da AARR, ANEXO I, contendo a análise do desempenho da turma e observações acerca dos alunos que não obtiverem rendimento mínimo, apresentando as intervenções que pretende realizar pessoalmente para melhoria dos resultados, ou o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), ANEXO VIII, caso seja necessária a intervenção pedagógica em âmbito escolar ou da Rede.