Projetos de pesquisa coletivos
“Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública em Escolas de Guarulhos”
Projeto de 12 meses na modalidade Ensino Público, sob responsabilidade de Marian Ávila de Lima e Dias, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva/UFMT - Cuiabá /MT e o Instituto de Psicologia/USP - SP.
Realizado em duas escolas estaduais de Guarulhos, tem como objetivos ampliar o grau de inclusão escolar das escolas envolvidas e a diminuição do bullying e da discriminação entre estudantes, visando dar subsídios para as políticas públicas paulistas. Também serão investigadas tendências autoritárias e heterônomas nos alunos. O projeto propõe um Observatório de violência escolar, cujos eixos serão Educação Inclusiva, Hierarquias Escolares, Autoritarismo e Autonomia, Bullying e Preconceito, a ser sediado em uma das IES parceiras, composto por gestores das escolas públicas e docentes do ensino superior, para orientar e supervisionar o cumprimento de seus objetivos.
“O que eu quero saber... Conhecendo os Direitos Humanos”
Projeto de 15 meses sob responsabilidade de Ana Maria Klein, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto - IBILCE/UNESP. Realizado em duas escolas estaduais de São José do Rio Preto
Tem como objetivos desenvolver a Educação em Direitos Humanos em duas escolas públicas do estado de São Paulo, tendo por referência os questionamentos dos estudantes das escolas participantes. Testando metodologias de ensino capazes de articular conteúdos com a realidade dos estudantes, espera-se subsidiar a inserção dos temas de Direitos Humanos no currículo de maneira inovadora e participativa, que efetivamente desconstrua preconceitos.
“Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas”
Projeto de 48 meses sob responsabilidade de Vitor Souza Lima Blotta, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH/USP.
Realizado em uma escola municipal de Paulínia, e em duas escolas estaduais de São Paulo, tem como objetivos a elaboração, implementação e aprimoramento de práticas pedagógicas de educação em direitos humanos (EDH), com foco em resolução de conflitos e redução da violência e em estratégias de engajamento dos profissionais da educação na EDH. Pretende-se oferecer uma referência prática e conceitual para que alunos/as e professores/as identifiquem os desafios da realidade escolar e trabalhem para a resolução mediada e pacífica de conflitos, pautada na educação em direitos humanos interdisciplinar e transversal e na construção de valores e comportamentos colaborativos, igualitários, democráticos e não violentos.
Projetos de pesquisa individuais
Em breve.