O Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica: Aprendizagens e Convivência Escolar (CCDEB) iniciou, oficialmente, suas atividades no dia 1ª de julho de 2024. A proposta é fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e está sediada no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP). A iniciativa tem como missão a promoção da melhoria da qualidade da educação Básica no que tange às interrelações entre aprendizagens e convivência escolar.
A diretora e pesquisadora responsável pelo Centro junto à FAPESP é a Dra. Marilene Proença Rebello de Souza, docente do IP/USP. A vice-direção está a cargo de Daniele Quirino, representante da SEDUC/SP e coordenadora do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP. Compõem, ainda, a coordenação do Centro os pesquisadores-principais Dr. Alonso Bezerra de Carvalho - docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - e Dr. Adriano Moro - pesquisador da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Além de USP, SEDUC/SP, UNESP e FCC, o CCDEB é composto por pesquisadores vinculados a mais de 15 instituições de pesquisa, de nove países, e com representação das cinco regiões geográficas brasileiras. Compõem, ainda, o Centro, duas ONGs: PORVIR - Inovações em Educação e Rede Conhecimento Social.
Os Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) são centros de pesquisa promovidos pela FAPESP com foco na produção de conhecimento aplicado a políticas públicas no estado de São Paulo. A Fundação institui que os CCDs aprovados devem funcionar em regime de cofinanciamento entre a Fundação e as instituições parceiras.
Apesar de o CCDEB ter tido seu início formal em julho de 2024 os grupos de pesquisa que o compõem já tem uma trajetória de estudos e pesquisas sobre os temas da convivência escolar e das aprendizagens. A organização como um Centro de Pesquisa potencializa as conexões e recursos destes grupos diante das questões e desafios da escolarização e da política educacional.