Universitário por um dia.
O curso de Medicina participou do evento de extensão denominado universitário por um dia com a proposição de quatro vivências :
Laboratório de Habilidades Médicas: Prof. Cláudio. Liga LACITE GV. Título: Emergência salvando vidas. Atividades: Protocolos demonstrativos de educação da população sobre procedimentos de intubação, atendimento ao trauma e reanimação cardiopulmonar.
Laboratório Microbiologia com as prof.ª. Nayara, Mariana & Stephanie. Título: Descoberta do mundo Microbiológico. Atividades: Atividades lúdicas -observação da Morfologia bacteriana e microscopia.
Laboratório Parasitologia com a prof.ª Luisa Helena e a liga: LADIP. Título: Análise Parasitológica Atividades: Identificação de parasitas em lâminas de microscopia.
Laboratório de Anatomia com a prof.ª Sandra Nicoli e liga: LAACUNI. Título: Conhecendo o corpo humano e suas divisões.
Anjos da alegria
Segundo Seminário Abayomi
O professor Dr. Darlan Corrêa Dias, pediatra do curso de medicina Univale, participou do evento 2º seminário Abayomi, ministrando a oficina " poesia negra ,motivo de orgulho", com a participação da poeta Lana Alpino.
Março lilás
Foi realizada uma manhã com as mulheres da comunidade Vila Isa para abordarmos o tema câncer de colo uterino, sob a orientação a professora Dr.ª Lívia no módulo de ANIS.
As alunas do 5º período e ligantes da LASF puderam compartilhar seus conhecimentos a respeito do tema com as pacientes e acompanhar os procedimentos de coleta de preventivo, auriculoterapia, dança e alongamento, além de orientações nutricionais.
Atividade de extensão do módulo de doenças infecciosas e parasitárias I, Fisioquímica I e Liga de traumas.
Os alunos do 1º e 3º período do curso de Medicina Univale e a liga de Trauma, realizaram juntos na Escola Estadual Sinval Rodrigues Coelho atividades de extensão para as turmas de ensino médio no período da manhã.
Os alunos do 3º período do curso de Medicina realizaram a ação Educação em Saúde e Responsabilidade Social: abordagens de temas atuais. A proposta da Extensão Curricular no módulo DIP I é permitir que os estudantes de Medicina apliquem seus conhecimentos em Educação em Saúde na comunidade. Além disso, busca proporcionar aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio um contato mais aprofundado com conteúdos relevantes para vestibulares e o ENEM.
No módulo de Fisioquímica I, os alunos neste período fizeram através de técnicas de ensino lúdicas, o desenvolvimento de jogos para o ensino médio, os quais tinham o objetivo de auxiliar na aprendizagem e fazer a concretização do conhecimento das disciplinas de Biologia, Química e Física do ensino médio. Foram levados em consideração aspectos como, coerência com a matéria lecionada para esta fase do ensino, durabilidade, ser de fácil compreensão e armazenamento e ser visualmente atrativo para os jovens. O brincar torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e agradável, favorecendo o despertar dos jovens que terão acesso aos jogos aos estudos. Esta extensão demonstra o cuidado em devolver a comunidade em diferentes aspectos profissionais humanos e preocupados com diferentes aspectos do bem-estar humano.
O objetivo da proposta da Extensão Curricular é possibilitar que os discentes do curso de Medicina se envolvam na criação material/produto didático-pedagógicos, aplicando os conhecimentos de Fisiologia, bioquímica e Biofísica adquiridos no curso, contribuindo para o desenvolvimento de educação em saúde junto à comunidade. Objetiva ainda possibilitar aos alunos do Ensino Médio, um maior contato com os conteúdos constantes nos programas de vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Os estudantes foram orientados pelo professora Doutora Luisa Perín, referência do módulo de Fisioquímica I.
A liga de trauma orientada pela professora Doutora Mônica realizou demonstrações de técnicas e primeiros socorros para as turmas da escola.
9º prêmio de inovação
Durante a premiação do 9ª prêmio inovação três projetos do curso de Medicina foram premiados.
1- Aplicação da ortopedia e traumatologia no curriculum da medicina Univale utilizando metodologias ativas.
2- Projeto atlas: criação artística, engajamento e aprendizagem sobre anatomia.
3- Gameficação no ensino de biofísica, bioquímica e fisiologia humana.