Artigo estudou efeitos de alimentos enriquecidos em ferro em crianças vulneráveis a doenças parasitárias
Alunos dos cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia da UNIVALE têm trabalho publicado em revista internacional. O artigo, intitulado “Effects of Iron-Fortified Foods on the Nutritional Status of Children Residing in Regions Vulnerable to Parasitic Diseases: A Systematic Review”, foi publicado na revista Preventive Nutrition and Food Science. Entre os autores estão Alexandre Cozer e Filipe Souza, alunos do curso de Medicina; Luana Santiago, egressa de Medicina; Bárbara Fernandes, aluna do curso de Farmácia; Sabrina Pimenta, aluna do curso de Odontologia; Barbara Enes, docente do curso de Nutrição; Marlucy Lima, Rafael Gama e Thalisson Gomides, docentes do curso de Farmácia. Nesse trabalho os autores mostram os efeitos dos alimentos fortificados com ferro para a melhora dos parâmetros hematimétricos de crianças residentes em áreas com maior vulnerabilidade a doenças parasitárias.
A estação mais quente é quando aumenta a temperatura e também o risco de contrair as chamadas “doenças de verão”. O repórter Alex Quirino, da UNIVALE TV, conversou com o clínico geral Cláudio Henrique Aranha, que fala sobre os cuidados nesse período marcado pelo calor, umidade e por chuvas. É a época em que aumenta a possibilidade de insolação, desidratação, intoxicação alimentar, otite, conjuntivite, e também é maior a chance de adoecer pelas arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya).
O Programa Entrevista, da UNIVALE TV, ouviu o médico urologista Walter Oliveira, que fez um alerta sobre a importância de cuidar da saúde masculina, com dicas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças. No geral, homens vivem menos que mulheres: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a expectativa de vida da população masculina chegava a 72 anos, enquanto a feminina era de 79 anos.
Estão cada vez mais comuns os casos de jovens vitimados por doenças cardiovasculares no Brasil, principal causa de morte no país. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, houve um aumento de 176% no número de óbitos por infarto no país, entre 1990 e 2019. Em entrevista para a UNIVALE TV, a cardiologista Tássia Assis falou sobre sintomas e prevenção das enfermidades que mais afetam o coração e os vasos sanguíneos.
Você conhece a doença de lúpus? A enfermidade está no foco da campanha Fevereiro Roxo, juntamente com a fibromialgia e o Mal de Alzheimer. Apesar de serem doenças distintas, a campanha visa destacar a importância do diagnóstico correto e do tratamento adequado para cada uma delas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus afeta cerca de 65 mil brasileiros, entre os 20 e 45 anos de idade, e as mulheres são mais atingidas.
O Seminário Intercurso teve em sua terceira edição discutindo equidade em saúde para populações com alguma vulnerabilidade; neste semestre, discutimos:
População em situação de rua; LGBTQIAPN+; população negra; do campo e da floresta; privados de liberdade; indígenas. Cada uma dessas populações teve uma oficina temática conduzida por docentes pesquisadores e convidados externos.
A atividade foi voltada para estudantes de cursos da saúde com vagas para a comunidade acadêmica e demais interessados no tema. Participaram do evento alunos 2º período de medicina (34 alunos) e alunos dos cursos de enfermagem e nutrição. Professores do curso envolvidos foram Fernanda Magalhães Duarte Rocha - mestre (organização do evento) e Flávia Rodrigues Pereira - mestre (realização de uma oficina), além de professores de outros cursos da Univale.
Confira no link a matéria: