A participação de alunos da UNIVALE em pesquisas internacionais foi o tema do Fórum Interinstitucional de Saúde, realizado na quinta-feira (4) no auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes, o Hermirão, no campus II da instituição. O Fórum reuniu alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Nutrição, que conheceram as experiências de docentes e estudantes que tiveram oportunidades de intercâmbio em universidades estrangeiras.
Coordenador(a): Luísa Helena Perin de Melo
Colaboradores(as): Dr. Marcelo Henrique Fernandes Ottoni – UNIVALE; Dr. Rafael Silva Gama – UNIVALE Dr. Thalisson Artur Ribeiro Gomides – UNIVALE; Dra. Janaína Brandão Seibert – USP; Dra. Karine Beatriz Costa – UFJF; Dra. Tamires Cunha Almeida– BUTANTAN; Dra. Tatiane Roquete Amparo – UFOP
Grupo de pesquisa credenciado no CNPq BIOTECSA
Resumo: A dengue é uma das arboviroses mais relevantes para a saúde pública e a disseminação é feita especialmente pelo Aedes aegypti e pelo A. albopictus. No município de Governador Valadares o número de casos de dengue aumentou progressivamente e exponencialmente nos últimos meses. Além disso, o índice de infestação larvária está cinco vezes maior que o considerado de baixo risco para a ocorrência de epidemia pelo Ministério da Saúde. Considerando que diversos medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica são derivados ou sintetizados de um produto natural, o objetivo deste trabalho é avaliar a ação antiviral sobre o vírus da dengue de óleos essenciais extraídos das folhas e flores das plantas medicinais Cymbopogon densiflorus (Steud) Stapf. e Melaleuca leucadendron (L.) L. Modelos computacionais irão avaliar o efeito antiviral contra o vírus da dengue, bem como, o efeito inseticida contra larvas do mosquito A. albopictus. Após a realização dos ensaios in silico, os óleos essenciais que tenham apresentado potencial farmacológico promissor serão selecionados para dar prosseguimento ao estudo in vitro. Será avaliada a citotoxicidade, o potencial de ação antiviral e o potencial de ação larvicida sobre células de larvas do mosquito A. albopictus. Os produtos obtidos neste projeto subsidiarão estudos futuros para proposição de novos fármacos e inseticidas.
Participaram 03 alunos do curso de medicina da Univale, sob a orientação do professor Doutor Arsonval Lamounier Júnior, pesquisador do curso de medicina.
Foram apresentados quatro trabalhos no Congresso, sendo que um deles foi considerado pôster destaque e outro escolhido para apresentação oral. Os pôsteres abordavam temas como doenças raras, autismo, síndromes genéticas e análise molecular. Trata-se do maior evento do país na área da medicina genômica, reunindo pesquisadores e expositores de todo o Brasil. Um dos trabalhos apresentados pelo Dr. Arsonval premiado por sua relevância científica, e com a premiação todos os membros da família ganharam o sequenciamento completo do genoma, um exame de última geração nessa área, que será realizado em Madrid na Espanha. O objetivo é descobrir um novo gene causal associado ao desenvolvimento de uma doença sindrômica. O convite foi feito pesquisador espanhol Pablo Lapunzina, do Hospital da Luz em Madrid.
Foi publicado no mês de setembro de 2024 o primeiro artigo do grupo de pesquisa em tuberculose, o qual é orientado pelas professoras Flávia Pereira e Katiuscia Cardoso, docentes dos cursos de Medina e Enfermagem na Univale.
Durante o 26º CBCENF foi apresentado o trabalho intitulado JULGAMENTO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE AVALIAÇÃO DE CONTATOS EM TUBERCULOSE, de autoria de EVELISE ALVES GUIMARÃES, MILENA DE OLIVEIRA SIMOES, KATIUSCIA CARDOSO RODRIGUES, LÍDIA FERNANDES MIRANDA, FLAVIA RODRIGUES PEREIRA, INGRID GABRIEL GRIGORIO, foi apresentado pelo(a) relator(a) EVELISE ALVES GUIMARÃES na forma de E-pôster, realizado no Centro de Eventos, na cidade de Recife/PE, no período de 16 a 19 de Setembro de 2024. As professoras Katiuscia e Flavia são professoras do curso de Medicina na Univale.
Durantes a mostra o curso de medicina participou com a apresentação de trabalhos orientados pela professoras do curso Flavia e Katiuscia. Foram eles:
AÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS EM GOVERNADOR VALADARES/MG: UMA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, na modalidade de comunicação oral curta, por Ingrid Gabriel Grigorio, em coautoria com Ana Carolina Miranda Mazzinghy, Ana Luisa Machado da Silva, Ana Paula Passaia Merlini ,Kalyta Michaelly Silva Glória, Katiuscia Cardoso Rodrigues, Milena de Oliveira Simões,Flávia Rodrigues Pereira (Orientadora), com o tema “Integrando o ensino, o serviço e a comunidade para fortalecer o SUS”, entre os dias 17 e 21 de junho de 2024, com carga horária de 15 (quinze) horas.
SIMULAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO EM TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO PARA ENFERMEIROS, GOVERNADOR VALADARES, 2024, na modalidade de comunicação oral curta, por Lídia Fernandes Miranda, em coautoria com Deborah Gullo Santos, Luiza Bahia Lacerda, Isabella Faria Ribeiro de Freitas, Yara de Oliveira Pena, Maria Cláudia Queiroz Santos Macedo, Flávia Rodrigues Pereira, Katiuscia Cardoso Rodrigues (Orientadora), com o tema “Integrando o ensino, o serviço e a comunidade para fortalecer o SUS”, entre os dias 17 e 21 de junho de 2024, com carga horária de 15 (quinze) horas.
A professora Drª Rosimara Morais Bonfim participou como palestrante na dinâmica sobre apresentação e discussão de situações simuladas, recebendo também uma homenagem regional devido a excelência na sua atuação profissional.
Entre os dias 12 e 15 de setembro de 2024 ocorreu o 62º Congresso Brasileiro de Educação Médica, o qual é um evento realizado anualmente que se destaca como um dos principais eventos voltados para a discussão e a evolução da formação médica no Brasil. Partciparam deste evento o coordenadores do curso de Medicina Dr. Roberto Machado e Dr. Romeo Lages, Professora Dra. Layla Dutra, pedagoga do curso Mestre Karla Nascimento De Almeida e representante discente Raphaela Ferreira e estudantes do curso de medicina da Univale.
O COBEM aborda temas contemporâneos e emergentes, como a interprofissionalidade, a utilização de tecnologias educacionais e as novas demandas do mercado de trabalho na área da saúde. Essas discussões são essenciais para garantir que a formação médica esteja alinhada com as necessidades da sociedade e as tendências globais.
A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), realizaram nos dias 01 e 02 de agosto de 2024 a 6ª Oficina Regional do Projeto Formação Médica para o Brasil: onde estamos e para onde vamos? Um olhar comprometido com a responsabilidade social do século XXI com o objetivo de apresentar o Projeto, e promover reflexões para o aprimoramento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e aos critérios de avaliação da qualidade dos cursos.
Participaram deste evento a representante discente Raphaela Barros Ferreira e as professoras Layla Dutra Marinho Cabral e Mônica Maria de Almeida.
A professora do curso de Medicina Rosimara Bonfim que é presidente da associação médica de Governador Valadares esteve presente no 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, no qual atuou como moderadora de mesa redonda. Trata-se do maior congresso da América Latina no tema e um dos maiores do mundo, promovido pela SBCP. O evento foi em João Pessoa de 30/10 a 02/11, reunindo cirurgiões plásticos do Brasil e do mundo.
A influência do uso excessivo de glicocorticoides no desenvolvimento de osteoporose: uma revisão integrativa de literatura.
A professora Doutora em Endocrinologia Tiara Grossi publicou um artigo na Brazilian Journal of Health Review juntamente com colaboradores sobre o uso de glicocorticoides no desenvolvimento de osteoporose.
O Professor Doutor Leonardo Oliveira Leão no ano de 2024 publicou até o presente momento oito artigos, alguns destes com a participação dos alunos do curso de Medicina, são eles:
1. http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.10435798
OLIVEIRA, G. S. J. F. ; RODRIGUES, Suely Maria ; Soares, M. M. ; CAPILE, B. ; SILVA, LEONARDO OLIVEIRA LEÃO E . Infecção pela bactéria helicobacter pylori em umapopulação rural no municipio de GovernadorValadares, Minas Gerais: perfil sócio demográfico,hábitos de higienização, saneamento básico,georeferenciamento e aspectos clínicos. Revista Espinhaço, v. 13, p. 1-14, 2024.
2. http://dx.doi.org/10.5902/223658367638
SILVA, LEONARDO OLIVEIRA LEÃO E; RODRIGUES, Suely Maria ; Dias, Carlos Alberto . Depressão em idosos: caracterização das internações hospitalares no estado de Minas Gerais no período de 2008 a 2017. SAÚDE (SANTA MARIA), v. 1, p. 67638, 2024.
3. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n7-090
SOARES, Marina Mendes ; SILVA, LEONARDO OLIVEIRA LEÃO E ; MARCONDES, GLAUCIA DOS SANTOS ; SANTOS, ANNA LUISA COIMBRA ; ANDRADE, LAÍSE MARTINS DUARTE ; PENA, LETÍCIA BRAGA ; CAMILO, LUANA AZEVEDO ; SOARES, MARIA GABRIELA ; CUNHA, PAULA MARTINS . O QUE ESTÁ ASSOCIADO AOS TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS ENTRE UNIVERSITÁRIOS? REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA, v. 4, p. e5049, 2024.
4. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv16n3-023
SERAFIM, AMANDA ADIR DE OLIVEIRA ; RODRIGUES, SUELY MARIA ; BRANDÃO, MARILENY BOECHAT FRAUCHES ; SILVA, LEONARDO OLIVEIRA LEÃO E ; CAMPOS, RENATA BERNARDES FARIA ; FERNANDES, ELAINE TOLEDO PITANGA ; SANTOS, CLAUDINE DE MENEZES PEREIRA ; MARÇAL, PEDRO HENRIQUE FERREIRA . Considerações sobre CA-MRSA (Staphylococcus aureus resistente a meticilina adquiridas na comunidade). CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 16, p. e3570, 2024.
5. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv16n7-104
ALMEIDA, GABRIEL MARTINS SOARES DE LIMA ; PAIVA, YCARO MARTINS DE ; Oliveira, Aline Leão de ; ROCHA, FERNANDA MAGALHÃES DUARTE ; ASSIS, GLAUCIA DE OLIVEIRA ; SILVA, LEONARDO OLIVEIRA LEÃO E . Violência doméstica contra os idosos durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 16, p. e4882, 2024.
6. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n7-129
LEITE, ACÁCIA DE CARVALHO MONTEIRO ; MARÇAL, PEDRO HENRIQUE FERREIRA ; RODRIGUES, SUELY MARIA ; VILARINO, MARIA TEREZINHA BRETAS ; SILVA, LEONARDO OLIVEIRA LEÃO E ; BRANDÃO, MARILENY BOECHAT FRAUCHES . Docentes mães na educação básica: vivências intra e interpessoais na transição do ensino presencial para o remoto no período da pandemia da Covid-19. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), v. 21, p. e5740, 2024.
7. http://dx.doi.org/10.70159/rcfacs.v24i1.690
CLARA SILVEIRA GOMES COELHO, MARIA ; RODRIGUES DE ASSIS, THAYNARA ; MENDES SOARES, MARINA ; OLIVEIRA LEÃO E SILVA, LEONARDO ; RODRIGUES, SUELY MARIA . PRÁTICAS EDUCATIVAS NO TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL. Revista Científica FACS (UNIVALE), v. 24, p. 39-52, 2024.
8. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n10-042
ANDRADE, WÂNIA AGOSTINHO DE ; ALMEIDA, PEDRO FURBINO DE ; Oliveira, Aline Leão de ; BRANDÃO, MARILENY BOECHAT FRAUCHES ; SOARES, MARINA MENDES ; SOUZA, MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE ; Dias, Carlos Alberto ; SILVA, LEONARDO OLIVEIRA LEÃO E . Superando barreiras: o ensino remoto e o desafio da retomada das aulas presenciais em uma escola em tempo integral. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), v. 21, p. e8631, 2024.
O Professor Doutor Leonardo Leão publicou capítulos no livro- A prática da extensão universitária na formação e no impacto dos agentes envolvidos, os quais são derivados do projeto PET-Saúde, ligado ao curso de medicina da Univale como projeto de extensão, são eles:
MATOS, A. N. F. ; SILVA, LEONARDO OLIVEIRA LEÃO ; AMBROSIO, V. O. . TRANSFORMANDO A SAÚDE MATERNO-INFANTIL: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA /UNIVALE (MG). In: Alessandra Borin Nogueira; Antonio Wardison C. Silva; Vera Lúcia dos Santos Placido. (Org.). A prática da extensão universitária na formação e no impacto dos agentes envolvidos. 1ed.Campinas-SP: Editora Splendet PUC-Campinas, 2024, v. 1, p. 315-330.
SILVA, LEONARDO OLIVEIRA LEÃO. DESAFIOS E CONQUISTAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO PET-SAÚDE NA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOCE. In: Alessandra Borin Nogueira; Antônio Wardison C. Silva; Vera Lúcia dos Santos Placido. (Org.). A prática da extensão universitária na formação e no impacto dos agentes envolvidos. 1ed.Campinas-SP: Editora Splendet PUC-Campinas, 2024, v. 1, p. 231-246.
Os alunos e professores do curso de Medicina participaram ativamente das atividades durante o nosso simpósio, abaixo alguns dos trabalhos apresentados em diferentes grupos temáticos.
O trabalho intitulado Caracterização da Dengue em Governador Valadares/MG entre os anos de 2014 a 2023 de autoria de Yasmin Mourão Coelho e Flávia Rodrigues Pereira, foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22°Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território", promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares – MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
O trabalho intitulado Tratamento Diretamente Observado em usuários manejados com Tuberculose em Governador Valadares/MG de autoria de Emanuelle Simões Quintão, Giovanna Dell’Orto Santiago, Heitor Barreto de Sá, Maria Luiza Guimarães Coelho e Flávia Rodrigues Pereira, foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território", promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares –MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
O trabalho intitulado Rede de Atenção à Saúde e o cuidado à população idosa com Doenças Crônicas Não Transmissíveis de autoria de Ana Luiza Rocha Pinho, Iara Bessa mendes e Flávia Rodrigues Pereira , foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território" promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares – MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
O trabalho intitulado Percepção dos profissionais da atenção primária à saúde de Governador Valadares/MG acerca do manejo da tuberculose na atenção secundária de autoria de Yara de Oliveira Pena, Lídia Fernandes Miranda, Katiuscia Cardoso Rodrigues, Flávia Rodrigues Pereira e Milena de Oliveira Simões, foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território", promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares – MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
O trabalho intitulado Monitoramento dos efeitos adversos da medicação para tuberculose: percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde de Governador Valadares/MG de autoria de Luiza Bahia Lacerda, Isabella Faria Ribeiro de Freitas, Milena de Oliveira Simões, Flávia Rodrigues Pereira e Katiuscia Cardoso Rodrigues, foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território", promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares – MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
O trabalho intitulado Fatores dificultadores para adesão ao tratamento da tuberculose em Governador Valadares/MG: percepções de uma técnica em enfermagem de autoria de Deborah Gullo Santos, Kályta Michaelly Silva Glória, Katiuscia Cardoso Rodrigues, Milena de Oliveira Simões e Flávia Rodrigues Pereira ,foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território" , promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares – MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
O trabalho intitulado Extensão curricular: educação em saúde sobre Tuberculose na sala de espera de uma Estratégia Saúde da Família, Governador Valadares/MG de autoria de Lídia Fernandes Miranda, Josiely de Fátima Queiroz Santos, João Pedro Franco Brandão, Pietra Luguini Albefaro Pestana e Flávia Rodrigues Pereira , foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território" , promovido pela Universidade Vale do Rio Doce(UNIVALE) em Governador Valadares – MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
O trabalho intitulado Extensão curricular: confecção de folheto informativo sobre Tratamento Diretamente Observado no manejo da Tuberculose de autoria de LIVIA SOARES KLIER, Josué Elion Oliveira de Carvalho Tomé, Julia Barros Lima, Flávia Rodrigues Pereira e Renata Candida De Matos , foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território", promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares – MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
O trabalho intitulado Conhecimento dos profissionais da atenção primária à saúde de Governador Valadares sobre o encerramento do tratamento da tuberculose de autoria de Ana Luisa Machado da Silva, Ana Paula Passaia Merlini, Katiuscia Cardoso Rodrigues, Milena de Oliveira Simões e Flávia Rodrigues Pereiran, foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território", promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares – MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
O trabalho intitulado As competências de interpretação e escrita no Ensino Superior: relato de experiência com estudantes do curso de Medicina de autoria de Vitória Cristina Alexandrino de Melo, Elizabete Aparecida de Carvalho, Karla Nascimento de Almeida e Nayara Torres Cardoso Marques, foi apresentado na modalidade comunicação oral no 22° Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale: "Desafios Interdisciplinares para a gestão integrada e sustentável do território", promovido pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares – MG, no período de 19/09/2024 e 20/09/2024.
A professora Doutora Lorena esteve no evento ASMTH, onde apresentou seu trabalho de doutorado. A ASMTH Conference, foca-se em doenças infecciosas. Durante o evento, A Doutora apresentou os resultados do seu doutorado, onde analisou o perfil imunológico de diferentes grupos: contatos domiciliares, indivíduos com diagnóstico positivo para hanseníase e controles endêmicos. Esse estudo nos ajudou a entender melhor a resposta imunológica associada à hanseníase. Os resultados estarão brevemente disponíveis na revista Frontiers in Immunology(A1).
Ocorreu no dia 22/11/2024 a roda de saberes, cujo tema foi a inclusão no ensino superior: diálogos entre os cursos de Pedagogia, Psicologia, Medicina, Direito e Espaço A3. A professora Doutora Ana Luísa Soares participou deste evento que integrou diferentes cursos de nossa universidade. Devemos destacar que uma visão completa sobre os temas acerca da saúde é fundamental para a melhoria da saúde do paciente, e que a união de diferentes profissionais debatendo e estudando as questões amplia não só os conhecimentos, mas garante uma assistência mais completa e humanizada ao tratamento. O profissional médico irá atuar em apenas 1 interface da jornada da pessoa com necessidades especiais, outras dimensões requerem a atividade de outros profissionais, quando abrimos o diálogo entre estes profissionais aumentamos a qualidade de vida destas pessoas, permitindo que suas necessidades sejam atendidas de maneira coerente e respeitosa.
O coordenador do curso de Medicina da UNIVALE, professor Romeo Lages, agora é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, após participação no 24º Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, realizado pela entidade em João Pessoa-PB, em outubro deste ano. Para o docente, a participação na Sociedade pode incentivar a produção, na UNIVALE, de pesquisas científicas relacionadas à obesidade.
O professor Mestre Paulo participou do 1º simpósio sobre o uso seguro de medicamentos na atenção primária e secundária à saúde. O professor relata que a participação no evento possibilitou a troca de experiência e aprimoramento de conhecimentos em Segurança do Paciente, com grande potencial para colaborar com as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, visando à promoção da saúde e a prevenção de danos ao paciente, envolvendo a otimização do uso das tecnologias empregadas no cuidado à saúde, com base nas melhores evidências científicas. Alguns dos temas discutidos no evento incluem: saúde mental, segurança no uso de vacinas, uso de antimicrobianos, cuidado farmacêutico na HIV/Aids, tuberculose e hanseníase, de prescrição de benzodiazepínicos, uso de dispositivos inalatórios, tratamento da artrite reumatoide, uso de anticoagulantes, uso seguro de medicamentos por pessoas idosas e sobre educação em saúde, letramento e linguagem.
Ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2024, a Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária é uma realização do Conjugare - Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura e conta com o apoio da Editora Cravo. A professora Doutora Sandra, professora do curso de Medicina, participou do evento e apresentou seu trabalho com os alunos da Univale João Pedro e Rafael Alexandre.