A Univale forma sua segunda turma de Medicina nesta sexta-feira (16). Entre as solenidades de colação de grau do curso está o plantio da Árvore de Hipócrates, em frente ao Ambulatório Médico de Especialidades da Univale (AME).
Com graduação e mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Camilla Motta trocou a carreira acadêmica e a estabilidade do serviço público pela realização de um antigo sonho: o de se tornar médica. O apoio dos filhos e do marido foi decisivo e hoje, aos 42 anos, Camilla já está no 3º período de Medicina na Univale.
A primeira edição da Copa Interatléticas Univale (CIU) foi realizada no último final de semana no Clube Filadélfia e no Centro Esportivo da Univale. O evento reuniu estudantes de todas as atléticas e de todos os cursos da Universidade para uma competição esportiva.
Ao todo foram mais de 240 atletas e 17 jogos entre três modalidades: Vôlei, Futsal e Handebol. O evento promoveu a unificação das atléticas, desfazendo quaisquer rivalidades e valorizando a potência de todos os times, cursos e alunos.
Conhecido pelos diversos livros de Literatura Infantil, poesias e contos, o pediatra Darlan Corrêa acaba de lançar o livro “Adolescer Bem”, um verdadeiro manual para os pais de adolescentes. A obra é dividida em seis capítulos, com temáticas sobre gravidez, sexualidade, problemas clínicos, Enem e outros assuntos relacionados à adolescência. O pediatra, que também é professor do curso de Medicina da Univale, conta que se inspirou em casos que via no consultório.
O ginecologista e professor do curso de Medicina da Univale, Arthur Andrade, confirma que o autoexame está em desuso. Mesmo nos casos em que a própria paciente descobre um nódulo, é mais provável que isso ocorra no banho ou ao trocar de roupa, explica o médico. “A SBM e o Ministério da Saúde não preconizam mais o autoexame para detectar o câncer de mama, como era antigamente. É uma forma da mulher conhecer o corpo, mas para detectar o câncer a gente recorre a exames complementares, como a mamografia e o ultrassom das mamas, e o exame clínico, feito por ginecologista ou mastologista”, afirmou.
A campanha do Setembro Dourado alerta para que pais, profissionais de saúde e a sociedade em geral se atentem aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Embora o mês termine nesta sexta-feira (30), o oncopediatra e professor do curso de Medicina da Univale, Nathanael Machado Coelho Neto, alerta para a importância de que pais e responsáveis busquem um diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes.
Entrevista com Vittor Guidoni Marianelli, aluno do curso de Medicina, diagnosticado com TEA aos 19 anos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia cerca de 40% da população brasileira sofre com as altas taxas de colesterol. Além disso, entre 300 e 400 mil pessoas chegam a óbito anualmente por conta de doenças cardiovasculares no país. A data de 8 de agosto é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Colesterol, que ressalta a relevância do seu controle, uma vez que ele possui funções extremamente importantes para o organismo.
Após seis anos de desafios e conquistas, a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) formou nesta sexta-feira (15) os alunos da primeira turma de Medicina. São 40 novos médicos da turma Med 1 que agora chegam ao mercado de trabalho, prontos para o atendimento à sociedade. A colação de grau da Medicina foi última das sete cerimônias de formatura da Univale neste semestre – no total, foram 246 alunos que concluíram seus cursos de graduação.
Ação busca minimizar o contágio da doença e é resultado de parceria entre alunos e professores da instituição, além do estado, município e a UFJF GV.
No ano passado, o Boletim Epidemiológico de Tuberculose, publicado pela prefeitura de Governador Valadares, estimou que os reflexos do novo Coronavírus poderiam provocar, até 2025, um aumento global de 20% na mortalidade por TB. Intensificando os estudos e a mobilização acerca da temática, neste mês de março, o Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Tuberculose da Univale, o Nepet, participou de uma capacitação para aplicação da prova tuberculínica, método de rastreamento e prevenção da doença.
A recepção dos calouros da turma de Medicina 1º semestre de 2022 aconteceu no auditório A da UNIVALE campus II
Na manhã desta sexta-feira (18/03) aconteceu a recepção dos calouros de Medicina da UNIVALE, que iniciaram as atividades do primeiro período no 1º semestre de 2022. Eles foram recebidos pelos professores Roberto Carlos, Philipe Drummond e Mônica Almeida, que apresentaram a ementa do curso e os futuros módulos que os alunos terão ao longo dos períodos. Além disso, os professores trouxeram mensagens de incentivo sobre o curso e a futura profissão dos novos estudantes.
A Universidade realiza diversas atividades e pesquisas sobre o combate ao câncer, além de promover o autocuidado da comunidade
Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer, sendo uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer tem como característica o crescimento celular desordenado e que pode invadir tecidos ou órgãos, abrangendo mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas.
6ª edição do Prêmio Inovação aconteceu nessa segunda-feira, 31
O semestre letivo 2022/1 teve seu início oficial na segunda-feira, 31 de janeiro, com o retorno do corpo docente. Os professores foram recebidos com a 6ª edição do Prêmio Inovação, que celebra anualmente os projetos mais inovadores da universidade. Neste ano, o prêmio teve o tema “Boas práticas fazem a diferença”. Foram 27 premiados dentre os 53 inscritos. Os vencedores foram eleitos em votação aberta ao público, por meio de um formulário divulgado nas mídias da Univale.