Estudantes de Medicina da UNIVALE que integram as ligas acadêmicas de Pediatria (Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia, a Lapen) e de Infectologia (Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias, a Ladip) realizam nesta quarta-feira (29) uma oficina sobre vacinação infantil. O evento será às 19h, no Auditório A, e haverá emissão de certificado aos participantes.
Nesta última terça-feira (26/9), às 19h no campus II da UNIVALE, aconteceu o III Simpósio de Gastroenterologia, o Unigastro, que trouxe como tema central as discussões e troca de experiências voltadas para “a gastro e a gravidez”. A primeira edição do evento aconteceu em 2019 e, devido a pandemia, as atividades foram retomadas em 2022 com muito sucesso. O Simpósio é realizado em parceria com a Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia, com o objetivo de promover a extensão, ampliar o conhecimento e trazer temas que não costumam ser abordados no dia a dia com a devida profundidade.
A UNIVALE está capacitando colaboradores que compõem o pessoal técnico-administrativo (PTAs) para primeiros socorros em situações de urgência. O treinamento foi orientado pela professora do curso de Enfermagem, Aline Valéria de Souza, com participação de alunos do mesmo curso que integram a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência em Enfermagem (Latenf) e estudantes de Medicina que fazem parte da Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergência (Lacite).
No dia 25 de maio, os estudantes representantes do 1° ao 12° período se reuniram com o coordenador Prof. Dr. Romeo Lages e com a pedagoga Me. Karla Nascimento para conhecerem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE.
O objetivo do encontro foi dar amplo conhecimento do exame apresentando o regulamento do Enade, os cursos que farão parte do ciclo avaliativo 2023, as etapas do exame e a obrigatoriedade de sua realização para conclusão do curso.
Foi enfatizado pela pedagoga a importância do protagonismo estudantil durante todo o percurso formativo para a obtenção de êxito no Enade, visto que o exame avalia as competências e habilidades constantes no perfil do egresso desenvolvidas ao longo do curso. Será a primeira vez que estudantes do curso realizarão o exame, que acontecerá em novembro.
O Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3) da UNIVALE divulgou relatório com os atendimentos feitos nos últimos semestres letivos. Somente no Serviço de Apoio Psicológico, foram 174 estudantes acompanhados até o momento da conclusão do relatório, em meados de maio. Coordenador do Espaço A3, o professor Edmarcius Carvalho Novaes aponta que esses atendimentos reforçam a política da instituição de apoio e permanência estudantil.
Discussões sobre o incêndio na Boate Kiss e a série “Todo dia a mesma noite” fazem parte da programação da Semana Jurídica, do curso de Direito, mas debate teve a participação também de docentes das Engenharias, Enfermagem, Comunicação, Fisioterapia, Psicologia e Medicina
A cidade gaúcha de Santa Maria ainda vive o trauma do incêndio na Boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, que deixou mais de 600 vítimas, incluindo feridos e 242 mortos. Uma década depois, a tragédia volta a ser comentada, impulsionada pela data e pelo lançamento da série “Todo dia a mesma noite”, disponível na Netflix e que reconstitui o episódio. O incêndio e a série foram debatidos na noite de segunda-feira (17) na UNIVALE, em uma aula integrada que reuniu professores de diversos cursos da instituição.
Entre os dias 28 de março e 18 de abril, docentes do curso de Medicina participaram de formação sobre bibliografias básicas, complementares e periódicos especializados. Em formato online, para melhor atender aos docentes, a formação realizada pelas bibliotecárias da UNIVALE apresentou as diferenças entre bibliografias básicas, complementares e periódicos, o quantitativo para cada uma, de acordo com portaria institucional, diferença entre exemplar físico e acervo multiusuário e o modo como acessá-las via Catálogo Pergamum e bibliotecas virtuais, Pearson e Minha Biblioteca.
Neste ano, o 14º Simpósio de Gastroenterologia e Endoscopia do Leste de Minas Gerais teve como tema central a atualização científica das doenças do aparelho digestivo em geral, além da abordagem terapêutica por endoscopia de qualidade. Sediado na UNIVALE, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, nos dias 14 e 15 de abril, o evento contou com a presença de diversos profissionais da área, altamente capacitados, e com a participação dos alunos do curso de Medicina da instituição.
1º World Café da Medicina
O 1º Word Café do Curso de Medicina foi realizado nos dias 31 de janeiro, primeiro e 02 de fevereiro de 2023 com docentes e coordenação do curso de Medicina, em momento conduzido de Setor de Gestão Pedagógica- GEPE, pelas pedagogas Me. Viviane Carvalho e Me. Karla Nascimento. A metodologia formativa chamada word café envolveu docentes com os temas do curso, em discussões por estações, onde em cada mesa debatia-se uma temática relativa ao Projeto Pedagógico do Curso, mediada por um anfitrião, docente do curso ou coordenador de outros setores como o Espaço A3 e Comissão Própria de Avaliação - CPA.
Assim, em três dias de formação, 95% dos docentes compareceram para melhor se apropriarem do projeto do curso, estrutura curricular, perfil do egresso, políticas de ensino, pesquisa e extensão, Avaliação e metodologias, Apoio ao aluno, dentre outros, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI.
Ao final, os anfitriões das mesas compilaram as contribuições dos docentes, incluindo reflexões e proposições, que foram organizadas pela pedagoga Karla, para subsidiar a gestão do curso nas formações posteriores, de forma a melhor atender as demandas levantadas pelos docentes, focando na qualidade do processo educativo. Nas palavras da professora Lorena Bruna de Oliveira, "o Word café demonstrou ser um evento muito rico, onde os professores puderam conhecer mais sobre o curso, bem como, participar demonstrando as ações desenvolvidas e discutindo novos métodos/projetos que poderão ser desenvolvidos e/ou melhorados. Além de consolidar boas práticas e ações que já são realizadas pelo curso."
Período: 3° | Data: 29/05/2023 | Local: Escola Municipal Professor Halvecio Dahe (área de abrangência da Estratégia Saúde da Família Santa Rita 3) | Professor(a) responsável: fernanda.rocha@univale.br
Descrição: A atividade foi realizada com duas turmas do quarto ano do ensino fundamental, contabilizando 60 estudantes e duas professoras. O Grupo 4 preparou sob minha orientação, um folder educativo sobre o que é Tuberculose, o que é sintomático respiratório e o que fazer quando observarem sinais e sintomas da doença. Além do folder entregue aos estudantes, o grupo preparou um teatro, apresentando o conteúdo de folder. Tal atividade surgiu como devolutiva para a comunidade, pois a enfermeira da ESF em estudo solicitou que o tema fosse abordado na escola, já que a doença é endêmica no município de Governador Valadares e com alguns casos notificados no território de prática, além disso foi também decorrente da visita ao Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais-Dr Alexandre Castelo Branco (CREDEN-PES). Assim, se tratou de uma oportunidade em aplicar conhecimentos teóricos e práticos, no território da Atenção Primária à Saúde, contextualizando dados epidemiológicos, manejo da doença e vigilância em saúde, estreitando o vínculo ensino-serviço-comunidade.
Período: 3° período | Data: 24/04/2023 | Local: Departamento de Vigilância em Saúde / Gerência de Epidemiologia | Professor(a) responsável: fernanda.rocha@univale.br
Descrição: Os alunos puderam conhecer a estrutura física da Gerência de Epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde do município de Governador Valadares. Também conheceram o processo de trabalho envolvendo os sistemas de informação em saúde utilizados, como SINAN, SIM, SINASC e e-SUS Notifica. Na sequência, produziram dados e fatos sobre doenças de relevância epidemiológica e retornaram o material ao setor visitado.
Período: 3° período | Data: 10/04/2023 | Local: CRASE | Professor(a) responsável: fernanda.rocha@univale.br
Descrição: A participação dos estudantes na atividade foi importante para integrar teoria e prática, onde foi possível conhecer a estrutura física do CRASE; Identificar as formas de encaminhamento dos usuários/pacientes acolhidos no CRASE; Elencar os processos de trabalho da equipe interdisciplinar; Reconhecer os principais diagnósticos e/ou situações de saúde que permeiam os usuários/pacientes acolhidos no CRASE. Em seguida, os alunos propuseram um material educativo acessado por um google formulário de mitos e verdades distribuído pelo Campus II através de um cartaz com QR code.
Período: 2° período | Data: 05/04/2023 | Local: Estratégia Saúde da Família São Paulo 2 | Professor(a) responsável: flavia.pereira@univale.br
Descrição: A atividade foi executada com a presença de 15 usuários do SUS, durante a estadia na sala de espera, como devolutiva para a comunidade sobre o funcionamento das farmácias municipais. Tal ação teve como ponto de partida, as queixas dos usuários sobre a não existência de uma farmácia na Unidade e também sobre como acessar as demais existentes e quais documentos são necessários para dispensação dos medicamentos, dados levantados em conversas/entrevistas durante atividade prática. Para a confecção do folder que foi afixado na Unidade e as orientações realizadas, os estudantes entrevistaram a coordenadora da Atenção farmacêutica de Governador Valadares. Os usuários presentes fizeram questionamentos e demonstraram satisfação em conhecer mais sobre o assunto. Assim, a ação além de atender às necessidades da comunidade envolvida, gerou conhecimento sobre a assistência farmacêutica municipal para os estudantes envolvidos, propósito da extensão curricular, aliando teoria e prática e vinculação ensino, serviço e comunidade.
Período: 3° período | Data: 03/04/2023 | Local: Escola Municipal Professor Halvecio Dahe (área de abrangência da Estratégia Saúde da Família Santa Rita 3) | Professor(a) responsável: flavia.pereira@univale.br
Descrição: Trata-se da visita técnica ao Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais-Dr. Alexandre Castelo Branco (CREDEN-PES), em que são manejados os usuários com diagnóstico de Tuberculose, Hanseníase e Leishmaniose, tanto de Governador Valadares, quanto de outros municípios como referência secundária. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecerem a equipe multidisciplinar; o fluxo de referência e contrarreferência da APS (Atenção Primária à Saúde), AS (Atenção Secundária) e AT (Atenção Terciária); investigação diagnóstica, exames complementares, notificação compulsória, implementação de tratamento, avaliação de contatos e outras ações desenvolvidas. A visita é importante para que os estudantes comecem a compreender sobre todo o manejo e vigilância de usuários e familiares na suspeição, tratamento e pós-alta em diagnósticos de tais doenças endêmicas de Governador Valadares e região. Assim, estudos teóricos e práticos são melhores apreendidos de acordo com o contexto da Saúde Coletiva e Epidemiologia nos territórios locorregionais, instigando a reflexão de práticas assistenciais contextualizadas a partir dos determinantes e condicionantes de saúde,na perspectiva interdisciplinar.
Período: 5° período | Data: 09/03/2023 | Local: Escola Euzébio Cabral - Localizada na Rua José do Patrocínio , número 703. Bairro São Pedro. Cidade Governador Valadares/MG | Professor(a) responsável: lorena.oliveira@univale.br
Descrição: Serão avaliados 400 alunos da Escola Euzébio Cabral quanto ao peso, estatura, perímetro cefálico, perímetro torácico, perímetro abdominal, índice massa corporal (IMC). Serão classificados quanto ao estado nutricional. Os alunos que se encontrarem em estado de magreza, magreza acentuada, sobrepeso e obesidade realizarão exames laboratoriais para confirmação diagnóstica e tratamento adequado. Assim, estaremos prestando um serviço à comunidade e os alunos integrando a teoria com a prática.
Período: 2° período | Data: 27/02/2023 | Local: Laboratório de Habilidades Médicas | Professor(a) responsável: Layla Cabral
Descrição: Os estudantes do 2º período foram encaminhados ao laboratório de habilidades médicas para discussão relacionada aos parâmetros fisiológicos cardiovasculares. Por meio do uso do simulador de realidade virtual o conteúdo estudado pode ser extrapolado para a realidade clínica, com melhoria da visualização dos processos e melhor entendimento das alterações da normalidade como fibrilação, flutter, a influência de neurotransmissores.
Período: 2° período | Data: 20/02/2023 | Local: Trabalho realizado em casa | Professor(a) responsável: nilcea.assis@univale.br
Descrição: Os estudantes durante o período de carnaval realizaram a composição de músicas com temas de anatomia.
Para registro de nosso atendimento espiritual ao aluno, atendimento ao "Todo" dos nossos alunos, acrescido ao espaço A3
Reunião para elaboração do primeiro curso de Pós graduação de Urgências e Emergências médicas da medicina UNIVALE