O plantio da Árvore de Hipócrates é uma tradição que diversos cursos de Medicina, incluindo o da Universidade Vale do Rio Doce, realizam para eternizar a formatura de seus estudantes. A 4ª turma da UNIVALE, que cola grau em cerimônia na sexta-feira (dia 15), deu continuidade ao costume na manhã desta terça-feira (12), ao plantar a árvore que homenageia o grego Hipócrates, considerado o ‘pai da Medicina ocidental’.
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade elevada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência, e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil. Em entrevista a Isabel Fidelis, da UNIVALE TV, a médica Paula Ravenna, neurologista do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) e professora do curso de Medicina da UNIVALE, explicou como é o diagnóstico e o tratamento da doença.
Alunos de diversas atléticas da Universidade se uniram na Karen, Atlética Unificada UNIVALE, para competirem em quadra na Copa Praça 2023
No último sábado (09/09), aconteceu a final do handebol masculino e feminino da Copa Praça 2023, na qual os atletas da Kraken - Atlética Unificada UNIVALE, conquistaram o primeiro e segundo lugar nas modalidades masculino e feminino. As disputas foram realizadas nos meses de agosto e setembro, na Praça de Esportes, e a iniciativa da competição partiu de uma parceria da Associação Valadarense de Voleibol e Desporto com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).
Você conhece alguém que começa a se coçar quando está sob estresse intenso? A influência que o estado emocional exerce sobre o corpo foi estudada na Inglaterra, e pesquisadores da Universidade de Cambridge e do King's College London concluíram, em um estudo publicado em julho deste ano na revista científica Rheumatology, que os distúrbios psicológicos estão presentes na maioria dos pacientes com doenças autoimunes crônicas. Membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria, Jacques Berman também é professor do curso de Medicina da UNIVALE e comentou a relação entre transtornos emocionais e doenças autoimunes.
O Brasil é o 5º país do mundo em número de casos de diabetes: de acordo com o Atlas da Federação Internacional de Diabetes, são aproximadamente 17 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos que possuem a doença, caracterizada pelo alto nível de glicose na corrente sanguínea. Até 2030, a estimativa é que esse número seja maior que 21,5 milhões.
O dia 8 de agosto foi a data escolhida para o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, servindo de alerta para prevenir o acúmulo de gordura no organismo e obstrução de vasos sanguíneos, causando doenças cardiovasculares – que, segundo o Ministério da Saúde, são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais. Angina, infarto, acidente vascular (derrame) e insuficiência dos rins são algumas das possíveis consequências do excesso de colesterol. Para reduzir esses riscos, profissionais de saúde recomendam hábitos saudáveis de alimentação e prática regular de atividades físicas, entre outras orientações.
O aleitamento materno é um ato de extrema importância para a saúde das mães e dos bebês, tendo o Dia Mundial da Amamentação para reforçar a sua relevância. Celebrada em 1º de agosto, a data busca incentivar ações de conscientização e orientação sobre o tema, auxiliando no sanar das muitas dúvidas que podem surgir no processo. Ana Paula Guimarães, professora do curso de Medicina da UNIVALE e pediatra, explica que a amamentação tem diversos benefícios, sendo ela o principal alimento de recém-nascidos até o 6º mês de vida, podendo progredir até os 2 anos de idade da criança como forma de alimentação complementar.
O país é o 5º do mundo em número de incidência da doença em adultos (20 a 79 anos), segundo Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF)
O Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) registrou que as estimativas até 2030 é que o mundo chegue a ter mais de 21 milhões de pessoas com a doença. O Brasil está em 5º lugar no mundo em número de incidência desta doença, estando acima de países como Estados Unidos, Índia e China.
De acordo com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), número de pessoas que praticam automedicação no país teve um aumento considerável desde 2014
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, foi criado para ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. Layla Dutra Marinho Cabral, farmacêutica e professora do curso de Medicina da UNIVALE, explica que a automedicação representa risco à saúde humana de diversas formas.
A segunda-edição da CIU teve cinco modalidades de esportes
A segunda edição da Copa Interatléticas UNIVALE (CIU) foi realizada no último final de semana no Centro Esportivo UNIVALE (CEU), Clube Filadélfia e na Praça de Esportes. O evento reuniu estudantes de todas as atléticas e de todos os cursos da UNIVALE para competições esportivas durante três dias, com início na sexta-feira, 31/03, e final no último domingo, 02/03.
A obesidade é considerada uma doença caracterizada, principalmente, pelo acúmulo de gordura corporal, causada por fatores que incluem hábitos alimentares e sedentarismo, entre outros. O dia 4 de março foi a data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como alerta sobre essa condição que afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta. Para aumentar a conscientização no Dia Mundial de Combate à Obesidade, professores da Univale comentam as causas da doença e como combatê-la.
A data de 18 de fevereiro é o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, uma condição psicológica do espectro autista e percebida em pessoas sem atraso cognitivo ou de linguagem, mas com dificuldades na interação social e na comunicação não-verbal. A síndrome, no entanto, foi recentemente excluída de manuais de diagnósticos e unificada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
A Medicina Integrativa parte de um conceito que busca oferecer um tratamento que valoriza a individualidade dos pacientes
Vista como uma forma de tratamento humanizado e eficiente, a Medicina Integrativa busca enxergar o paciente como um todo, valorizando a sua representação e indo além dos conceitos de corpo, mente e espírito. Para esse tipo de abordagem a relação terapêutica entre médico e paciente é de extrema importância, fortalecendo a sua conexão com o bem-estar no dia a dia.