Hannah Pfeifer

&

João Caetano

HANNAH PFEIFER

Hannah Pfeifer, 21 anos, é estudante de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia e também artista plástica. Seu trabalho ganha influência na cidade onde nasceu, Salvador, lugar de conflito, encontros e deriva. Desde a infância tem interesse por desenho e pela pintura, manifestações artísticas essenciais para sua expressão. Hannah também tem grande influência das paisagens Austriacas, país do qual sua família paterna tem origem.

JOÃO CAETANO

Baiano, nascido e criado em Salvador, João Caetano faz canções, crônicas, poesia, capoeira, antropologia e piada. Pai de Joaquim, tem 27 anos e, há cerca de dez, se dedica a pensar no mundo desde a música, antropologia e literatura. Linguagens artísticas que se encontram, e dialogam entre si, em todas as facetas de sua obra. Atualmente é doutorando no PPGA/UFBA.

ETNOGRACINHAS

É um projeto que tenciona ficção e realidade a partir de narrativas, geralmente cômicas, que apresentam personagens, situações e eventos que têm “a cara da Bahia”. O projeto das etnogracinhas foi criado em julho de 2020, pelos pesquisadores e artistas baianos, João Caetano e Hannah Pfeifer. Desde então, a equipe reúne, em perfil no Instagram e Facebook, crônicas ilustradas que tomam Salvador como assunto e cenário. Essas histórias denotam o compromisso dos autores em se valer do cotidiano como fonte de inspiração artística. Há na elaboração das narrativas, observações e características próprias do exame etnográfico, elemento conferido pela formação do autor em Antropologia; assim como os desenhos retratam com relativa fidelidade os aspectos arquitetônicos e geofísicos da cidade, trazidos pela formação da autora em Arquitetura e Urbanismo. Este encontro de abordagens e perspectivas é celebrado pela leveza da escrita ficcional, pelos traços livres do desenho artístico e pelos aspectos espetaculares que marcam uma série de eventos que se dão no dia-a-dia da cidade.

SEM PÉ, NEM CABEÇA

PORTÃO

FRANCISCO

HIPPIE

OXENTE

SURREAL

JOANA E ANGÉLICA

CONVERSÃO