EXPOSIÇÃO VIRTUAL

ARTE EM DEVIR

1ª Edição


Sejam bem-vindes à Exposição Virtual "Arte em Devir"!

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética - GEPE apresentou, por ocasião do II Encontro Internacional de Estética, a Exposição Virtual "Arte em Devir", projeto de extensão do Gepe que tem por objetivo estabelecer uma rede de agenciamentos coletivos com artistas, obras de arte e experimentações no campo da cultura. Este é um espaço para ressignificarmos o tempo e a nossa relação com o atual momento de distanciamento e isolamento social. Vamos potencializar as nossas experiências, sem perder de vista que o ser humano é inacabamento, incompletude e, portanto, há sempre o que ser experimentado! Certamente o seu olhar singular e único sobre aquilo que te circunda, abrirá novos espaços para a fruição e o prazer estético.

A exposição se configurou como uma habitação, local no qual diversos artistas transformam suas experiências em novos caminhos. Os trabalhos de cinema, desenho, fotografia, música, pintura e poesia, foram compostas por obras de artistas do Recôncavo Baiano e de outras regiões do Brasil e da Argentina, que nos mostram novas maneiras de ver e sentir. A criação de novos modos de vida passa pelo exercício do pensamento junto às manifestações culturais que nos forçam a desterritorializar conceitos na perspectiva brasileira e latino-americana.

A expressão artística nos convida a enxergar o mundo e as possibilidades do ser humano, que se abrem nas tessituras criadas pelos artistas; a compreensão da realidade ganha novos contornos quando conseguimos olhar as formas das coisas, como consciências receptivas, tornando-as visíveis e reconhecíveis. A arte dota o mundo de transparência para que, através dela, possamos nos aproximar de uma visão mais compreensiva da realidade.

As obras de arte são uma potência, comprometidas com o vivido e com a afirmação da vida. São uma potência que tudo transforma e cria - no devir do acontecimento. E assim nos tornamos, juntamente com o mundo: potência, vida, fruição!

A arte possibilita experiências sensoriais e intelectuais despertando a nossa imaginação, intuição, emoção, memória, reflexão, sensibilidade. A cada página de artista aqui exposto, a cada forma de expressão, um mundo de experiência estética é desvelado; a cada novo olhar, novos significados são propiciados. Nesse sentido, objetivamos aproximar sentimentos, conectar sensações, afetar e sermos afetados.

Aproveite!



Sejam bem-vindes à Exposição Virtual Arte em Devir!

Os músicos Heloísa Lopes, Martín Grassi e Val Sapetnitzky saúdam nossos visitantes com boa música e muita sonoridade!

Aproveitem!

Registe sua experiência junto à exposição Arte em Devir - 1ª edição!