Jean Lima

Artista Plástico


Assim como quase todos envolvidos nas expressões artísticas, eu também comecei a me interessar pela área ainda criança, mas foi na época da graduação na EBA-UFBA em 2002 que tive acesso ao mundo das artes de fato; A história da arte me apresentou os artistas e os movimentos artísticos e isso foi determinante e imprescindível!

Me inspiram as coisas mais simples possíveis, desde uma policromia percebida das nuvens de um fim de tarde, ou as variações tonais do azul do mar ou do céu, até dos gestos simples humanos, comportamento de animais de uma realidade vivenciada.

Há ainda correlações regionais presente em alguns dos meus trabalhos, mas trato essa característica pictórica sob uma perspectiva mais ampla do território em si, me interesso pelo sertão, pelo povo sertanejo e seus costumes, pelos moradores do mato, os fugidos, mas também pelos moradores do litoral além dos conceitos que tem envolvimento e que também derivam desses “temas amplos” são parte do que seduzem e inspira, por assim dizer, mas devo assumir que tenho uma paixão especial pela cor em como ela se comporta ou como pode se comportar. (risos)

Série Cores de Alagoas

A série "Cores de Alagoas", nasceu de uma necessidade de homenagear o estado de Alagoas, Maceió especificamente é uma cidade linda que tem no mar uma cor encantadora, enriquecida de muitos coqueiros que perfaz seus contornos, além de encontrar nas praças muitos traços da cultura alagoana... então assim como algumas coisas que se mostram belas e não consigo falar, nem dizer tudo o que gostaria, resolvi pintá-las.

Série Moradores do sertão

A série "Moradores do Sertão" é uma série que jamais terá fim, porque é um desses assuntos e temas que invariavelmente recorro na minha produção, sou de Feira de Santana e aqui é um "entroncamento geográfico" que faz limite com o recôncavo, com o sertão, com o agreste e os temas que reverberam disso são enriquecedores... As nossas raízes, os indios, o negro, a cultura do couro, a fauna e flora, na dança, na musica, o sol, a cor, o cangaço, a vida da pesca, da caça, da coleta a vida simples enfim... são grandes motes.

Galo de Campina

Galo de Campina

Carcará

Carcará

Amanhecer

Amanhecer

Polinizar

Polinizar

João

Cangaceiro

Série Pequenos Formatos

Essa série tem entre seus "critérios de acontecer" uma característica que é o paradoxo... e particularmente gosto muito de inverter a ordem estabelecida... sendo que o paradoxo, nesse caso, é colocar em pequenos formatos assuntos de grande dimensão como pode ser vista nas últimas 3 peças, das quais dialogam com fé, ciência, esperança, contemporaneidade, atualidade, comportamento, ícones, índices, símbolos e vestígios de assuntos correlatos a estes e a tantos outros.

Cuidado

Cuidado

Sob a luz amarela do sol

Sob a luz amarela do sol

Sob a luz amarela do sol

Sob a luz amarela do sol

Caminhos do sertão (Canudos)

Caminhos do sertão (Canudos)

Caminhos do sertão (Canudos)

Caminhos do sertão (Belo Monte)

Caminhos do sertão (Belo Monte)

A vida

A vida

Fé e Ciência

Fé e Ciência

A exposição

A exposição

Mulher no Espelho

Mulher no Espelho

Mulher no Espelho

E-mail: jeanlimadg@gmail.com Instagram: @jeanlimadg

Facebook: artejeanlima